DEFESA DOS ANIMAIS

DEFESA DOS ANIMAIS
As melhores reportagens sobre defesa dos animais

FELINOS

FELINOS
Conheça as melhores histórias sobre os felinos

ENTREVISTAS

ENTREVISTAS
Conheça o trabalho de pessoas que amam os animais

CÃES

CÃES
Incríveis histórias com os cães

CONHEÇA A SITUAÇÃO DOS ANIMAIS DEPOIS DOS INCÊNDIOS NA AUSTRÁLIA

15/02/2009

Depois que um vídeo gravado pelo celular do bombeiro australiano Dave Treem salvando um coala dos incêndios que devastaram a Austrália na semana passada, foi parar no Youtube e teve 150.000 acessos em apenas dois dias, não poderia ser de outra forma, o bombeiro virou herói e foi condecorado como tal, sábado, dia 14, por ativistas dos direitos dos animais. A homenagem a Treem, 44 anos, foi oferecida por um dos movimentos de defesa dos animais mais conhecidos do mundo; PETA: Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais e o prêmio oferecido é o de herói para os animais.

PETA, para quem não sabe, é a organização mundial mais abrangente e talvez a mais atuante. Suas campanhas estão sempre na mídia, pois costuma usar artistas e personagens famosas nuas para chamar a atenção para a causa animal. É uma organização milionária com sede nos Estados Unidos, mas presente em vários países do mundo. O premio não foi sem motivo. O coala é uma das espécies ameaçada de extinção e ao mesmo tempo um grande símbolo do país.

(Para assistir ao vídeo do salvamento do coala, link nossa artigo: Coalas são salvos de incêndio na Austrália)

Animais em extinção

A Austrália é o país dos animais exóticos. Seu símbolo é o famoso canguru, ficando em segundo lugar justamente o coala. Mas é um país de contrastes. Com leis severas de proteção a fauna, e incansável lutador contra a caça às baleias feita pelo Japão, ao mesmo tempo anda dizimando seu animal símbolo nacional, o canguru, com a matança de várias centenas deles com a alegação de equilíbrio ecológico.

Os estragos do incêndio

Mais de 400 mil hectares de florestas foram queimados pelos incêndios, que em alguns lugares chegaram à velocidade de 120 quilômetros por hora. Além da morte de mais 181 pessoas, isso veio provocar uma verdadeira tragédia entre os animais. Muitas pessoas na fuga dos incêndios não tiveram como salvar seus animais domésticos, assim entre as vítimas estão animais de criação como cães, gatos, ovelhas, gado, e os animais silvestres; cangurus, coalas, gambás, aves e répteis. Alguns animais puderam ser salvos por equipes de resgate, outros conseguiram escapar escondidos buracos na terra. Neste fim de semana equipes de resgate usarão helicópteros para procurar mais sobreviventes animais. Caso encontrados serão levados para santuários e zoológicos para se recuperarem e depois serão devolvidos ao habitat natural.Características dos coalas

É um mamífero marsupial tendo como habitat as florestas do nordeste e sudeste da Austrália

Alimenta-se exclusivamente de folhas de eucalipto. Não bebem água. Obtém líquido através das folhas. A digestão da celulose se dá através de fermentação bacteriana no intestino grosso.

Com pelagem densa e sedosa, apresenta-se nas cores cinza e branco. Cabeça grande em relação ao corpo e olhos bem separados.

Não gostam de viver em abrigos, assim estão sempre expostos à natureza, sol, frio, chuva, etc.

Dormem bastante, em média 14 horas, o restante passam se alimentando. Seus movimentos são lentos, semelhantes ao bicho-preguiça. Não possuem calca, usam suas garras para subir nas árvores.

Sua reprodução ocorre em períodos determinados, durante 4 meses do ano. A gestação dura de 33 a 36 dias. Costuma nascer apenas um filhote, criado pela mãe já que o pai se afasta e não acompanha o desenvolvimento do filhote.

Seu predador é um cachorro selvagem conhecido como dingo. O coala é uma espécie ameaçada de extinção motivada pela caça e pelas queimadas florestais.

A importância do coala para a Austrália

Sendo por assim dizer o símbolo nacional do país em segundo lugar e diante da ameaça de extinção, são prestados grandes cuidados ao animal. Sua fragilidade e lentidão são fatores que mais contribuem para sua extinção. Além de presa fácil para caçadores e seu predador natural, com as queimadas e devastação de seu meio ambiente, muitos se aproximam das cidades, onde são vítimas de cães e atropelamentos. Embora as leis de proteção sejam rigorosas na Austrália parece que o animalzinho não terá um futuro muito longo. Essa é sempre a triste realidade dos animais em contato com o homem, que mesmo indiretamente acaba sendo seu principal predador. Leonardo Bezerra

0 comentários:

Faça parte do Jornal Defesa dos Animais

Ajude-nos a melhorar ainda mais preenchendo este formulário

Entrevistas

Os animais são inocentes

Frases do dia

Ocioso

Conheça nossa página de vídeos

Resumo da Declaração Universal dos Direitos dos Animais

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais da ONU

01 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.

02 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.

03 - Nenhum animal deve ser maltratado.

04 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.

05 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.

06 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.

07 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.

08 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra o animais.

09 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.

10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender