DEFESA DOS ANIMAIS

DEFESA DOS ANIMAIS
As melhores reportagens sobre defesa dos animais

FELINOS

FELINOS
Conheça as melhores histórias sobre os felinos

ENTREVISTAS

ENTREVISTAS
Conheça o trabalho de pessoas que amam os animais

CÃES

CÃES
Incríveis histórias com os cães

PARTICIPE DO DIA MUNDIAL SEM CARNE

14/03/2009

Uma grande iniciativa mundial em defesa dos animais é o Dia Mundial Sem Carne. Como se sabe, os vegetarianos em todas suas ramificações são os maiores contribuintes contra a matança desnecessária de animais e a prova de que o homem pode perfeitamente alimentar-se de produtos que não sejam de origem animal. Ao mesmo tempo entre os vegetarianos está o maior grupo de defensores dos animais. Assim, o Dia Mundial Sem Carne é duplamente comemorado, pelos vegetarianos e por todos os defensores dos animais.


História


O Dia Mundial Sem Carne, (Meat Out Day), surgiu em 1985 e é a maior campanha de educação para uma dieta vegetal e ao mesmo tempo em favor dos animais que só tem a ganhar com isso. Sendo assim, nada melhor para todas as entidades e meios que defendem os animais divulgar e participar ativamente dessa campanha. Quanto menor for o consumo de carne, mais animais são salvos.

Propósitos


Esse dia é um evento internacional promovido por FARM (Farm Animal Reform Movement) que tem como objetivo esclarecer e ajudar todas as pessoas no sentido de praticarem uma dieta benéfica para o organismo e sem crueldade e violência contra os animais. Diante de uma idéia tão humanitária e ao mesmo tempo que só trás benefícios para o praticante, o movimento tem alcançado um crescimento explosivo desde seu início e é hoje uma grande campanha educativa.



Na verdade, a cada ano uma quantidade muito grande de pessoas se tornam vegetarianos e se interessam cada vez mais pela dieta vegetariana, por um lado, movidos pelos ótimos benefícios que ela trás, por outro um pensamento puramente ligado à ética que é a questão da defesa dos animais. Não é sem razão que diversas organizações de promoção de saúde, como a Sociedade Americana do Câncer, o Instituto Nacional do Câncer (Estados Unidos), a Universidade John Hopkins e a Associação Americana do Coração tem suas próprias campanhas para promover e incentivar uma dieta vegetal.


AnimaNaturalis e Jornal Defesa dos Animais


Jornal Defesa dos Animais está uma vez mais trazendo para a língua portuguesa uma das grandes campanhas de AnimaNaturalis, pois não poderia ser de outra forma já que nosso objetivo é a defesa dos animais. Assim, eis o texto de promoção da campanha organizado por AnimaNaturalis:


Por que "Dia Sem Carne?"


Porque reduz o risco de ataques cardíacos, câncer e outras enfermidades degenerativas e crônicas, que anualmente matam a 1.4 milhões de norte americanos e muitos milhões de pessoas em todo o mundo.


Porque decresce a exposição a infecções como a Salmonella e o E-coli, que causa enfermidade a milhões de pessoas anualmente em todo o mundo

Porque eleva nosso nível energético, diminui a quantidade de alimentação e simplifica a preparação e limpeza dos alimentos.


Porque aumenta a quantidade disponível de grãos, cereais e legumes para consumo humano, pois os animais são ineficientes na hora de converter energia em proteína.


Porque preserva o solo, as águas subterrâneas, os bosques e outras formas de vida selvagens pois não se arrasa com o terreno para converte-lo em pasto animal.


Porque protege o solo, a água e outras fontes vitais para a sobrevivência de nossos filhos e e seus filhos.


Porque protege o solo, a água e o ar da contaminação por metano, urina, fezes, hormônios e pesticidas.


Porque salva animais das jaulas, confinamento, privações, maus tratos, golpes, mutilações e uma torturante vida e morte. Cada pessoa que adota uma dieta baseada em vegetais, salva a vida de 95 animais cada ano. No período de sua vida uma pessoa pode salvar mais de 6.000 animais, só tornando-se vegetariana.(Fonte: AnimaNaturalis)


Como você pode agir no Dia Sem Carne - 20 de março


Uma boa idéia é comparecer às atividades que serão promovidas pelas organizações nos diversos países. Procurando ativistas, lendo o material que será divulgado e refletindo sobre o assunto. Se você já é vegetariano, então promova. Prepare-se antes para falar sobre do Dia Sem Carne. Se você não é de falar muito, acesse aqui mesmo ao site da AnimaNaturalis e procure na parte de Download o folheto sobre vegetarianismo ou sobre do Dia Sem Carne. Se você está num país de língua portuguesa, procure o site das grandes organizações em português, certamente lá você vai encontrar algum folheto, imprima e distribua.


Se você não é vegetariano, faça uma experiência. No Dia Sem Carne, coma só vegetais, você vai ficar surpreso, se sentirá muito bem fisicamente e ainda melhor do ponto de vista ético. Faça um esforço, tente repetir a experiência outras vezes. Leia muito sobre o assunto. Um dia, sem você perceber, já não se interessará pela carne. Nesse dia você terá dado um salto de qualidade gigantesco em sua vida e ficará admirado de não ter percebido algo tão lógico e maravilhoso há muito mais tempo. Leonardo Bezerra

Assista ao filme terráqueos na íntegra e sua vida mudará para sempre

Enquanto você toma coragem para assistir Terráqueos, veja um vídeo de Fabio Pellicer e veja toda a covardia do ser humano pelo dinheiro e pelo paladar. O nome do vídeo é: Seu Paladar Compensa a dor que Eles Sentem? Atenção, contém cenas fortes de crueldade, se você ainda não está preparado então não assista.

4 comentários:

Conceição Ramos disse...

Peles uso a minha e não é nada mal.Jamais me sentiria bem desfilando a custa da vida de animais!Conceição

14 de março de 2009 21:14
Helena disse...

Achei excelente, Leonardo. Vou postar no meu também. Sou vegetariana desde os 12 anos (depois que vi uma tourada e me peguei torcendo pelo touro). Nunca senti falta de carne e acho até que seu raciocínio e índole, a maneira como a passoa vê e se relaciona com o mundo até melhora. A carne faz mal até para a mente... vamos torcer para que a mentalidade das pessoas se transforme. A natureza agradece...
Boa semana pela frente.
(((abraços)))

15 de março de 2009 21:44
F. Pellicèr disse...

Poxa, fico feliz em ver o vídeo que eu fiz servir como um grito de socorro de tantas injustiças.
Não sabia que meu vídeo havia sido hospedado no blogger-videos.

Parabéns pelo blog!

16 de março de 2009 22:50
Mostarda Verde disse...

Olá pessoal. Sou operador de câmera para um canal construtivo que funciona pela internet (www.suprememastertv.com) e estou procurando pessoas que gostariam dar depoimentos ou traçar comentários/opiniões sobre o dia mundial sem carne para o canal. O canal tem transmissão internacional, funciona sem fins lucrativos, e tem a preocupação de trazer para as pessoas a mensagem do vegetarianismo/veganismo para as pessoas. O meu nome é vladimir, e o meu e-mai é 'mostardaverde@yahoo.com'. Obrigado.

6 de março de 2010 10:34

Faça parte do Jornal Defesa dos Animais

Ajude-nos a melhorar ainda mais preenchendo este formulário

Entrevistas

Os animais são inocentes

Frases do dia

Ocioso

Conheça nossa página de vídeos

Resumo da Declaração Universal dos Direitos dos Animais

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais da ONU

01 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.

02 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.

03 - Nenhum animal deve ser maltratado.

04 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.

05 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.

06 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.

07 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.

08 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra o animais.

09 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.

10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender