Trending

COLIBRI, FÓRMULA 1 DOS PÁSSAROS

Colibri, conhecido também como beija-flor, é uma das aves mais curiosas e sensacionais da natureza. Um só animal, reúne características que deixa qualquer pessoa admirada e mesmo sem acreditar nesse prodígio da natureza. Comparado com a tecnologia moderna, colibri é a fórmula 1 dos pássaros. Reunidos numa só ave há uma espécie de tecnologia avançadíssima que deixa para trás qualquer concorrente. Não bastasse esse aspecto, o animal tem ainda beleza inigualável. Equilíbrio de proporções e penas de um colorido variado e belo faz a avezinha ser admirada por todos.

Mais rápido que um avião a jato militar

O aspecto que mais chama a atenção no colibri é seu vôo. Além de ser o único que consegue fazer manobras em todos os sentidos, voar de marcha-ré e pairar no ar, sua velocidade de vôo é a mais rápida de todas as aves. Em determinados momentos, a vista humano simplesmente não consegue acompanhá-lo.

Seu vôo pode chegar a 27,3 metros por segundos, que equivalem a uns 100 quilômetros por hora. Os aviões podem alcançar mais de 2000 quilômetros por hora, mas temos que comparar tamanho com velocidade por hora. Nesse caso as qualidades de vôo do colibri são inigualáveis. Comparando a relação de seu tamanho médio de 8 cm com sua velocidade, o colibri alcança velocidades que equivalem a percorrer em um segundo uma distância 400 vezes maior que seu corpo. Neste sentido a velocidade alcançada com relação ao tamanho de seu corpo é maior que a de um avião a jato.

Segundo os estudiosos, o vôo mais rápido do colibri se dá durante o cortejo da fêmea. Nesse caso ele desenha uma parábola no céu. Consiste num vôo picado até um determinado momento em que a ave volta a subir. Segundo estudos, o animal toma impulso batendo as asas para em seguida encostá-las ao corpo e é nesse momento que alcança sua maior velocidade, podendo exceder a velocidade dos aviões militares comparando tamanho do corpo com velocidade por segundo.Segundo Christopher Clark, do Museu de Zoologia de Vertebrados da Universidade da Califórnia, no momento em que o colibri abre suas asas para subir depois da descida vertiginosa em parábola, experimenta aceleração dez vezes superior a aceleração gravitacional. Esta aceleração é a maior registrada em vertebrados que estejam manobrando voluntariamente. No ponto máximo da aceleração suporta além de seu peso corporal, o peso da elevação quase dez vezes maior do que suportariam só com a aceleração gravitacional.

Outras características

Ninguém consegue fugir dos encantos dessa pequena ave. As pessoas ficam fascinadas observando suas manobras que vai de pairar no ar até sair em disparada tão rápido que a vista não alcança. Essas aves de pequeno porte tem entre 6 e 12 cm de comprimento e pesam de 2 a 6 gramos. Seu bico é longo e adaptado num formato para penetrar nas flores mais alongadas. A língua é bifurcada e extensível apropriada para extrair o néctar das flores.

Seu esqueleto e constituição muscular estão adaptados para um vôo rápido e manobras extremamente ágeis, incluindo vôos em todas as direções ou ficar parados imóveis no ar. O batimento das asas é algo a parte pode variar de 70 a 80 vezes por segundo. É um animal que vive quase sempre no ar. Suas patas são pequenas demais para permitir caminhadas no solo. Assim, vivem nos galhos ou voando.O gasto de energia desses animais é muito grande e necessitam de passar maior parte do dia se alimentando. Para sorte dessas aves, não podem ser criadas em cativeiro, escapando assim da ação dos humanos. Sua vida é em média 12 anos. A fêmea, um pouco maior que o macho, cuida sozinha dos ovos e dos filhotes depois de uma gestação de 13 a 15 dias. A fêmea só põe dois ovos a cada ninhada e alimenta os filhotes até que possam voar. São animais poligâmicos e o macho serve apenas como reprodutor.

Como dormem os colibris

Uma característica um pouco diferente de outras aves é a forma de dormir dessas aves. Logo ao escurecer procura um galho fino que possa ser agarrado por seus pés. Para iniciar o sono, começa um ritual que visa economizar energia. Diminui gradativamente a temperatura corporal, dos 40 graus até atingir a temperatura do ambiente, assim gasta cerca de 50 a 60 vezes menos energia. Uma redução como essa, de mais de 50%, seria fatal para o homem. O coração desacelera a 36 batidas por minuto. Seu sono é profundo o torna presa fácil de animais noturnos como corujas e serpentes. Para levantar-se há outro ritual que demora até uma hora fazendo reaquecimento para alcançar os 30 graus de que necessita para voar.

Acasalamento

Como são animais muito rápidos sua observação é difícil, mesmo assim se tem uma idéia de como acontece o namoro dos colibris.

O macho se instala em galho e canta horas seguidas para atrair uma fêmea. Mas o som do canto é muito agudo, e não pode ser captado pelos ouvidos humanos. Há um verdadeiro show de desafio entre machos. Competem entre si, exibindo a beleza e as habilidades no vôo e no canto. Quando um consegue chamar a atenção de uma pretendente, sua apresentação melhora ainda mais. Faz vôos acrobáticos, canta e mostra a plumagem, até ela pousar e aceitar o acasalamento. A participação do macho na reprodução fica quase sempre só no namoro. Mas há algumas espécies cujos machos dão uma demonstração especial de interesse ainda durante o namoro, oferecendo um ninho e poupando a fêmea do trabalho de construí-lo.

A menor ave do mundo

Já foram observadas cerca de 320 espécies de colibris. É uma ave típica das Américas e praticamente metade vive no Brasil. Entre essas aves também se encontra a ave menor do mundo. É o zunzuncito, natural de Cuba, uma espécie ameaçada de extinção. Seu tamanho é de cerca de 5 centímetros do bico até o rabo e pesa umas 1,8 gramos. Essa ave é tão pequena que às vezes é confundida com insetos. Se o adulto tem esse tamanho, imagine os filhotes. Leonardo Bezerra

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal Defesa dos Animais
Compartilhe