Trending

KNUT, O URSO MAIS FAMOSO DO MUNDO

A fama do urso Knut iniciou-se mesmo no dia em que nasceu; 5 de dezembro de 2006, e de lá para cá não mais parou. Seu nascimento por si só já era uma novidade havia 30 anos que não nasciam ursos no zoológico de Berlim. Knut foi rejeitado por sua mãe, Tosca, de 21 anos. Em seguida seu irmão gêmeo morreu. Com isso, daí para frente passou a ser tratado por Thomas Dorflein, funcionário do zoológico que o amamentava até 12 vezes por dia.

Sua fama internacional começou mesmo quando “ativistas ecológicos” pediram que ele fosse sacrificado e não criado por humanos que, segundo eles, estariam mimando o urso. Sua aparição em público deu-se em 23 de março de 2007 quando foi apresentado a mais de 500 fotógrafos e equipes de televisão. Assim foi capa da revista Vanity Fair alemã e americana de 2007.

De lá para cá sua fama correu o mundo e deu para o zoológico de Berlim um lucro de 5 milhões de euros. (R$ 12,7 milhões). É responsável por manter o zoológico sempre lotado de visitantes, inclusive turistas. Além disso, virou selo postal e moeda na Alemanha e foi oferecido US$ 10 mil para os direitos de um filme contando sua história. Passou a ser uma espécie de símbolo da sobrevivência, da paz ou mesmo da bondade. É querido e admirado por milhares de crianças não só da Alemanha como de muitos outros países.

Atualmente com mais de um ano, já não é o ursinho que mais parecia de brinquedo, mas sim um urso normal. Nem por isso perdeu o encanto, continua na mídia mundial. Terá que viver um tanto isolado, pois como não foi criado pela mãe desconhece o contato com outros animais da espécie e assim terá que ficar mesmo entre os humanos. O problema é que por ser um animal forte mesmo através de suas brincadeiras com sua mãe adotiva, “Thomas Dorflein”, pode causar ferimentos sérios tornando-o perigoso para o contato humano.

Baseado no enorme sucesso e lucratividade provocados por Knut, o nascimento de dois outros ursos não ficaram despercebidos dos zoológicos onde nasceram, Flocke em 11 de dezembro em Nuremberg e Wilbaer em 10 de dezembro em Stuttgart, já destinados a uma carreira lucrativa, mas certamente ao contato muito íntimo dos humanos que, se por um lado apresenta a vantagem de bons tratos e cuidados especiais, por outro apresenta o isolamento de suas mães.

O que há de tão especial nesses animais é certamente algo ligado à infância de cada pessoa. Representa a ternura de um brinquedo a muito esquecido. Para muitos é o ursinho de pelúcia visto agora de uma forma diferente, ligada à proteção animal e ambiental tão reclamada pelo mundo inteiro.Vendo as cenas do vídeo abaixo, cada defensor dos direitos dos animais gostaria de ser um "Thomas Dorflein" para também cuidar de um animalzinho tão especial. Leonardo Bezerra

Assista este emocionante vídeo com Knut ainda bebe. Sinta toda a beleza da natureza numa única criatura e veja que o ser humano pode participar dessa beleza, defendendo e estimando os animais.

1 Comentários

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal Defesa dos Animais
Compartilhe