Trending

TERREMOTOS PODEM SER PREVISTOS PELOS ANIMAIS

Diante de grandes tragédias como a que abalou o Japão onde se perderam centenas de vidas, fica novamente a pergunta: Os animais conseguem mesmo prever terremotos? Os fatos comprovam que realmente isso é possível e tem acontecido, mas o que acontece é que os humanos não ligam muito para esse fato. De toda maneira, para aqueles que ainda tem dúvidas, um vídeo mostra o momento exato em que um cão labrador sai em disparada momentos antes de um tremor.

É impressionante como o cão chamado K9 que estava sossegado deitado no meio do escritório, de repente, sente que algo vai acontecer e sai em disparada. Segundos depois começa o tremor e pessoas saem correndo em busca das saídas. Logo as coisas começam a cair por todos os lados. O fato aconteceu nos Estados Unidos  comprovando essa incrível capacidade que tem os animais para prever as catástrofes naturais.

Na verdade, o histórico de catástrofes anunciadas pelos animais é extensa e freqüente, vem desde a antiguidade até nossos dias. Vista por uns como coincidência, por outros como instinto animal e explicado de várias maneiras pela ciência. De toda maneira um fato é certo; os animais sabem o que vai acontecer antes de nós.

O que dizem os cientistas:
Os cientistas podem detectar alguns sinais que mostram as possibilidades de um terremoto, como as pressões sísmicas, modificações dos campos magnéticos, inclinação do solo, etc. Mas todas estas técnicas não permitem prever com exatidão se acontecerá e quando o terremoto.

Os animais, além de saber o que vai acontecer, sabem quando e dão o aviso com horas de antecedência. Pesquisadores estudam como os cães parecem saber dos terremotos horas antes dos primeiros tremores. Mas não estão bem certos de como isso acontece. Horas antes os cães começam a andar de um lado para o outro, ficam inquietos e latem para o vazio. Em alguns casos tentam fugir do lugar.

Segundo o veterinário PhD Robert Eckstein, estudioso do comportamento animal no departamento de biologia da Warren Wilson College, em Asheville, Estados Unidos, “Eles sentem aspectos do mundo real que nós não temos conhecimento.” O incrível é que mesmo diante de tantas comprovações as autoridades ainda permitem que pessoas morram simplesmente porque não querem acreditar nos animais.

Pequeno histórico do aviso dos animais:
Em 28 de fevereiro de 2001, um grupo numeroso de gatos se escondeu sem motivo aparente 12 horas antes de um terremoto – que chegou a 6.8 na escala Richter – atingir a área de Seattle. Uma ou duas horas antes, outros animais se comportaram de forma ansiosa ou “enlouquecida”, enquanto alguns cães latiram desesperados antes do terremoto chegar. Até mesmo cabritos e outros animais demonstraram sinais de temor.

No grande terremoto de Lisboa em 1755, o filósofo alemão Immanuel Kant observou que uma multidão de minhocas foi vista sair do subsolo perto de Cadiz, ao Sul da Espanha, oito dias antes do desastre atingir a cidade portuguesa.

Em 25 de junho de 1966, os moradores da cidade de Parkfield, na Califórnia, Estados Unidos, foram invadidos por cobras cascavéis. Eles não entendiam por que os répteis fugiram das colinas. A resposta chegou dois dias depois quando a área foi atingida por um terremoto.

Na noite anterior ao terremoto de Sylmar, em 9 de fevereiro de 1971, diversas patrulhas policiais descreveram haver visto um grande número de ratos correndo pelas ruas de San Fernando, na Califórnia, Estados Unidos. A polícia também recebeu numerosas reclamações de cachorros latindo e uivando durante várias horas antes que o terremoto acontecesse às 6h01min.

Em 22 de fevereiro de 1999, pequenos antílopes fugiram da região montanhosa austríaca do Tyrol para os vales, algo que eles não costumavam fazer. No dia seguinte, uma avalanche devastou a vila austríaca de Galtur no Tyrol, matando dezenas de pessoas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, muitas famílias na Grã Bretanha e Alemanha se preveniam dos ataques aéreos observando o comportamento dos seus animais de estimação. Estes sinais de alerta aconteciam quando os aviões inimigos ainda estavam a centenas de quilômetros de distância, muito antes que os animais pudessem ouvi-los. Em Londres, alguns cães podiam até prever a explosão dos foguetes alemães V-2. Estes mísseis eram supersônicos e não podiam ser escutados com antecedência. Leonardo Bezerra

Escala Richter: Efeitos do terremoto
De 0,0 a 1,9
Não é sentido. O tremor de terra pode ser detectado apenas por sismógrafos
De 2,0 a 2,9
Não é sentido, no entanto objetos pendurados podem balançar
De 3,0 a 3,9
Comparável à vibração de um caminhão passando próximo
De 4,0 a 4,9
Pode quebrar janelas e derrubar objetos pequenos ou desequilibrados
De 5,0 a 5,9
Ocasiona pequenos danos em edificações. A mobília se move reboco da parede cai.
De 6,0 a 6,9
Dano a construções fortes, dano severo a construções fracas
De 7,0 a 7,9
Terremoto de grande proporção. Prédios saem das fundações; rachaduras surgem na terra, tubulações subterrâneas se quebram
De 8,0 a 8,9
Terremoto muito forte. Pontes se rompem; poucas construções resistem de pé. Não há um limite para a escala, mas, de 8 graus em diante, os efeitos devastadores são sentidos em um raio de centenas de quilômetros.
Acima de 9,0
Destruição quase total; ondas se movendo pela terra são visíveis a olho nú. Os efeitos de cada abalo sísmico variam bastante devido à distância, às condições do terreno, às condições das edificações e de outros fatores.

Vídeo incrível mostra que momentos antes do tremor o cão percebe o que vai acontecer




Share
|






1 Comentários

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal Defesa dos Animais
Compartilhe