DEFESA DOS ANIMAIS

DEFESA DOS ANIMAIS
As melhores reportagens sobre defesa dos animais

FELINOS

FELINOS
Conheça as melhores histórias sobre os felinos

ENTREVISTAS

ENTREVISTAS
Conheça o trabalho de pessoas que amam os animais

CÃES

CÃES
Incríveis histórias com os cães

CONHEÇA DEWEY, O GATO QUE CONQUISTOU UMA CIDADE

01/05/2009

Mais uma bela história de animais conquista leitores de todo o mundo e muito provavelmente chegará também aos cinemas como aconteceu com Maley e Eu e outros. Dessa vez o herói é um gato. Na verdade, uma história que tinha tudo para dar errado, acabou se transformando numa bela história e num livro de grande sucesso. Isto mostra como esses nossos amigos animais são especiais. É incrível como um simples gato pode transformar toda uma cidade e conquistar milhares de corações.
Esta é uma história verdadeira ocorrida na cidade de Spencer, Yowa, Estados Unidos. Começa com o encontro de dois desafortunados personagens, dos quais se poderia dizer de que nada de espetacular sairia. Muito menos que ambos se tornariam mundialmente conhecidos. Um deles é um gato amarelo, Dewey, um filhote com poucas semanas de vida. Na noite mais frio do ano foi deixado na caixa de devolução de livros da Biblioteca Pública de Spencer, onde passou a noite não se sabe como.

A outra personagem, igualmente desafortunada é a diretora da Biblioteca, Vicki Myron, que o encontrou no dia seguinte.Tão trágica quanto à vida do gatinho abandonado era a vida de Vicki, mãe solteira que perdera a fazenda da família e sobrevivera a um câncer de mama e a um marido alcoólatra. Assim que encontrou o gatinho naquela manhã fria foi imediatamente conquistada pelo filhote que também recebeu o carinho de toda a equipe, depois que mostrou gratidão esfregando-se em cada um deles agradecendo a todos.Na época, 1988, parecia apenas mais um episódio que muitas vezes acontece quando alguém encontra um filhote. Nem Vicki, nem os funcionários poderiam adivinhar que naquele momento estava se iniciando uma verdadeira mudança na vida de Vicki, de todo o pessoal da biblioteca e de toda a cidade de Spencer. E que pelos próximos dezenove anos os moradores de Spencer seriam conquistados pelo amor, entusiasmo e por seu sentido para identificar quem mais precisava dele. E que finalmente Dewey, Vicki e até mesmo a pacata e desconhecida Spencer se tornariam conhecidas em todo o mundo graças ao grande amor, beleza e personalidade desse gato que encantaria crianças, jovens adultos, enfim, toda e qualquer pessoa que por lá passasse.O início

O gatinho foi ficando na Biblioteca e aos poucos foi sendo apresentado aos freqüentadores. Isso continuaria assim, não fosse uma matéria na primeira página do principal jornal da cidade, sob o título: “Perfeito acréscimo ronronante à Biblioteca de Spencer”, que gerou polêmica entre a população local. Uns diziam que a presença do gato era prejudicial à saúde enquanto que outros comemoravam com entusiasmo, entre esses últimos as crianças e os amantes de gatos. Contudo, apesar das divergências iniciais, com o tempo o charme e o carisma de Dewey conquistaram a todos.

Assim, passeando entre as prateleiras, o gatinho tornava-se dia a dia numa celebridade. Chegou um momento em que as pessoas tinham verdadeiro prazer em estar com o simpático gato. Havia senhores que só liam o jornal se o gato estivesse no colo e crianças só liam os livros com o gato do lado. Dava a impressão de que o gato amava a todos e o sucesso da Biblioteca aumentava. Tornou-se ponto de encontro dos moradores. As pessoas queriam fazer doações para os cuidados com o gato. As próprias autoridades locais reconheceram que a cidade, antes parada no tempo, enchera-se de alegria, influenciando no progresso da cidade desde então.

O livro Dewey, um gato entre livros

Só recentemente é que Vicki Myron em colaboração com Bret Witte resolveram contar a história de Dewey. Assim, ano passado surgiu o livro Dewey, um gato entre livros, um lançamento mundial inclusive no Brasil através da Editora Globo. O livro com 276 páginas, logo conquistou o público em várias partes do mundo, chegando inclusive aos primeiros colocados em vendas em muitos países. Isto mostra que apesar da grande indiferença que os animais encontram em muitas pessoas, cresce também o número de admiradores, defensores e verdadeiros apaixonados por animais, sendo os gatos, apesar de seu grande sentido de independência, um dos animais que mais conquistam os humanos. Leonardo Bezerra


Veja o vídeo com o gatinho Dewey e confirme porque tantas pessoas se encantaram por ele

1 comentários:

Carolina disse...

A matéria sobre o Dewey foi excelente! Sempre achei importante a presença de animais na vida das pessoas, e acho que seria super interessante a existências de animais em abrigos para idosos e crianças, assim os bichanos trariam alegria e distração para a vidas dessas pessoas, pois eu acredito que os animais fazem a saúde mental dos homens!

2 de maio de 2009 09:51

Faça parte do Jornal Defesa dos Animais

Ajude-nos a melhorar ainda mais preenchendo este formulário

Entrevistas

Os animais são inocentes

Frases do dia

Ocioso

Conheça nossa página de vídeos

Resumo da Declaração Universal dos Direitos dos Animais

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais da ONU

01 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.

02 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.

03 - Nenhum animal deve ser maltratado.

04 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.

05 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.

06 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.

07 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.

08 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra o animais.

09 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.

10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender