DEFESA DOS ANIMAIS

DEFESA DOS ANIMAIS
As melhores reportagens sobre defesa dos animais

FELINOS

FELINOS
Conheça as melhores histórias sobre os felinos

ENTREVISTAS

ENTREVISTAS
Conheça o trabalho de pessoas que amam os animais

CÃES

CÃES
Incríveis histórias com os cães

CANADÁ DÁ INÍCIO A TEMPORADA DE CAÇA ÀS FOCAS

24/03/2009


Apesar dos constantes protestos mundiais, inclusive ameaçando embargo às Olimpíadas de Inverno que ocorrerão naquele país em 2010. Apesar de a União Européia estar disposta a não mais usar materiais provenientes de peles de foca. Apesar do Primeiro Ministro da Rússia ter conseguido impedir que focas com menos de um ano sejam mortas, o Canadá não está nem aí para o que pensa o mundo sobre a matança de bebês focas.

Assim, em meio às grandes atividades em todo o mundo dos movimentos ambientalistas e de defensores dos animais, o Canadá anunciou no início desta semana à abertura da temporada a caça às focas, uma verdadeira carnificina digna apenas de um povo cruel, interesseiro que vive do materialismo e não dos valores éticos e morais relativos à vida. Para eles o que importa é a confecção de casacos e outros tipos de roupas, a gordura e a carne, como se o dinheiro proveniente desses produtos pudessem encobrir a crueldade e covardia que cometem contra vidas inocentes.

A autorização se refere à caça de 280 mil focas, sendo assim, 5 mil a mais em relação ao ano passado. Incluíram ainda 8,2 mil focas-de-crista e 50 mil focas-cinzentas.

Caçadores

Representam o ponto máximo da crueldade, pois por R$ 77,00 por pele pensam em faturar milhares de dólares (25% a 35% de seu ganho anual) o que equivale a uma matança em grande número. Fica difícil entender como essas pessoas conseguem fazer isso, mesmo porque a mortandade dos filhotes se dá diante das mamães focas que ficam gritando indefesas diante da morte de suas crias. Fica difícil entender que existam seres humanos dessa espécie, que depois muito tranquilamente estarão festejando com suas famílias o dinheiro sangrento.Atividades

As embarcações já partiram do Golfo São Lourenço em direção aos aglomerados de focas da região. Junto com os caçadores foram concedidas 16 autorizações para observadores para que os jornalistas e os ativistas possam acompanhar horrorizadas as atividades dos caçadores que certamente estão mais interessados no dinheiro que na opinião pública.

Apesar de que se fala muito sobre o Canadá com referência às focas, também a Groenlândia (Dinamarca), Noruega. Rússia, EUA, Namíbia, Grã-Bretanha, Finlândia e Suécia as caçam, mas nenhum desses países chega sequer perto do número assustador autorizado pelo Canadá. Daí que o país virou sinônimo de crueldade contra os bebês focas e passa a ser criticado por todo o mundo.

Apesar de tudo, devido à grande pressão mundial promovida pelos ativistas de defesa dos animais há anos, parece que há uma esperança para futuras gerações. Um passo importante foi dado recentemente pelo Primeiro-Ministro da Rússia, Vladimir Putin, numa iniciativa no sentido de proibir a matança das focas com menos de um ano, quando sua pele é mais valiosa. Um segundo passo importante que certamente virá afetar o resultado dessa matança que se inicia é que em abril o Parlamento Europeu votará um projeto de lei proibindo os produtos derivados da foca. Isso implica que os mesmos não poderiam mais ser importados nem transportados dentro dos países que integram a União Européia. Portanto, se isso se concretizar a tempo, será um grande golpe na economia canadense baseada na caça à foca.

Por incrível que pareça por trás de tudo isso, estão os defensores, ONGs sérias e dedicadas que movimentam pessoas por todas as cidades do mundo. Iniciativas de pessoas particulares, defensores isolados, que protestam, informam, assinam petições e lutam com todos os meios disponíveis pela vida de um animalzinho que nem sequer conhecem e que talvez nunca cheguem a conhecer de perto, mas pelo simples fato de saberem que ali naquele animal simples e desconhecido está uma vida, tão digna e tão merecedora de existir como qualquer outra. Leonardo Bezerra

Leia também: Protesto contra Jogos Olímpicos de Inverno no Canadá

2 comentários:

Carolina disse...

Fico muito triste com esta notícia... principalmente, porque a opinião das pessoas (de todos os países) não ter sido respeitada. Só posso dizer que nossos esforços não foi em vão. Até essa chacina começar O MUNDO pode e deve se mobilizar!!!

25 de março de 2009 07:19
Helena disse...

Leonardo,
Premiei seu blog com mais um selo. Parabéns pelo seu trabalho!
Acho que a conduta humana para com os animais é nazista. O holocausto acontece diariamente com os animais e por isso o sofrimento humano não tem fim. Enquanto agirmos dessa maneira, NUNCA encontraremos a PAZ! Todas as catástrofes que acontecem no mundo são conseqüência de nossos próprios atos. (((Abraços)))

25 de março de 2009 23:21

Faça parte do Jornal Defesa dos Animais

Ajude-nos a melhorar ainda mais preenchendo este formulário

Entrevistas

Os animais são inocentes

Frases do dia

Ocioso

Conheça nossa página de vídeos

Resumo da Declaração Universal dos Direitos dos Animais

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais da ONU

01 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.

02 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.

03 - Nenhum animal deve ser maltratado.

04 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.

05 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.

06 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.

07 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.

08 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra o animais.

09 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.

10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender