Trending

ABRIGO PARA ANIMAIS NA CHINA; HISTÓRIA INCRÍVEL DA CHINESA QUE MANTÉM 1500 CÃES E 200 GATOS

Esta é uma dessas histórias incríveis que só mesmo os defensores dos animais podem entender. É uma história de muita determinação. Trata-se da história da chinesa Ha Wenjin que mantém um abrigo para 1500 cães e 200 gatos justamente na China, um país que não tem a menor consideração pelos animais. Se no mundo ocidental manter um pequeno abrigo já é difícil, imagine como não deve ser o sacrifício e abnegação dessa heroína dos cães e gatos chineses.


A história foi reportada pela primeira vez em 2006 pelo LIFE Magazine e desde então tem sido acompanhada por várias mídias em várias partes do mundo.

Na verdade é uma história de sacrifício. Há Wenjin abandonou o emprego, vendeu sua casa, jóias e carro para construir um abrigo para cuidar dos animais.


Há Wenjin, de meia idade, conta que começou com alguns cães que ela cuidava em seu tempo livre, mas com o tempo o número de animais foi crescendo e assim ela teve que desistir de sua profissão e dedicar-se totalmente aos cães. De repente ela já estava com uma quantidade muito grande de animais, com dez funcionários cuidando dos cães e mais dois cuidando dos gatos.


Claro que o abrigo é clandestino já que o governo chinês não apóia esse tipo de iniciativa. Ao contrário, o governo recuperou o terreno onde o abrigo foi construído e exigiu que ela saísse com seus animais. Foi um momento de tensão, Ha Wenjin tinha que encontrar um terreno grande o suficiente e longe dos centros urbanos, por causa do barulho que os cães fazem o tempo todo. Por sorte ela conseguiu encontrar um local adequado na aldeia de Houyu, bastante longe.


A segunda tarefa era encontrar voluntários e meios para transferir os animais para o novo local, mas isso também foi superado com ajuda de pessoas e de quatro ônibus. Sua vida é totalmente dedicada aos animais de rua, cães e gatos que aparecem são sempre bem vindos. Cabe lembrar que na China esses animais fazem parte do cardápio e conseguir sobreviver já é uma façanha e tanto.


Já em 2006 quando da reportagem do LIFE Magazine, tinha sido calculado que os gastos para manter o abrigo eram em torno de 37.500 dólares por ano, no momento, com mais do dobro de animais pode-se imaginar quão difícil é para Há Wenjin manter os animais cuidados e alimentados. Sem receber nada do governo. Conta com a ajuda de voluntários que fazem doações para manter o abrigo. 


Esta chinesa é um exemplo para as pessoas do ocidente que tem muitos recursos, incluindo a ajuda dos governos, apoio da sociedade e mesmo assim nada fazem pelos animais, e os poucos que fazem algo, são criticados e vistos como se fossem pessoas de outro mundo. Leonardo Bezerra



2 Comentários

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal Defesa dos Animais
Compartilhe