Trending

LIVROS SOBRE ANIMAIS FAZEM O MAIOR SUCESSO EM SÃO PAULO

A consciência para o amor aos animais, seus cuidados e preservação tem crescido muito nas grandes cidades do Brasil. São Paulo funciona como uma espécie de termômetro por ser a maior cidade do país. Tudo que acontece por aqui acaba se refletindo nas outras grandes cidades. Aqui pode se observar o amor que pessoas de cidades grandes têm pelos animais domésticos. Quase não há quem não tenha um cão ou gato. Por outro lado, principalmente na periferia, é grande o número de cães de rua, sem donos, que sobrevivem do que encontram nos lixos. Em meio a essa diversidade e contraste que vai desde animais muito bem cuidados com todas as regalias até aos abandonados, se observa um fenômeno praticamente recente, a procura de livros sobre animais.

Na verdade as livrarias estão cheias e os temas são variados. Desde livros ligados à defesa dos animais e seus direitos até as extraordinárias aventuras com os animais, sendo estes últimos os mais procurados.

O que tem contribuído para que esses livros façam tanto sucesso são dois fatores; filmes retratando histórias com os animais como “Marley e Eu”, campanhas e movimentos das ONGs, incluindo agora até a Prefeitura de São Paulo e também a presença cada vez maior de animais nos programas de televisão. Claro que os defensores são contra programas que ridicularizam os animais onde mostram vídeos onde esses passam por situações constrangedoras. Também são contra programas que colocam os animais para fazer malabarismos iguais aos animais de circo. Mas nem sempre isso acontece, há programas que apenas mostram a beleza dos animais e claro, os noticiários sempre estão apresentando alguma história de animais que salvam pessoas e outros fatos interessantes.


A leitura sobre os animais é uma das mais gratificantes. A maioria dos livros conta histórias reais das aventuras de seus donos com os animais. Outros livros abordam os temas de forma mais científica, mesmo assim igualmente interessantes.

Atualmente ao menos em São Paulo, esses livros podem ser encontrados na maioria das grandes livrarias como Saraiva e outras. Também podem ser pedidos pela Internet com pequeno acréscimo do frete. De toda maneira todos valem à pena. Transportam-nos para um mundo de amor, de compreensão, faz um bem enorme para a alma. Parece que encontramos na vida simples e pura dos animais algo que está faltando na vida dos humanos há muito tempo.


Livros indicados

Quando os elefantes choram: Será que os animais sentem emoções? Será que choram, sentem raiva, amor e ódio? É um livro baseado em estudos científicos que mostra em profundidade com que os animais experimentam emoções. São histórias comoventes escritas por cientistas, mas numa linguagem clara acessível a qualquer pessoa. É um marco imperdível para qualquer pessoa que tenha um animal de estimação.

Dewey, um gato entre livros: Conta a bela história de um gatinho que foi deixado na caixa de coleta de livros da biblioteca de Spencer, cidadezinha de Yowa, Estados Unidos. Acolhido pela diretora da biblioteca, o gato cresce entre os livros. Com seu carisma e beleza, torna-se atração da biblioteca, depois de toda a cidade, logo aparece na TV, atraem pessoas de todo o país e finalmente até do mundo. A história é contada por Vicki Miron, diretora da biblioteca e dona do gato. Traça a trajetória e o fascínio que o felino despertou em todos que por lá passaram durante seus 19 anos de vida. É uma história bela e comovente. Inusitada. Como um simples gato pode mudar a vida de toda uma cidade?

Marley e Eu: Um livro que foi transformado em filme de grande sucesso já apresentado nos cinemas e agora DVD. Se bem que o livro é bem melhor que o filme. Trata das aventuras e desventuras do casal John Grogan (autor do livro) e Jenny, que no inicio do casamento por não conseguirem ter filhos resolvem adotar um cão labrador. O que eles não sabem é que o terno filhote se transformaria num animal enorme com 44 kg e num verdadeiro furação, indomável e trapalhão, que derruba tudo por onde passa e viria a transformar totalmente a vida do casal. Fica na história o sentimento de amor que seus donos sentem apesar das grandes trapalhadas e confusões.

Orson Um cachorro para toda a vida: Neste belo livro Jon Katz, seu autor e especialista em cães, mostra as dificuldades que teve em criar um border collie na cidade. Animal próprio para pastoreio tratava então de pastorear ônibus, pessoas e tudo o mais que encontrava como se fossem ovelhas. Apesar das dificuldades, Jon transmite toda a compreensão e inteligência dessa raça de cães além da bela aventura o simpático Orson.

O caçador de crocodilos: Quem já viu na TV o famoso Steve Irwin abraçando-se com um enorme crocodilo tem a idéia de que ele era um caçador. Na verdade foi um dos ícones da causa da preservação da fauna em todo o mundo. Este livro conta suas aventuras, lutas com serpentes, resgate de crocodilos ferozes e toda sua especialidade em resgate de animais ameaçados de extinção. É uma biografia de Terri Irwin, sua esposa, ninguém melhor para contar as aventuras e o pensamento desse grande defensor dos animais.

Um leão chamado Christian: É uma das histórias mais emocionantes sobre animais de todos os tempos. Um vídeo de dois minutos exibido no YouTube transformou-se num dos maiores fenômenos da internet com mais de 4 milhões de visitas. Conta a história de dois jovens em Londres que compraram um filhote de leão e o criaram em seu apartamento. Embora manso como um gato, com o tempo o animal cresceu e não foi mais possível continuar com ele em casa. Assim, resolvem deixá-lo aos cuidados de uma reserva animal na África. Passado um ano, os jovens movidos pelas saudades, resolvem reencontrar Christian. São recomendados a não fazê-lo, pois o animal agora livre provavelmente não os reconheceria.

Mesmo assim vão ao encontro do amigo. O vídeo famoso mostra o momento do encontro, uma das cenas mais belas que um ser humano pode ter o privilégio de ver nesse mundo. Quando Christian os vê a distância, corre para eles e abraça-os como uma criança faria com seus pais. Uma cena comovente capaz de demonstrar que os laços de amor não tem fronteira de espécie, de tempo nem de distância. O livro contém mais de 50 fotos de toda a trajetória e é contada pelos dois jovens: Anthony Bourke e John Rendall.


Alex e Eu: Este livro conta a história do papagaio mais inteligente do mundo. Um animal que superou todas as fronteiras entre as espécies chegando a se comunicar perfeitamente com sua dona a cientista Irene Pepperberg. No livro ela conta seu relacionamento com Alex durante 31 anos, comprova que ele sabia mais de cem palavras, que era capaz de somar e entender conceitos como maior, menor, mais e menos, etc. Irene descobriu por meio de suas pesquisas que vivia com uma criatura consciente, que sabia perfeitamente o que estava fazendo. Um livro que muito contribui para mostrar porque devemos defender os animais. Que não são objetos nem vida simples como um vegetal, o que infelizmente ainda é a idéia de muita gente. Leonardo Bezerra


Veja a incrivel inteligência de Alex
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

1 Comentários

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal Defesa dos Animais
Compartilhe