Trending

RESGATE DE URSOS NA CHINA


Esta é uma história de salvação de vidas. É também a história vergonhosa de pessoas insensatas e cruéis. Ao mesmo tempo é a história de uma heroína de nossos tempos. Uma heroína moderna, que podia estar viajando, curtindo o mundo, se divertindo como fazem tantas outras pessoas. No entanto, esta heroína está longe, muito longe, nos confins da China, entre o povo mais cruel para os animais e está justamente defendendo os animais que por lá não encontram nenhuma piedade. Ela é Jill Robinson, fundadora e mantenedora da Animals Ásia Foundation, uma organização criada por ela para tentar salvar os ursos da China.

Jill Robinson

Seu ambiente é a vastidão da China, as granjas de criação de ursos. Vive cercada de gaiolas alaranjadas. Em cada uma delas, um urso preto asiático está em perigo e grande sofrimento. Ela vê com horror um que tem remendos na carne, outro que tem cicatrizes por todo o corpo, outros faltando as patas, alguns com os dentes quebrados de tanto morder as grades e o pior de tudo, em vários vê um longo tubo de metal que se projeta do estômago. Estes tubos são implantados numa operação rudimentar sem anestesia, pelo granjeiro ou criador, com o objetivo de extrair-lhes a bílis usada na medicina chinesa tradicional. Isto existe por toda a China e o objetivo dessa heroína é resgatar esses ursos, retira-los desse sofrimento, dar-lhes alguma chance de vida.

Não foi sem motivos que Jill no início de suas atividades na China, diante da terrível desgraça pela que passavam os ursos, moveu céus e terra em busca de socorro para esses animais. Divulgou vídeos, esteve nos jornais e televisão, divulgou fotos e tudo o mais para chamar a atenção mundial para o problema. Com isso obteve o apoio do ocidente e recursos para sua fundação no sentido de resgatar esses animais e dar-lhes uma vida descente num local seguro.Em 2000, depois de muita pressão é feito um acordo com o governo chinês. Por esse acordo poderiam ser resgatados 500 ursos das mãos dos criadores. E nesse caso, os criadores seriam compensados pelo governo pela confiscação dos ursos e a granja deveria ser fechada e a licença da mesma ficaria em poder de Animals Ásia Foundation.

Semana passada mais 13 ursos foram resgatados chegando assim a 260 o número de animais retirados da extrema crueldade e levados para uma nova vida no Centro de Resgate de Ursos, em Chengdu. Os animais foram retirados de uma granja em Dujiangvan e levados por caminhões. Assim que chegaram foram vistoriados por veterinários. Estavam desnutridos e estressados, alguns se moviam de um lado para outro na jaula e outros totalmente paralisados de terror. A maioria também tinha feridas e cicatrizes nas cabeças motivados por movimentos repetitivos durante anos de prisão.

Um urso de nome “Shui” chegou muito doente com o abdômen inchado e água nos pulmões. Tudo isso resultado dos sofrimentos pelos quais tinha passado. Alguns deles se encontram tão doentes que não é possível salva-los. Outros, só com o tempo será possível uma avaliação melhor de seu estado.

De toda maneira, para os recém chegados ao Centro de Resgate, agora começa
uma nova vida com a qual eles jamais poderiam ter sonhado. Depois de anos seguidos em uma jaula na qual nem conseguem se mover direito, agora podem sentir o cheiro de fruta fresca, os cuidados de um bom tratamento e novo ambiente com conforto, onde poderão mover-se a vontade. Terão suas camas de palha e folhas verdes e acesso livre a água e alimentos. Tudo isso é o fruto de muita luta e persistência da incansável heroína de nossos tempos, uma mulher incomparável e maravilhosa pela qual todos nós que amamos os animais devemos ter o maior respeito e admiração; a mulher dos ursos da China, Jill Robinson. Leonardo Bezerra


Video mostrando o trabalho da Animals Asia Fundation

Conheça nosso canal de videos animal no Youtube

Vote no Fleex

3 Comentários

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal Defesa dos Animais
Compartilhe