Trending

DE LISBOA, PORTUGAL, CONCEIÇÃO E SEU AMOR PELOS ANIMAIS

Nosso passeio volta novamente para o outro lado do Atlântico. Desta vêz uma visita a uma terra muito querida por nós. É Lisboa, a capital portuguesa onde fomos encontrar uma pessoa igualmente querida por todos que defendem os animais e ainda mais pelos animais que também sabem amar as pessoas que lhes querem. Falamos de uma pessoa muito especial, alegre, amiga, e de um carinho sem igual para os animais. É Conceição, uma estetisista que divide sua vida entre o trabalho em Lisboa e o Algarve, onde pode se dedicar melhor aos seus queridos animais. O primeiro contato que tivemos com Conceição já nos disse tudo, pois ela disse a seguinte frase: "Quem não gosta dos animais, não presta nem para ter filhos". Baseado nesta frase foi que batalhamos dias e dias na procura de Conceição para que ela viesse aqui falar para todos vocês de seu amor aos animais. Valeu a pena, pois com seu carisma especial e um carinho sem igual ela nos deixa muito felizes em saber que no mundo nem tudo está perdido. Que ainda resta uma esperança. Tudo isto Conceição nos transmite através desta entrevista. Em cada palavra todos nós sentimos que os animais ainda tem uma chance, que ainda há pessoas belas neste mundo. Com vocês, direto daquela bela praça que vocês podem ver na foto acima, o carinho e as palavras sinceras e amigas de Conceição.

Fale um p
ouco sobre você. O que faz cidade onde mora e o que desejar.

Sou esteticista, nasci no Algarve e agora vivo em Lisboa, mas continuo tendo minha casa no Algarve onde tenho a maior parte do tempo meus animais. Sou uma pessoa alegre e bem disposta, adoro praia sol e música ou não tivesse nascido junto ao mar.

Quando surgiu seu amor pelos animais?

Meu amor pelos animais nasceu comigo, pois sempre gostei de animais... Creio que é de família.

Que animais você tem no momento e como é seu relacionamento com eles?

Bem faz pouco tempo perdi a minha caniche (poodle), morreu com problemas de coração, já tinha 14 anos. Andei com ela no cardiologista, mas já nada havia a fazer... Andei muito para baixo, mas pensei em como ela foi feliz e todo o carinho que teve para me conformar. Mas ainda tenho a minha linda Luna (cadela) que tem uma história muito linda... O meu Gaspar a o Pitucho e a Bebé (dois gatos e uma gata). Quanto a meu relacionamento com eles é muito giro, porque todos eles me adoram, eu para eles sou assim como uma mãe, é a mim que eles mais respeitam... Dou mimo trato deles e também me zango com eles quando faz falta. Tenho duas filhas que os estragam com mimos... Aí eles aproveitam para pisar o risco, ahahah!

Você já teve problemas com vizinhos e outras pessoas por causa dos animais?


Sim várias vezes isso aconteceu! As pessoas por vezes sentem-se incomodadas com os animais... Principalmente quando nunca conviveram com
eles não imaginam como eles são queridos. Cheguei a deixar de falar a vizinhos sim por causa de maltratarem meus animais ou meus protegidos, cães de rua a quem eu dava de comer e beber.

Qual é sua opinião sobre as touradas em Portugal e o que você faz para conviver com esses abusos?

A minha opinião sobre as touradas em Portugal (ou em outro qualquer país) é negativa, claro que sou contra. Quando transmitem as touradas pela televisão, mudo de canal. Jamais entrei n
uma "praça de touros" para ver uma tourada. É a minha forma de boicotar. Ainda vou escrever sobre este assunto no blog.

O que você acha de pessoas que não gostam de animais?

Quem não gosta de animais não é boa pessoa, creio que são pessoas egoístas, que só têm tempo para elas próprias. Provavelmente também não têm paciência para pessoas de idade e crianças. É este o tipo de pessoas que por vezes também vão comprar um "luluzinho" para dar ao filho para brincar, e depois quando começam a dar trabalho e a criança já deixou de brincar, abandonam-nos nas auto-estradas, ou nas cidades, ao "Deus-dará".

Aqui do Jornal Defesa dos Animais, qual foi o artigo ou entrevista que mais lhe chamou a atenção?

O Jornal c
hamou-me a atenção como um todo. Eu gosto de todos os animais, eu gosto da sensibilidade dos animais, desta forma é difícil decidir qual o artigo mais interessante, porque sinceramente gostei deles todos! O da gatinha que salvou os filhos é muito interessante, mas não me surpreende, porque sei que os animais são assim. Tive uma gatinha de rua protegida que teve cinco gatinhos, era uma excelente mãe, ainda lhe foram pôr mais dois, ficando com sete, e ela tratou de todos com o mesmo amor. Um deles ficou comigo, que é o meu Gasparzinho! Estes sete gatinhos tiveram conjuntivite, que eu, minhas filhas e a própria gatinha tivemos de tratar, na rua mesmo. Tiveram um fim feliz, pois consegui arranjar um lar para todos eles, inclusive a gatinha mãe.

O que você pensa dos países que caçam e maltratam animais como a China, Coréia, Japão, Canadá, etc.?


A caça as baleias é ridícula e é claro que só posso discordar. O Japão alega que as faz por razões científicas; não acredito que após centenas de anos de caça, ainda nã
o se retiraram as conclusões científicas que alegam necessitarem. O que acontece é que a carne acaba nas mesas de restaurantes luxuosos, para prazer de uns poucos. Pelo que sei, ainda há dez países que caçam baleias, apesar de vários acordos internacionais para diminuí-la. Discordo de qualquer tipo de sacrifício com animais, seja para que fim for.

Você tem um blog onde fala um pouco sobre animais, fale um pouco sobre o mesmo e se quiser, dê o endereço.


Resolvi fa
zer um blog, que não fala só sobre os animais, nele procuro transmitir minhas idéias, minhas reflexões e minhas insatisfações. É claro que os animais, sendo uma parte importante da minha vida, têm também um destaque no meu blog! Se quiserem visitá-lo, vão a http://foiontemqueaconteceu.blogspot.com

Em sua cidade há animais de rua? O que é feito com eles?


Sim, infelizmente, na minha e em quase todas as cidades em Portugal. É um problema grave, principalmente porque muitos já tiveram donos e foram abandonados. Quando se aproxima o verão e as férias escolares, as tais pessoas que falei anteriormente não se sacrificam pelos seus animais e é mais fácil colocá-los na rua do que arranjar alguém que fique com eles ou mesmo levá-los consigo. Para essas pessoas, deixar de fazer férias por causa dos animais, nem pensar! Há várias associações que tentam combater, com campanhas de sensibilização todos os anos. As câmaras municipais (prefeituras) não têm capacidade para ficar com todos os animais, e o que acontece é que são abatidos ao fim de algum tempo, se não aparecer alguém para adotá-los.

Você acha que os portugueses em geral são apegados aos animais ou indiferentes?

É claro
que a maioria das pessoas gosta de animais, não são indiferentes, mas ainda há muito para ser feito para proteger os animais.

O que você deseja dizer aos nossos leitores do Brasil, Portugal e outros países?


Gostaria de dizer a todos os leitores que estimem os seus animais, que nunca os abando
nem e, sempre que puderem, participem nas campanhas de doação de alimentos e medicamentos. Outra coisa muito importante, NÃO comprem animais, vão às associações e canís municipais e adotem. Como exemplo mando alguns links de sites daqui de Portugal, tenho certeza que aí no Brasil também há muitos. União Zoófila: (http://www.uniaozoofila.org/), Adota-me: (http://www.adopta-me.org/), Associação de Proteção aos Cães Abandonados (http://www.apca.org.pt/), entre tantas outras. E visitem sempre meu blog!

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal Defesa dos Animais
Compartilhe