DEFESA DOS ANIMAIS

DEFESA DOS ANIMAIS
As melhores reportagens sobre defesa dos animais

FELINOS

FELINOS
Conheça as melhores histórias sobre os felinos

ENTREVISTAS

ENTREVISTAS
Conheça o trabalho de pessoas que amam os animais

CÃES

CÃES
Incríveis histórias com os cães

TUDO QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SABER SOBRE ANIMAIS ALBINOS

25/08/2009

Ao contrário dos humanos, animais albinos sempre que aparecem chamam logo a atenção. Muitos vão parar na mídia e viram notícia sobre curiosidades. Todo mundo quer ver o animal ou saber algo sobre ele. Recentemente apareceu até urubu albino. Despertou tanta a curiosidade que foi roubado. A lista é grande, desde os mais comuns como cães, até os mais raros como jacarés e tigres.

Aquecimento global

O que as pessoas não sabem é que animais albinos são muito frágeis e extremamente vulneráveis aos raios solares. Na natureza raramente sobrevivem. Sem a presença da melanina, que além de dar a cor, protege contra os raios ultravioletas, se tornam totalmente vulneráveis e partes como orelhas, focinho, pálpebras e outras como menos pelos são afetadas por câncer de pele.

O que é o albinismo:

É uma anomalia provocada hereditariamente por um gene recessivo, isto é, a incapacidade do corpo de fabricar melanina, um pigmento que dá cor à pele, pêlos e mucosa. Assim, o albino dispõe da mesma proporção de melanócitos (células onde a melanina é produzida), mas não tem tirosinose, enzima fundamental para a produção do pigmento. O que significa que além da cor, o animal também fica sem a proteção contra os raios ultravioletas.

Como saber se um animal é albino ou simplesmente branco:

Alguns animais despigmentados às vezes são confundidos com albinos. As diferenças são, Albinos autênticos são totalmente brancos, tem olhos azuis e partes visíveis da pele como focinho e almofadinhas dos pés rosadas. O albino verdadeiro possui ainda outra característica que o diferencia dos animais despigmentados, é a chamada "fotofobia", incômodo à luz.

Cães albinos

Não são considerados raros e sim deficientes. Portanto não devem ser vendidos. Certamente requerem muitos cuidados dos donos. Estão sujeitos às doenças de pele, sensíveis às picadas de insetos e à sujeira.
Ao contrário dos cães que nem são vendidos, os gatos, apesar da trabalheira que dá ao dono, chegam a custar até R$ 1.000 quando possuem tal anomalia. Em todo caso, não recomendamos a compra de nenhum animal e sim a adoção.

Como cuidar de albinos e animais de pelo branco em geral

O grande inimigo são os raios ultravioletas, que podem dar início ao câncer de pele. Nessa época da destruição gradual da camada de ozônio, a penetração desses raios é cada vez maior e os albinos os mais afetados. A única maneira de evitar que o animal fique sujeito aos raios é em primeiro lugar mantê-los longe do sol. Criá-los dentro de casa é a melhor solução. Além disso, é imprescindível o constante uso de protetor solar, que pode ser comprado em qualquer pet chop. O mesmo se aplica aos animais brancos em geral, muito sensíveis aos raios ultravioletas. Vale lembrar que esses raios estão presentes mesmo em dias nublados. Leonardo Bezerra
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

2 comentários:

Carolina disse...

Gostei muito da matéria! Uma das minhas gatas é albina (Felipa), que por sinal teve "bebês", eles nasceram mais frágeis que filhotes comuns, talvez por também serem albinos! Foi super interessante e importante saber que já existe protetor solar para animais!

26 de agosto de 2009 12:54
P. Biase disse...

Como sempre suas matérias são excelentes!!!

Tenho recebido muitas perguntas sobre Albinos e obtive muitas informações.

29 de agosto de 2009 23:22

Faça parte do Jornal Defesa dos Animais

Ajude-nos a melhorar ainda mais preenchendo este formulário

Entrevistas

Os animais são inocentes

Frases do dia

Ocioso

Conheça nossa página de vídeos

Resumo da Declaração Universal dos Direitos dos Animais

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais da ONU

01 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.

02 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.

03 - Nenhum animal deve ser maltratado.

04 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.

05 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.

06 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.

07 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.

08 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra o animais.

09 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.

10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender