DEFESA DOS ANIMAIS

DEFESA DOS ANIMAIS
As melhores reportagens sobre defesa dos animais

FELINOS

FELINOS
Conheça as melhores histórias sobre os felinos

ENTREVISTAS

ENTREVISTAS
Conheça o trabalho de pessoas que amam os animais

CÃES

CÃES
Incríveis histórias com os cães

VOCÊ CRIARIA UM ANIMAL SELVAGEM DENTRO DE CASA?

30/08/2009

Com as leis de proteção animal cada vez mais severas no Brasil e com leis específicas e campanhas como as que proíbem animais em circos, muitos desses animais são abandonados ou então doados aos zoológicos. Outras vezes são até mesmo doados a particulares. Então, não será mais nenhuma novidade a presença de algum animal selvagem numa residência. O que acontece é que para manter esses animais não é para qualquer um. Depois de nascer um vínculo afetivo, então seus donos não sabem mais desfazer-se do bicho e a solução é arcar com as despesas e trabalheira que dá sua manutenção como alimentação e cuidados.

De toda maneira, o destino desses animais selvagens no Brasil é incerto e todos não muito agradáveis. Resta mantê-los confinados nos zoológicos ou em mãos de algum criador particular. Como já são domesticados e mesmo porque seu habitat natural não é no Brasil, não há como solta-los na natureza, o que seria o ideal. Assim, só resta a convivência com os humanos.

Foi o caso de Ariel, um leão de 5 meses e dois tigres, Tomzinho e Keren Apuc, adotados pelo casal Ary e Raquel Borges da Silva, residentes no Parque Industrial Bandeirantes II em Maringá, Paraná.

Por sorte, além da paixão pelos animais, o casal já tinha um canil onde haviam iniciado a criação de cães, e, portanto, espaço disponível para os novos moradores.
Além dos filhotes o casal tem ainda os tigres Tom e Shang, Menina mãe de Ariel e um casal de leões, Reuel e Lala. Os primeiros animais foram doados por circos e fazendas há três anos. Menina foi a última a chegar estando naquela ocasião grávida de Ariel.

Ary informa no jornal Gazeta do Povo, que alguns desses animais adultos foram maltratados antes de chegar ao canil, mas que agora são todos muito bem cuidados e que seu objetivo é preservar as espécies. Ele usa técnicas de adestramento de cães. Na reportagem do referido jornal ele explica: “No início fui criticado pelas ONGs, mas agora eles apóiam o resultado.” Explica também que pretende fazer uma viagem aos Estados Unidos para fazer um curso de adestramento.

Para o IBAMA, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, a criação é legal e autorizada. E funcionários do instituto vistoria o local com freqüência.

Alimentação
Criar os animais selvagens apresenta vários problemas. Um deles é com referência sua grande energia. Esses animais procuram brincar e gastar energia. Quando as brincadeiras são com os humanos há sempre risco de uma mordida um pouco mais forte ou um arranhão, mesmo sem intenção de ferir por parte do animal. Contudo a grande dificuldade para quem resolve criar um desses animais é sua alimentação. No caso específico, quando estão com fome os filhotes emitem um rugido agudo para avisar. No caso dos filhotes seu cardápio é composto por leite, água de coco e carne. Para os cinco animais adultos seu cardápio é sempre de muita carne. Chegam a comer até sete quilos por dia. Em determinado momento seus donos gastavam R$ 50 por dia, mas agora com o recebimento de doações as despesas diminuíram. Quem vive mesmo na boa vida é o leãozinho Ariel, com 35 quilos, chega mesmo a dormir na cama com o casal.

O lado bom é que melhor domesticados que espancados e maltratados nos circos. O lado não muito bom é que esses animais acabam perdendo suas características e se tornam extremamente dependentes dos humanos. De toda maneira não há o que se fazer em relação aos animais tirados dos circos.(Fonte: Gazeta do Povo) Leonardo Bezerra

Enquete para esta semana: Você criaria um animal selvagem dentro de casa? Resultado da enquete:
Não: 2 votos
Sim: 10 votos
Só em ultimo caso para salvá-lo: 6 votos
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -





2 comentários:

Juliano disse...

Muito bacana a atitude, mas sei lá... de qualquer jeito são animais selvagens e o instinto pode imperar em algum momento. Que eles consigam realmente grana para bancar, porque R$ 1500/ mês por animal não é para qualquer um... abs

30 de agosto de 2009 14:20
wo-hoo disse...

se eu pudesse, criaria um leao!
http://wo-hoo.blogspot.com/

31 de agosto de 2009 17:38

Faça parte do Jornal Defesa dos Animais

Ajude-nos a melhorar ainda mais preenchendo este formulário

Entrevistas

Os animais são inocentes

Frases do dia

Ocioso

Conheça nossa página de vídeos

Resumo da Declaração Universal dos Direitos dos Animais

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais da ONU

01 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.

02 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.

03 - Nenhum animal deve ser maltratado.

04 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.

05 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.

06 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.

07 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.

08 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra o animais.

09 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.

10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender