Trending

CONHEÇA DEWEY, O GATO QUE CONQUISTOU UMA CIDADE

Mais uma bela história de animais conquista leitores de todo o mundo e muito provavelmente chegará também aos cinemas como aconteceu com Maley e Eu e outros. Dessa vez o herói é um gato. Na verdade, uma história que tinha tudo para dar errado, acabou se transformando numa bela história e num livro de grande sucesso. Isto mostra como esses nossos amigos animais são especiais. É incrível como um simples gato pode transformar toda uma cidade e conquistar milhares de corações.
Esta é uma história verdadeira ocorrida na cidade de Spencer, Yowa, Estados Unidos. Começa com o encontro de dois desafortunados personagens, dos quais se poderia dizer de que nada de espetacular sairia. Muito menos que ambos se tornariam mundialmente conhecidos. Um deles é um gato amarelo, Dewey, um filhote com poucas semanas de vida. Na noite mais frio do ano foi deixado na caixa de devolução de livros da Biblioteca Pública de Spencer, onde passou a noite não se sabe como.

A outra personagem, igualmente desafortunada é a diretora da Biblioteca, Vicki Myron, que o encontrou no dia seguinte.Tão trágica quanto à vida do gatinho abandonado era a vida de Vicki, mãe solteira que perdera a fazenda da família e sobrevivera a um câncer de mama e a um marido alcoólatra. Assim que encontrou o gatinho naquela manhã fria foi imediatamente conquistada pelo filhote que também recebeu o carinho de toda a equipe, depois que mostrou gratidão esfregando-se em cada um deles agradecendo a todos.Na época, 1988, parecia apenas mais um episódio que muitas vezes acontece quando alguém encontra um filhote. Nem Vicki, nem os funcionários poderiam adivinhar que naquele momento estava se iniciando uma verdadeira mudança na vida de Vicki, de todo o pessoal da biblioteca e de toda a cidade de Spencer. E que pelos próximos dezenove anos os moradores de Spencer seriam conquistados pelo amor, entusiasmo e por seu sentido para identificar quem mais precisava dele. E que finalmente Dewey, Vicki e até mesmo a pacata e desconhecida Spencer se tornariam conhecidas em todo o mundo graças ao grande amor, beleza e personalidade desse gato que encantaria crianças, jovens adultos, enfim, toda e qualquer pessoa que por lá passasse.O início

O gatinho foi ficando na Biblioteca e aos poucos foi sendo apresentado aos freqüentadores. Isso continuaria assim, não fosse uma matéria na primeira página do principal jornal da cidade, sob o título: “Perfeito acréscimo ronronante à Biblioteca de Spencer”, que gerou polêmica entre a população local. Uns diziam que a presença do gato era prejudicial à saúde enquanto que outros comemoravam com entusiasmo, entre esses últimos as crianças e os amantes de gatos. Contudo, apesar das divergências iniciais, com o tempo o charme e o carisma de Dewey conquistaram a todos.

Assim, passeando entre as prateleiras, o gatinho tornava-se dia a dia numa celebridade. Chegou um momento em que as pessoas tinham verdadeiro prazer em estar com o simpático gato. Havia senhores que só liam o jornal se o gato estivesse no colo e crianças só liam os livros com o gato do lado. Dava a impressão de que o gato amava a todos e o sucesso da Biblioteca aumentava. Tornou-se ponto de encontro dos moradores. As pessoas queriam fazer doações para os cuidados com o gato. As próprias autoridades locais reconheceram que a cidade, antes parada no tempo, enchera-se de alegria, influenciando no progresso da cidade desde então.

O livro Dewey, um gato entre livros

Só recentemente é que Vicki Myron em colaboração com Bret Witte resolveram contar a história de Dewey. Assim, ano passado surgiu o livro Dewey, um gato entre livros, um lançamento mundial inclusive no Brasil através da Editora Globo. O livro com 276 páginas, logo conquistou o público em várias partes do mundo, chegando inclusive aos primeiros colocados em vendas em muitos países. Isto mostra que apesar da grande indiferença que os animais encontram em muitas pessoas, cresce também o número de admiradores, defensores e verdadeiros apaixonados por animais, sendo os gatos, apesar de seu grande sentido de independência, um dos animais que mais conquistam os humanos. Leonardo Bezerra


Veja o vídeo com o gatinho Dewey e confirme porque tantas pessoas se encantaram por ele

1 Comentários

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal Defesa dos Animais
Compartilhe