DEFESA DOS ANIMAIS

DEFESA DOS ANIMAIS
As melhores reportagens sobre defesa dos animais

FELINOS

FELINOS
Conheça as melhores histórias sobre os felinos

ENTREVISTAS

ENTREVISTAS
Conheça o trabalho de pessoas que amam os animais

CÃES

CÃES
Incríveis histórias com os cães

ANIMAIS RESGATADOS DAS ENCHENTES; VÍDEO MOSTRA COMO ESTÃO SENDO CUIDADOS

18/01/2011

Animais resgatados das enchentes em Teresópolis continuam recebendo cuidados especiais. Logo que chegam passam por uma triagem veterinária, são vacinados e vermifugados, passam por raios-X ou são medicados até a recuperação. 

Além desses cuidados da área de saúde há um trabalho de voluntários com terapia anti-estresse. Isto porque, além do trauma do abandono e do resgate, encontram-se num ambiente diferente junto com muitos outros animais.

A terapia consiste em levar cada um dos animais para um passeio além de que recebem muito carinho e atenção. De certa forma o pessoal está fazendo o máximo possível dentro das possibilidades do local.

Outro cuidado é a divulgação para a adoção, pois a maioria não tem mais dono ou não é possível encontra-los. Haviam sido adotados 20 cães, o que é pouco se levando em conta a grande quantidade.

Entre todos os cães resgatados, o que mais chamou a atenção foi o vira-lata Caramelo, que passou dois dias ao lado do túmulo da dona. Cristina Maria Cesário Santana, morta em decorrência das enchentes. O animal tem um sentido de fidelidade muito grande, semelhante aos dos grandes personagens caninos como um outro chamado Canelo, na Espanha, (história já contada aqui) que aguardou por seu dono por dez anos na porta de um hospital e também história muito parecida com a do cão Hachiko, no Japão, que durante vários anos ia todos os dias esperar seu dono na estação sendo que este havia falecido.

O Caramelo de Teresópolis não teve que esperar tanto tempo, mas certamente o faria, pois mostrou ser muito dedicado. Foi adotado domingo por uma família da Barra da Tijuca e certamente terá boa vida daqui para frente.

Há ainda a situação dos gatos, ainda mais difícil do que a dos cães, pois são mais sensíveis e não podem ser misturados com os cães no abrigo.

Mesmo depois de uma semana o tema das enchentes e do salvamento de animais continua preocupando muito as pessoas de todo o país que amam os animais e tem o maior interesse em ajudar e em saber da situação dos animais. Tanto é que, além de nossos leitores assíduos, nesses dias tem surgido uma quantidade muito grande de pessoas que procuram aqui e em todos os outros meios, informações sobre a situação dos animais das regiões das enchentes. A mídia regular não tem se preocupado muito com este aspecto, apenas pequenos textos são divulgados de forma rápida.

Apesar do pouco interesse da mídia sobre os animais, as imagens que marcaram a tragédia para o mundo estão ligadas aos animais. Uma delas é a própria foto do Caramelo junto à cruz. Outra imagem que correu o mundo foi da mulher resgatada quando da tentativa de salvar seu cãozinho da enchente.

Assim, hoje vamos ficar com dois vídeos muito marcantes. O primeiro é sobre os cuidados que os animais estão recebendo no abrigo pela ONG local e voluntários. O segundo é o vídeo da mulher resgatada, dessa vez na íntegra. Leonardo Bezerra

Cuidados aos animais no abrigo


mulher fica com seus cãezinhos até o último momento



atualização


1 comentários:

_SaH_ disse...

Leonardo adoro suas matérias, são muito lindas e causam sentimentos lindos e puros nas pessoas que tem coração. Só passei para desejar que nunca deixe de passar essas informações a todos, pois isso faz a força, isso faz a diferença! E juntos lutaremos para informar essa ignorância que é a população maldosa. Continue sempre assim! há, e o meu banner está com endereço do blog antigo, se puder mudar com imenso favor, agradeceria. Está como euamoanatureza.wordpress.com, mas não é mais esse e sim é http://www.euamoanatureza.com
abraços!

26 de janeiro de 2011 20:20

Faça parte do Jornal Defesa dos Animais

Ajude-nos a melhorar ainda mais preenchendo este formulário

Entrevistas

Os animais são inocentes

Frases do dia

Ocioso

Conheça nossa página de vídeos

Resumo da Declaração Universal dos Direitos dos Animais

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais da ONU

01 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.

02 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.

03 - Nenhum animal deve ser maltratado.

04 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.

05 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.

06 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.

07 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.

08 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra o animais.

09 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.

10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender