Trending

ATITUDE INÉDITA; ADVOGADO ADOTA JUMENTINHOS

Nesta semana um advogado do Rio de Janeiro surpreendeu o país com uma bela atitude no mínimo inusitada, mas que muito bem poderia ser imitada por muitas outras pessoas que tenham condições para tal. Francisco José Pio Borges de Castro, estando de férias em Fortaleza, na hora de voltar para o Rio de Janeiro resolveu trazer três jumentinhos numa demonstração de que há sim, uma solução para os milhares de jumentos abandonados no nordeste. Esta é uma bela história que muito bem pode ser o início da campanha “adote um jumento” sugerido pelo Francisco.

Os jumentos do nordeste, depois de explorados ao máximo durante séculos, são agora abandonados por já não serem úteis diante da modernidade dos transportes como motos e outros meios. Vagam aos milhares, e para que não comam as pastagens normalmente são soltos nas estradas, o que vem ocasionando grandes riscos para os motoristas e para os bichos.

O DETRAN do Ceará captura em média 30 animais por dia, assim a Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará, em Santa Quitéria, onde ficam recolhidos os jumentos, já está lotada com 3500 animais. Embora contando com veterinário e alimentação é necessário encontrar um local definitivo para os animais. Foi justamente neste local a 252 quilômetros de Fortaleza que o advogado Francisco encontrou seus três escolhidos; Batoré, Iracema e Quitéria, na verdade ainda filhotes.

Algumas características dos jumentos

São animais fortes, resistentes aos mais diversos climas e ambientes. Praticamente não precisam de manutenção. Procuram seu próprio alimento e comem de tudo inclusive cactos e podem viver até 45 anos. São extremamente dóceis e meigos. Se bem tratados por seus donos se apegam a estes com muita facilidade. Tem sido considerados mais inteligentes que os cavalos. Tem excelente memória para lugares e direção a seguir. Conseguem descobrir fontes de água a mais de 8 quilômetros de distância. Assim, não é preciso que ninguém os guie, basta que alguém fique na extremidade do trajeto para descarregá-los. Às vezes levam pequenos sinos no pescoço para as pessoas saberem quando chegaram.

Personalidade forte

Embora dóceis e tranqüilos, tem uma personalidade própria e muito determinada, ninguém muda sua opinião quanto ao tamanho da carga ou quando deve ser a hora de parar para descansar. No caso da carga ser colocada de forma que os machuquem simplesmente se deitam, o mesmo acontece quando resolvem que é o momento de dar uma descansada. Por isso, muitas vezes são mal-entendidos e maltratados verbalmente e fisicamente, mesmo assim não desistem de seu modo de ser.

Jumento através dos tempos

É um animal bíblico. É mencionado em inúmeras passagens. Talvez a mais famosa seja a da entrada de Jesus em Jerusalém montado no jumentinho. Também tradicionalmente aparece no presépio natalino. Aqui no Brasil seu grande defensor foi o Padre Antônio Vieira, nascido em Várzea Alegre CE em 1919, escreveu o famoso livro “O jumento, nosso irmão (1964), já traduzido para o inglês.

De Fortaleza para Nova Friburgo – Rio de Janeiro

Os três jumentinhos tiveram mesmo muita sorte. Terão vida boa e serão atrações na Fazenda Canto Allegro, para onde foram enviados.
A idéia do advogado é a de ajudar os outros animais que ficaram na fazenda do DETRAN do Ceará. Para isso tem a idéia de criar a campanha “adote um jegue”, assim através de entidades não governamentais e de pessoas particulares talvez se possa dar um destino feliz para estes animais que tanto ajudaram no crescimento do país e agora se vêem descartados e atirados ao lixo como se nada valessem; atitudes próprias de seres humanos modernos e consumistas, mas não de pessoas verdadeiras, heróis anônimos ou não como o advogado Francisco.

O transporte

Os três animais viajam pela TAM em vôos separados e claro, pelo excesso de peso o frete saiu bastante caro para o advogado. Mas não tão caro que não valesse a pena não só por salvar-lhes a vida como pelo belo exemplo que pode muito bem vir a incentivar a salvação de muitos outros.

Nova casa dos jumentinhos (segundo o site da fazenda)

Localizada a 5,5 km do Centro de Nova Friburgo-RJ, em meio à exuberante natureza da Região Serrana do Estado, a Fazenda Canto Allegro conta com 600.000 m2 de área verde, lago, fontes e piscina de água mineral, mata atlântica nativa, trilhas ecológicas para passeios e cavalgadas, horta, animais diversos, entre outras riquezas naturais. O espaço possui também sauna, salão de jogos, equipamento de escritório e toda a infra-estrutura necessária para proporcionar momentos inesquecíveis. Leonardo Bezerra


Assista um vídeo com a reportagem da TV de Fortaleza sobre o assunto

Gostou deste post? Por favor deixe seu comentário
Vote no Fleex

1 Comentários

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal Defesa dos Animais
Compartilhe