Trending

SEA SHEPHERD, UMA FORMA RADICAL DE DEFENDER OS ANIMAIS

Quem vê um navio baleeiro japonês perseguir uma baleia durante horas até cansá-la e finalmente atirar-lhe um arpão com explosivos na ponta, sente-se impotente diante de tremenda crueldade e ao mesmo tempo com uma vontade enorme de nesse momento transformar-se num super herói e atacar sem medo o navio japonês. Para as pessoas de bom coração e os defensores dos animais isso é apenas um sonho. Mas o mesmo não acontece para o pessoal do Sea Shepherd, o mais radical e audacioso dos defensores dos animais. Eles realmente realizam o sonho de milhares de defensores dos animais de todo o mundo. Partem para cima dos navios japoneses com seus próprios navios, mesmo que isto lhes custe processos na justiça e a perda de milhares de dólares. São uma espécie de piratas do bem, vistos pela indústria baleeira como o terror dos mares. São admirados em todo o mundo e certamente odiados pela indústria. Mas enfim, são destemidos e audaciosos. São os heróis de um tempo que ainda não chegou; o tempo em que toda a humanidade estará a favor dos animais.

A história desse movimento sem paralelo em nenhum outro tempo tem início quase que por acaso em 1970 quando os então jovens Paul Watson e Robert Hunter embarcam para o Alasca com o objetivo de parar com os testes nucleares que estavam afetando aquele ecossistema. Naquele mesmo ano é criado pelos dois a ONG Greenpeace.

Apesar de ser agressiva e fazer muito sucesso, com o tempo o Greenpeace torna-se um tanto burocrática para o pensamento de Paul e Robert. Assim em 1977 ambos saem do Greenpeace para fundar uma nova ONG com uma proposta mais ativista e mais ágil com menos burocracia. Essa nova ONG, fundada pelo Capitão Paul Watson recebe o nome de Sea Shepherd Conservation Society, que em poucos anos tornaria seus voluntários conhecidos como Piratas dos Mares e passaria a ser o terror das baleeiras japonesas e de muitos outros navios da pesca ilegal.

O que não falta em seus mais de 30 anos de atuação é aventura. 11 baleeiros ilegais afundados e dezenas de barcos pesqueiros ilegais predatórios abalroados. Com esse histórico fica claro que o Capitão Paul Watson é o inimigo número um da indústria de caça à baleia. Por outro lado, é o grande herói dos ambientalistas e defensores dos animais. Não é por acaso que inúmeras vezes foi eleito como o maior ambientalista de todos os tempos por vários meios de comunicação entre os mais conceituados do mundo, chegando ao seu auge em 2000, quando entrou para a lista dos 100 maiores heróis da história.

Realizações do Sea Shepherd

Década de 70: Luta contra a matança de baleias por baleeiros piratas japoneses no Pacífico e dá início à sua campanha contra a matança das focas do Canadá.

Década de 80: Luta em defesa das baleias-piloto que estavam sendo sacrificadas nas Ilhas Faroes, e contra a captura de golfinhos em redes de pesca de atum na América Central.

Década de 90: Promove campanha de proteção as baleias cinza nos EUA. Em 1991 atual como Guarda Costeira das Ilhas Galápagos e Trinidad e Tobago. De 1999 a 2000 participa da recuperação de animais marinhos afetados pelo derramamento de óleo no litoral da França e da Turquia. Ainda na mesma época, promove na Alemanha, um boicote aos produtos provenientes das Ilhas Faroe, que continuavam matando milhares de baleias por ano.

Atualmente: Com escritórios nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Inglaterra, Holanda, França, África do Sul e Brasil o Sea Shepherd conquistou não só adeptos entre os amigos e defensores dos animais, mas também empresas, ONGs, órgãos governamentais promovendo com sucesso inúmeras atividades como arrastões de limpeza de praia, implantação de lixeiras, atividades de educação ambiental, monitoramento e fiscalização do litoral e várias outras atividades sem esquecer sua principal tarefa, impedir a caça à baleia mesmo que para isto sejam necessários meios drásticos e perigosos como o abalroamento dos navios japoneses. Mas são justamente estas atividades perigosas que mais chamam a atenção mundial para a defesa das baleias e consegue atrair a atenção de milhares de defensores já cansados de verem as conferências e outros meios pacíficos fracassarem diante do poderio japonês. Leonardo Bezerra



Interessante vídeo com um resumo das campanhas do Sea Shepherd
____________________________________________________________________

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal Defesa dos Animais
Compartilhe