Trending

ESPECISMO - A maior de todas as discriminações

O fato de alguém ser de outra raça e por isso não é aceita ou discriminada é o racismo uma das discriminações mais divulgadas da atualidade. Há muitas outras formas de discriminatórias; mas a mais cruel e menos divulgada é o especismo. A discriminação das especies. Não é divulgada porque não convem aos humanos falar disso e é a mais cruel porque não só discrimina as outras especies de animais, como as destroi impiedosamente.


Para os praticantes do especismo, que consiste na maioria dos humanos, o simples fato de uma animal ter pelo e não falar a linguagem dos humanos já é motivo para discriminação. Esquecem que apesar do pelo e outras características diferentes dos humanos, possuem um corpo que sente frio, dor, fome e quase tudo e as vezes ainda mais do que os humanos sentem. É uma vida, e ao contrário dos humanos, não possuem armas nem leis para se defender. Ficam sujeitos aos caprichos da natureza, das outras especies e dos humanos, que sempre são seus maiores predadores.

Por sorte, nos últimos tempos tem surgido um novo tipo de seres humanos, sensíveis, especiais, diferentes, são os DDAs, defensores dos direitos dos animais, que combatem o especismo e defendem os animais de várias maneiras. O grande sonho ainda está distante, mas não impossível. Basta lembrar que no passado, outros seres como as mulheres e os escravos também estiveram sujeitos à discriminação da época, mas homens como uma visão de futuro através de muitos sacrifícios e lutas fizeram tudo mudar. Assim esperamos que a causa animal siga pelos mesmos caminhos de libertação. Precisamos para isso, de milhares de pessoas de todo o mundo, engajadas na luta pela libertação animal, quando finalmente poderemos ver libertos da morte, da exploração e da crueldade esses nossos irmãos indefesos. No momento só nos cabe a divulgação e conscientização da causa animal. É uma gotinha no oceano. Mas é justamente de gotinhas que o oceano é formado. Leonardo Bezerra

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal Defesa dos Animais
Compartilhe