Trending

VOCÊ CRIARIA UM ANIMAL SELVAGEM DENTRO DE CASA?

Com as leis de proteção animal cada vez mais severas no Brasil e com leis específicas e campanhas como as que proíbem animais em circos, muitos desses animais são abandonados ou então doados aos zoológicos. Outras vezes são até mesmo doados a particulares. Então, não será mais nenhuma novidade a presença de algum animal selvagem numa residência. O que acontece é que para manter esses animais não é para qualquer um. Depois de nascer um vínculo afetivo, então seus donos não sabem mais desfazer-se do bicho e a solução é arcar com as despesas e trabalheira que dá sua manutenção como alimentação e cuidados.

De toda maneira, o destino desses animais selvagens no Brasil é incerto e todos não muito agradáveis. Resta mantê-los confinados nos zoológicos ou em mãos de algum criador particular. Como já são domesticados e mesmo porque seu habitat natural não é no Brasil, não há como solta-los na natureza, o que seria o ideal. Assim, só resta a convivência com os humanos.

Foi o caso de Ariel, um leão de 5 meses e dois tigres, Tomzinho e Keren Apuc, adotados pelo casal Ary e Raquel Borges da Silva, residentes no Parque Industrial Bandeirantes II em Maringá, Paraná.

Por sorte, além da paixão pelos animais, o casal já tinha um canil onde haviam iniciado a criação de cães, e, portanto, espaço disponível para os novos moradores.
Além dos filhotes o casal tem ainda os tigres Tom e Shang, Menina mãe de Ariel e um casal de leões, Reuel e Lala. Os primeiros animais foram doados por circos e fazendas há três anos. Menina foi a última a chegar estando naquela ocasião grávida de Ariel.

Ary informa no jornal Gazeta do Povo, que alguns desses animais adultos foram maltratados antes de chegar ao canil, mas que agora são todos muito bem cuidados e que seu objetivo é preservar as espécies. Ele usa técnicas de adestramento de cães. Na reportagem do referido jornal ele explica: “No início fui criticado pelas ONGs, mas agora eles apóiam o resultado.” Explica também que pretende fazer uma viagem aos Estados Unidos para fazer um curso de adestramento.

Para o IBAMA, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, a criação é legal e autorizada. E funcionários do instituto vistoria o local com freqüência.

Alimentação
Criar os animais selvagens apresenta vários problemas. Um deles é com referência sua grande energia. Esses animais procuram brincar e gastar energia. Quando as brincadeiras são com os humanos há sempre risco de uma mordida um pouco mais forte ou um arranhão, mesmo sem intenção de ferir por parte do animal. Contudo a grande dificuldade para quem resolve criar um desses animais é sua alimentação. No caso específico, quando estão com fome os filhotes emitem um rugido agudo para avisar. No caso dos filhotes seu cardápio é composto por leite, água de coco e carne. Para os cinco animais adultos seu cardápio é sempre de muita carne. Chegam a comer até sete quilos por dia. Em determinado momento seus donos gastavam R$ 50 por dia, mas agora com o recebimento de doações as despesas diminuíram. Quem vive mesmo na boa vida é o leãozinho Ariel, com 35 quilos, chega mesmo a dormir na cama com o casal.

O lado bom é que melhor domesticados que espancados e maltratados nos circos. O lado não muito bom é que esses animais acabam perdendo suas características e se tornam extremamente dependentes dos humanos. De toda maneira não há o que se fazer em relação aos animais tirados dos circos.(Fonte: Gazeta do Povo) Leonardo Bezerra

Enquete para esta semana: Você criaria um animal selvagem dentro de casa? Resultado da enquete:
Não: 2 votos
Sim: 10 votos
Só em ultimo caso para salvá-lo: 6 votos
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -





2 Comentários

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal Defesa dos Animais
Compartilhe