DEFESA DOS ANIMAIS

DEFESA DOS ANIMAIS
As melhores reportagens sobre defesa dos animais

FELINOS

FELINOS
Conheça as melhores histórias sobre os felinos

ENTREVISTAS

ENTREVISTAS
Conheça o trabalho de pessoas que amam os animais

CÃES

CÃES
Incríveis histórias com os cães

HAITI; COMO SERÁ A AJUDA AOS ANIMAIS VÍTIMAS DO TERREMOTO

21/01/2010

O salvamento de animais de catástrofes nunca foi fácil. Porque quando elas ocorrem, as pessoas estão em primeiro lugar. Numa tragédia como a do Haiti isto será ainda mais difícil ou quase impossível. Isto porque o país está em completo caos, fora de controle. Autoridades simplesmente desapareceram e as pessoas andam de um lado para outro desorientadas e só pensando na sobrevivência. Outras há que se aproveitam da ocasião para saques, roubos e violência. Diante desse caos total como é possível alguma organização pensar nos animais?

Verificando centenas de fotos da tragédia e dos dias seguintes ao fato só foi possível encontrar-se uma foto de um animal de rua ou abandonado em Porto Príncipe. Parece que os animais simplesmente desapareceram. Certamente, tirando-se os que morreram, a maioria deve estar escondidos entre os escombros ou fugiram.

Os animais do Haiti provavelmente são os que mais sofrem em todo o continente americano. Sendo o país mais pobre das Américas isto trás conseqüências diretas para os animais domésticos. Quando as pessoas não tem nem como cuidar de si mesmas, como poderão cuidar de seus animais?


Coalizão de Ajuda aos Animais do Haiti


Apesar das imensas dificuldades que a situação apresenta, várias entidades de proteção animal do mundo se prontificaram a ajudar. Assim a WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal) e o IFAW (Fundo Internacional para o Bem Estar Animal) irão trabalhar em conjunto para ajudar os animais por meio de uma Coalizão de Ajuda aos Animais do Haiti. Claro que todas as organizações de proteção animal estão convidadas a participar.


Como será feito o trabalho de ajuda aos animais


Segundo informações da WSPA, as equipes irão trabalhar com uma clínica móvel doada pela Sociedade Humanitária de Antigua e Barbuda. A WSPA e o IFAW estão arrecadando os meios para equipar a clínica e enviá-la por navio de Antigua para a afiliada da WSPA na República Dominicana, Sociedad Dominicana para La Protección de Animales, de onde cruzará a fronteira para o Haiti. Resta saber se até que isto ocorra ainda haverá algum animal para salvar no país devastado pelo terremoto.


Outras organizações

Também outras organizações como a Best Friends Animal Society estão promovendo campanhas para arrecadar fundos para os animais do Haiti. As pessoas estão sempre dispostas a colaborar. No caso do Haiti, o difícil e fazer chegar a meio daquele caos total alguma forma de ajuda. Isto provavelmente só ocorrerá depois que toda a situação do país tiver se normalizado, o que vai levar tempo.


A WSPA


É a Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) a maior federação de organizações de bem-estar animal. Com parcerias em mais de mil ONGs afiliadas em 156 países, trabalha para criar um mundo onde o bem-estar animal importe e os maus-tratos contra os animais tenham fim. Apóia e desenvolvem campanhas públicas, trabalho legislativo, projetos com embasamento científico e iniciativas inovadoras em educação. Com suas afiliadas, governo e agências internacionais, também auxiliam animais em regiões afetadas por desastres, segundo site da ONG. Leonardo Bezerra

4 comentários:

Vivian Lima disse...

Primeiramente parabéns pelo Blog! Que bom saber que não esquecem dos animais mesmo nestas catástofres, afinal animal também sente medo e dor e é muito bom saber que há pessoas que se preocupam com isso e não os tratam como meros objetos. Abs!

26 de janeiro de 2010 17:57
Comunicação Digital - WSPA Brasil disse...

www.wspabrasil.org

No site da WSPA Brasil você poderá saber mais sobre como ajudar os animais afetados pelo terremoto no Haiti e utilizar nossas ferramentas para deixar seu comentário.

27 de janeiro de 2010 10:01
Claudia Lawrence disse...

Hi, ur blog is really nice and interesting, i truly like & enjoy it. I just wanna suggest that u should go for blog advertising & marketing there is a website which is offering very unique features at affordable prices. There are Expert advertising teams who will promote ur blog & affiliate ads through all over the networks. All u have to do is submit your blog plus pay affordable prices and rest leave it to Advertising Team for Promotion & Marketing then see how u enjoy a lots of quality traffic plus good readers to ur blog. Finally I have bookmarked ur blog & also shared with my friends hope u have a wonderful day & !!happy blogging!!.

28 de janeiro de 2010 15:41
Conceição Ramos disse...

Pode parecer mal a muitos, mas apesar de ver o sofrimento das pessoas, as quais tive a minha comparticipação de ajuda, uma das questões que me coloquei logo foi essa, "como será agora com os animais?", porque são sempre as maiores vitimas, será que alguém pensou neles?

4 de fevereiro de 2010 15:05

Faça parte do Jornal Defesa dos Animais

Ajude-nos a melhorar ainda mais preenchendo este formulário

Entrevistas

Os animais são inocentes

Frases do dia

Ocioso

Conheça nossa página de vídeos

Resumo da Declaração Universal dos Direitos dos Animais

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais da ONU

01 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.

02 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.

03 - Nenhum animal deve ser maltratado.

04 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.

05 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.

06 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.

07 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.

08 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra o animais.

09 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.

10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender