DEFESA DOS ANIMAIS

DEFESA DOS ANIMAIS
As melhores reportagens sobre defesa dos animais

FELINOS

FELINOS
Conheça as melhores histórias sobre os felinos

ENTREVISTAS

ENTREVISTAS
Conheça o trabalho de pessoas que amam os animais

CÃES

CÃES
Incríveis histórias com os cães

AFRICA DO SUL PODE VOLTAR A ABATER ELEFANTES

27/02/2008

Segundo várias agências de notícias a África do Sul suspendeu a proibição do sacrifício de elefantes, após 30 anos de impedimento. Segundo alegam as autoridades sul-africanas é que o grande crescimento da população desses animais começa a prejudicar o meio ambiente.

De acordo com Marthinus Van Schalkwyk, ministro do meio ambiente, o abate terá início em 1º de maio, se esgotados outros recursos como mudanças no campo de migração, deslocamento forçado ou o uso de contraceptivos.

Do ponto de vista dos ambientalistas e defensores dos animais trata-se de uma situação terrível, desumana e contraditória. A primeira pergunta é: “Será que durante todos esses anos de observação do crescimento da população desses animais, não havia algum meio de conte-la com uso de contraceptivos”?

O elefante é o símbolo da África do Sul e em suas reservas tem atraído milhares de turistas gerando grande fonte de divisas para o país. Apesar disso recebe de um povo ingrato e cruel à sentença de morte pelo simples fato de ter nascido. São vitimas de autoridades incapazes e carentes de inteligência que vê na matança um recurso rápido e fácil para resolver sua própria incapacidade administrativa.

“Antigamente, eles poderiam migrar em grandes espaços, mas hoje eles estão confinados por barreiras artificiais”, justifica Rob Little diretor dos programas de conservação da WWF em entrevista à agência AFP. Dessa justificativa pode-se deduzir exatamente de quem é a culpa. Claro que uma grande população de animais confinados a uma área restrita e sem nenhum controle está muito mais sujeita à reprodução, ainda mais se levando em conta o que já foi dito antes, a falta de observância e controle através de meios artificiais.

A historia aqui continua sendo a mesma de sempre, os homens erram e os animais pagam. Neste particular a natureza costuma ser mais vingativa que os animais. Sempre que o homem a agride recebe logo o troco em forma de catástrofe. Quanto aos animais, são mais dóceis e inocentes, nunca se vingam, nem mesmo o elefante com sua prodigiosa memória. Os animais costumam perdoar os homens, mas os homens nunca perdoam os animais.Leonardo Bezerra

1 comentários:

Roberta disse...

Oie prof passei pra deixar meu comentario concerteza não elefante sente dor q nem gente e não é certo bater em um ser vivo

Bjus

25 de março de 2008 08:22

Faça parte do Jornal Defesa dos Animais

Ajude-nos a melhorar ainda mais preenchendo este formulário

Entrevistas

Os animais são inocentes

Frases do dia

Ocioso

Conheça nossa página de vídeos

Resumo da Declaração Universal dos Direitos dos Animais

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais da ONU

01 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.

02 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.

03 - Nenhum animal deve ser maltratado.

04 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.

05 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.

06 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.

07 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.

08 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra o animais.

09 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.

10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender