Trending

VEGETARIANOS: OS MAIORES AMIGOS DOS ANIMAIS



Centro Vegetariano em Portugal é referência mundial em língua portuguesa

Em nossa busca por tudo que de alguma maneira contribua para a defesa dos animais nos deparamos com um grupo especial de pessoas que na verdade são “os maiores amigos dos animais”; os vegetarianos. Por sorte, também encontramos o centro vegetariano de Portugal, o mais completo e sem dúvidas uma referência mundial em língua portuguesa.

O centro, além de oferecer variado material didático e informativo sobre o assunto, tem também uma extensa gama de produtos que abrange quase tudo; de alimentos, livros, música, às roupas. Além de seu ótimo site www.centrovegetariano.org/ fomos ai encontrar pessoas muito gentis e atenciosas. Atendendo nosso pedido a Cristina Rodrigues, responsável pelo centro fez-nos a grande gentileza de contar um pouco da história desse importante centro que sem dúvidas tem contribuído muito para a defesa animal. Eis o que nos conta Cristina direto de Portugal:

História e objectivos do Centro Vegetariano

Quem actualmente procura informação, receitas ou outros recursos sobre vegetarianismo em Português, com certeza acaba por ir ter rapidamente a www.centrovegetariano.org.

O Centro Vegetariano surgiu em 2001, com o objectivo de disponibilizar na Internet informação sobre Vegetarianismo em Português.

O primeiro e tímido passo do que é hoje o Centro Vegetariano foi tão simplesmente um apelo online: havia ideias, mas era preciso tudo o resto - quem pudesse ajudar seria bem-vindo! Em Maio de 2001 surgiram então os primeiros conteúdos, de forma ainda experimental. Apesar de serem cinco pessoas, as disponibilidades e conhecimentos não eram suficientes para arrancar em grande fôlego. Só meio ano mais tarde, em 20 de Outubro, foi enviado o primeiro boletim, que marca o nascimento "oficial" do projecto. Tinha então o portal 30 utilizadores registados.

A primeira página, meramente informativa, cedo foi complementada com outras de receitas e de literatura. Não tardou muito também o portal de classificados, onde são permitidos anúncios dos visitantes e de interesse para a comunidade.

Actualmente, o Centro Vegetariano conta com 6 páginas (página principal, receitas, literatura, classificados, fórum e galeria), um chat e uma loja online que já tem mais de 200 referências de produtos vegetarianos e cujos lucros têm sido aplicados nas despesas de funcionamento do projecto e na oferta de ração vegetariana a associações de protecção animal. A loja online nasceu em 2005 com o objectivo de tornar acessíveis, pelo preço mais baixo possível, produtos úteis para a comunidade Vegana/Vegetariana e geralmente difíceis de encontrar no mercado português.

Ao longo destes anos o Centro Vegetariano tem ainda consolidado colaborações Internacionais - a União Vegetariana Europeia, com quem mantém a lista de restaurantes, a EVANA (European Vegetarian and Animal News Alliance) e o Guia Vegano – e nacionais, nomeadamente com a associação Acção Animal.

Desde 2006, o Centro Vegetariano tem também marcado presença na Feira Alternativa, em Lisboa, onde se estabelecem contactos, angariam sócios, esclarecem dúvidas, distribuem centenas de folhetos e dão a conhecer alguns dos produtos à venda na loja online.

Um dos maiores marcos na história do Centro e do Vegetarianismo em Portugal é, sem dúvida, o estudo que, em Novembro de 2007, o Centro Vegetariano encomendou à empresa Nielsen. Este permitiu, pela primeira vez, aferir com rigor científico o número de vegetarianos existentes em Portugal. Com uma margem de erro de 2.2% para um intervalo de confiança de 95%, pode-se afirmar que nessa data existiam 30000 pessoas a seguir uma dieta vegetariana no país.

Tudo isto é o resultado de praticamente 8 anos de esforço voluntário de muitas pessoas, mas como quem corre por gosto não cansa, o Centro com certeza ainda tem muito para dar – cada vez mais e melhor, pelo conhecimento, pela educação, por um mundo melhor! Cristina Rodrigues

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal Defesa dos Animais
Compartilhe