DEFESA DOS ANIMAIS

DEFESA DOS ANIMAIS
As melhores reportagens sobre defesa dos animais

FELINOS

FELINOS
Conheça as melhores histórias sobre os felinos

ENTREVISTAS

ENTREVISTAS
Conheça o trabalho de pessoas que amam os animais

CÃES

CÃES
Incríveis histórias com os cães

ESTADO DA CALIFÓRNIA DÁ PASSO INÉDITO A FAVOR DOS ANIMAIS

07/11/2008

Se no resto do mundo ainda não há motivos para grandes comemorações referentes à proteção dos animais, ao menos para o estado americano da Califórnia há um grande motivo, talvez mesmo o maior até agora já que o estado é conhecido pela criação industrial de animais. Trata-se neste caso da aprovação da Proposição Número2, que bane das fazendas do referido estado o confinamento de animais em grades, no caso reprodutores suínos e bovinos e gaiolas de baterias para galinhas poedeiras. Traduzindo; isto vem melhorar um pouco o sofrimento de 20 milhões de animais. Claro que o ideal sonhado pelos defensores dos animais é a libertação total dos animais, pois neste caso, mesmo com uma vida livre, o fim é o mesmo de antes, a morte.

De toda maneira é um grande avanço considerado histórico e motivo para muitas comemorações entre as entidades defensoras dos animais não só americanas, mas de todo o mundo. O plebiscito foi realizado dia 4 aproveitando a onda da escolha do novo presidente americano. "A passagem da proposta marca uma monumental vitória para os animais de exploração. Essa campanha fez um trabalho incrível de sensibilização da opinião pública sobre os maus tratos aos animais”. Disse Gene Baur, um dirigente das duas maiores entidades que lutaram pelo fim das gaiolas.

Como se sabe os Estados Unidos são o segundo maior produtor de ovos do mundo, mantendo para isso mais de 280 milhões de galinhas poedeiras. É também o grande produtor de carne suína produzindo mais de vinte milhões de toneladas por ano. Qualquer pessoa que tem uma idéia geral sobre a vida diária do americano logo se lembra do famoso café da manhã americano, normalmente com ovos e derivados suínos. A ação do Farm Sanctuary foi decisiva na campanha que mobilizou seus voluntários e apoiadores para convencer os eleitores da Califórnia.

Claro que num estado em que grande maioria vive justamente da indústria animal certamente a coisa não foi nada fácil. Mas parece que o mundo caminha para um lado mais ligado a compaixão e claro, entre os mais aprofundados no assunto, a conclusão pura e simples de que explorar animais não é digno de um ser humano que se preza como tal. Como segundo maior contribuinte da campanha e sem fins lucrativos, Farm Sanctuary anteriormente já havia conseguido outras duas vitórias que garantiram que galinhas poedeiras não ficassem em gaiolas no período de gestação. A campanha contou ainda com a forte ação do The Poultry Site.

Motivo também de comemoração fica por conta do PETA, uma das maiores organizações mundiais da defesa ética dos animais e tradicional rival dos criadores para fins comerciais. Na verdade a notícia é tão incrível que entre os defensores ainda parece algo meio irreal ou mesmo um sonho. Mas esta é a realidade e motivo de muita comemoração entre todos os que amam os animais. Fica a esperança de que esta libertação embora pequena, que significa apenas uma vida livre das gaiolas e confinamento, embora breve, se estenda a todos os estados americanos e daí para o mundo. Para sorte dos animais, no Brasil ainda se criam dos animais de uma forma mais livre. Mas o ideal é nem mesmo cria-los, pois animal não é produto, é vida e toda a vida independente de onde ela se manifeste deve ser respeitada como tal. Leonardo Bezerra

video
Assiste este interessante vídeo em espanhol sobre a indústria animal.

1 comentários:

ira disse...

Ola Leonardo,
vida é vida,seja ela manifestada em qualquer das suas formas,sempre será vida.
Ja nos basta o planeta sendo exterminado aos poucos ou lentamente.
Como todos sabemos o planeta terra,assim conhecido segundo nosso conceito humano,é a maior vida existente onde vivemos agregando toda a vida em sí.
Dificil é convencer muitos cérebros materialistas que o nosso planeta é o maior corpo de vida que coexiste assim como dificil é, convencer um micróbio que a gota de agua onde vive não é seu universo particular.
O nosso pequeniníssimo planeta torna-se menor ainda,quando vemos algumas mentalidades ditas inteligentes asenhorizar-se donos da verdade absoluta(e piór pois é na teoria.
Em resumo; POR ACASO NÃO É QUE,TODOS SOMOS ANIMAIS.
Alguns dirão,mas,somos racionais,
SEREMOS MESMO ???????
Não procedemos de maneira a que possamos ser assim chamados.
O conceito de racionalidade é oriundo do humano,nunca devemos nos esquecer disso,ou seja legislamos em causa própria.
TEMOS MUITO O QUE REAPRENDER COM OS ANIMAIS EM TODAS AS ESPECIES,
POIS NOSSA ORIGEM QUEIRAMOS OU NÃO É ANIMAL.

6 de janeiro de 2010 20:23

Faça parte do Jornal Defesa dos Animais

Ajude-nos a melhorar ainda mais preenchendo este formulário

Entrevistas

Os animais são inocentes

Frases do dia

Ocioso

Conheça nossa página de vídeos

Resumo da Declaração Universal dos Direitos dos Animais

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais da ONU

01 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.

02 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.

03 - Nenhum animal deve ser maltratado.

04 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.

05 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.

06 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.

07 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.

08 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra o animais.

09 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.

10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender