Trending

COALAS SÃO SALVOS DE INCÊNDIO NA AUSTRÁLIA

Um verdadeiro desastre ambiental toma conta da Austrália. Milhares de hectares já foram destruídos por incêndios que tomam conta do país nos últimos dias. Só na cidade de Marysville, a 90 quilômetros de Melbourne, 80% de seus edifícios foram destruídos e se estima que mais de 100 pessoas estejam sobre os escombros. Nas florestas, onde estão os focos principais do fogo, a situação é terrível, enquanto bombeiros apagam de um lado, o fogo surge em vários outros pontos. Uma situação praticamente incontrolável. Resultado, como sempre, de mudanças climáticas há muito previstas, em decorrência do aquecimento global e outros fatores diretamente ligados a ação do homem com relação a destruição da natureza.

Os animais

Quem paga mesmo são os animais, milhares deles, de todos os portes e espécies, mamíferos, aves, répteis, insetos são cercados pelo fogo. Essas inocentes criaturas que nada fizeram contra a natureza, agora pagam pela destruição do homem, que sem ligar a mínima para as conseqüências, insiste em poluir e lançar diariamente milhares de toneladas de gás carbônico na atmosfera provocando o chamado “efeito estufa”.

Caso dos coalas

Um animal muito bonito, mais parece um ursinho de pelúcia, entretanto um pouco arredio à presença humana. Por esse mesmo motivo é que um fato chamou a atenção do mundo nesta semana e o vídeo do salvamento de um deles virou sensação no Youtube. Tree, bombeiro voluntário há 26 anos, informou que é raro alguém se aproximar tanto de um coala e por isso mesmo pediu ao seu colega Brayden Groen que gravasse no celular o momento da aproximação. O que os dois não sabiam é que este incrível vídeo iria fazer o maior sucesso no mundo todo através do Youtube, principalmente entre as pessoas que amam os animais. Mesmo sofrendo queimaduras nas patas, o animalzinho virou-se, sentou-se e ficou olhando para o bombeiro como que pedindo ajuda. Em seguida o bombeiro deu-lhe água, de sua garrafa e o animal bebeu com a maior tranqüilidade como se fosse um filhote. Os animais, que na verdade eram dois, foram então resgatados e levados para um abrigo para animais. Colleen Wood, responsável pelo abrigo informou que os dois estão bem. Sam, esse é o nome do que se aproximou do bombeiro sofreu queimaduras de segundo grau nas patas e provavelmente levará de sete a oito meses para se recuperar. O outro, Bob, feriu três patas com queimaduras de terceiro grau e deve se recuperar em quatro meses. Wood informou ainda que 20 coalas foram enviados ao abrigo nos últimos dias.

Como centenas de bichos foram mortos nos incêndios que destruíram as florestas do norte e leste do Estado de Victoria, e outras centenas foram feridos, A Sociedade Royal de Proteção aos Animais, informou que irá organizar abrigos para os animais vítimas do desastre.
Uma operação gigantesca está em permanente trabalho de combate às chamas; mais de 60 veículos e 28 helicópteros e outros aviões pequenos participam sem contar a grande quantidade de bombeiros voluntários. Por outro lado, não bastasse a tragédia imposta pela natureza, há vários indícios de incêndios criminosos para agravar a situação. Segundo a polícia, ao menos 400 focos podem ter sido caudados por criminosos.

Esses criminosos da Austrália pelo visto são mais descarados do que os do resto do mundo, pois simplesmente colocam fogo diretamente, enquanto esses outros do lado de cá, fazem isso na surdina, sob o disfarce da grande indústria poluidora, das queimadas e dos poluentes de todas as espécies. Na verdade fica até difícil saber quem é mais criminoso, se quem põe fogo no mato ou quem lança diariamente milhares de toneladas de poluentes na atmosfera. Que o pequeno coala seja um grito de alerta contra a incompetência das autoridades mundiais. Leonardo Bezerra



Vídeo mostra encontro de bombeiros com Sam, o Coala

1 Comentários

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal Defesa dos Animais
Compartilhe