DEFESA DOS ANIMAIS

DEFESA DOS ANIMAIS
As melhores reportagens sobre defesa dos animais

FELINOS

FELINOS
Conheça as melhores histórias sobre os felinos

ENTREVISTAS

ENTREVISTAS
Conheça o trabalho de pessoas que amam os animais

CÃES

CÃES
Incríveis histórias com os cães

AJUDA AOS ANIMAIS VÍTIMAS DE CATÁSTROFES NATURAIS

12/10/2008

É comum o uso de animais nas buscas de pessoas em escombros de desabamentos e outras tragédias naturais ou acidentais. O que não é muito comum é a busca de animais igualmente vítimas de tragédias. Mas aos poucos essa idéia de deixar os animais à própria sorte durante as tragédias vem mudando. Já há em todo o mundo pelo menos uma dezena de ONGs que se dedicam ao salvamento de animais, mais ou menos como faz a Cruz Vermelha e outras organizações quando se trata de pessoas. Essa tarefa que era feita de forma precária e por voluntários às vezes despreparados, ganhou força após a imensa comoção do furacão Katrina, nos Estados Unidos, em 2005. A tragédia, que matou mais de 1000 pessoas foi a que causou maior número de vítimas entre os animais com cerca de 100.000 espécimes.

No terremoto ocorrido no Peru, que destruiu 32.000 casas e matou 500 pessoas, pode-se ver a importância do salvamento dos animais. Na ocasião foram salvos 965 cachorros, 82 gatos e alguns macacos. Essas operações em qualquer parte do mundo envolvem muitas pessoas e milhares de dólares, há cirurgias de emergência, distribuição de medicamentos e os animais de estimação são recolhidos e abrigados em locais especiais até que seus donos apareçam. Tudo isso envolve toda uma estratégia de trabalho organizacional e já não é possível ser feito de qualquer maneira. Para se ter uma idéia, em qualquer cidade grande é enorme o número de animais domésticos. Só nos Estados Unidos há animais de estimação em 63% das residências.

Apesar de não se contar ainda com grandes movimentos para a ajuda aos animais após as catástrofes, há algumas organizações mundiais de alto nível e totalmente preparadas para tais casos. Uma delas é a WSPA, da Inglaterra, financiada por mais de 500.000 dólares, com 27 anos de experiência e filiais em vários países. As quatro áreas nas quais atua mais diretamente são:

Animais de companhia – guarda responsável de animais de estimação, gerenciamento humanitário de animais na rua e prevenção de crueldade contra os animais.

Exploração comercial de animais silvestres – criação intensiva e manuseio cruel e matança de animais silvestres para produção de alimentos ou derivados.

Animais de produção – criação intensiva transporte de longa distância e abate de animais para produção de alimentos.

Gerenciamento em casos de desastres – assistência aos animais afetados por desastres naturais ou provocados pelo homem e, com isso, preservação dos meios de vida das populações locais.

A PetSmart Charities é talvez mais bem preparada dos Estados Unidos. Com agências por todo o país, conta com seis caminhões para retirar animais dos locais de desastres e leva-los a lugares seguros. Cada veículo pode comportar 500 animais. São equipados com gerador de energia, macas para transporte de feridos e medicamentos. Cães e gatos podem usar máscaras especiais em casos de incêndio.

Resgate de pingüins no Brasil
O resgate aqui não foi exatamente por motivo de catástrofe natural, já que são raras por aqui, mas sim devido ao aquecimento global. Cerca de 400 pingüins foram resgatados e viajaram num avião militar C-130 Hércules com destino a Pelotas, no sul do Brasil para serem libertados. A ação foi realizada pelo IMA, Instituto de Mamíferos Aquáticos e contou com o IFAW, O Fundo Internacional para a Proteção dos Animais e seu Habitat.

O Hércules C-130 partiu de Salvador e percorreu 2.500 kilómetros com sua preciosa carga. Ao chegar ao destino, os animais foram transportados por caminhões para pernoitar no Centro de Recuperação de Animais Marinhos. Pela manhã, já descansados foram integrados a um grupo mais adulto que estavam no Centro se recuperando de contaminação por petróleo. A finalidade é para que os animais mais adultos guiem os mais jovens com destino ao sul.
Esses animais que se reproduzem em grandes colônias no sul da Argentina e do Chile, migram para o norte até o sudeste do Brasil entre março e setembro. Segundo os especialistas uma corrente mais quente teria causado seu demasiado avanço em direção ao nordeste.

Esta que foi a maior libertação de pingüins já vistas no Brasil, foi observada por uma multidão de pessoas que observaram como as aves entraram no Atlântico Sul e rapidamente se distanciaram nadando.

A questão animal apresenta por um lado trágico com a matança indiscriminada em nome da indústria e por outro o crescimento dia a dia da percepção de que os animais são importantes e merecedores de toda a atenção e cuidados. Se por um lado a indústria exploradora dos animais investe milhões para destruí-los, por outro, pessoas sensatas muito a frente de seu tempo investem milhões para salva-los. A balança ainda não está equilibrada. Está apenas no começo de um novo tempo em que a inteligência humana chegará a total percepção da importância dos animais.Leonardo Bezerra
video
A apresentadora Eliana participa da campanha da WSPA

1 comentários:

Xana disse...

Olá dede já deixe-me felicitar pelo seu trabalho em prol dos Animais, Parabés.
Eu também sou uma amiga do animais e tanho um blog-www.noblogdaxana.blogspot.com
www.nalojinhadaxanablogspot.com
Gostava de trocar os links e colocar nos blogs?Também tanho uma página no hi5 onde o adicionei como amigo.
O meu email é:susanagirao@gmail.com
Fico á espera:)

21 de novembro de 2008 05:09

Faça parte do Jornal Defesa dos Animais

Ajude-nos a melhorar ainda mais preenchendo este formulário

Entrevistas

Os animais são inocentes

Frases do dia

Ocioso

Conheça nossa página de vídeos

Resumo da Declaração Universal dos Direitos dos Animais

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais da ONU

01 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.

02 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.

03 - Nenhum animal deve ser maltratado.

04 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.

05 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.

06 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.

07 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.

08 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra o animais.

09 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.

10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender