DEFESA DOS ANIMAIS

DEFESA DOS ANIMAIS
As melhores reportagens sobre defesa dos animais

FELINOS

FELINOS
Conheça as melhores histórias sobre os felinos

ENTREVISTAS

ENTREVISTAS
Conheça o trabalho de pessoas que amam os animais

CÃES

CÃES
Incríveis histórias com os cães

GATO ENCONTRADO COM UM FERRO ESPETADO NAS COSTAS, UMA HISTÓRIA COM FINAL FELIZ

06/02/2011

Esta é uma história comovente. É a história de um gato, mas ao mesmo tempo é a história dos seres humanos. É uma história que representa o bem e o mal. De um lado, pessoas cruéis, insensatas, o maior lixo que pode haver entre os seres humanos, de outro, o contrário, uma minoria que representa o bem; pessoas sensíveis aos sofrimentos, à dor, à ética, cheias de bondade e compaixão, palavras já tão esquecidas entre os humanos, mas que ainda sobrevivem entre uma minoria que não se deixa abater e apesar de tudo e de todos, praticam o bem.

A história de Salvador, o gato, aconteceu em Portugal, envolvendo pessoas que amam os animais e a ONG Animais de Rua, uma entidade que retira os animais das ruas para lhes prestar ajuda como castração e outros cuidados evitando assim a proliferação de animais abandonados.

Certamente durante estas atividades o que não falta para o pessoal de Animais de Rua são histórias comoventes, mas o caso de Salvador ultrapassou todos os limites da crueldade pela qual um animal pode passar nas mãos dos seres humanos.

Salvador foi encontrado com um ferro espetado e torcido em volta do dorso, esmagando-lhe os órgãos internos. Algo feito de propósito para que o animal não conseguisse retirar o ferro. Uma crueldade monstruosa impossível de se descrever.

O gato se encontrava no local já há vários dias e a cuidadora da região já tinha se dirigido a várias pessoas e instituições, inclusive a uma clinica veterinária, mas sem êxito. Parece que ninguém queria ajudar o gato em seu sofrimento.

O animal tentara desesperadamente tirar o ferro ferindo-se ainda mais na tentativa e inclusive machucando com gravidade uma das patas. Foi então que entrou em ação o pessoal do Animais de Rua, num resgate difícil, pois o gato estava apavorado e não deixava ninguém toca-lo. Mesmo assim, o pessoal conseguiu com que ele entrasse numa das armadilhas usadas pela ONG para pegar os animais a serem tratados e assim foi levado imediatamente a uma das clinicas que tem convenio com a entidade.

Depois de tratado e estabilizado, veio o orçamento que ficou em 250€ e o Animais de Rua começou a solicitar donativos. Segundo a referida entidade, foi grande a generosidade das pessoas que ficaram comovidas com a história. Entretanto, apesar da bondade das pessoas pela causa do gato Salvador, o pessoal da ONG afirma que o caso foi tão chocante que os fizeram perder um pouco a fé no ser humano.

Segundo informações de atualização do site de Animais de Rua de 13-01-2011, Salvador passou por uma cirurgia para retirada do ferro e da pele no local e amputação de dois dedos da pata que sofreram ferimentos quando ele tentou retirar o ferro. Foi também encontrado chumbo numa das patas. Durante a operação aproveitou-se a anestesia para esterilizá-lo.

Salvador está no momento com uma família de acolhimento temporário, onde ficará por um longo tempo de pós-operatório, mas está se recuperando muito bem e certamente logo poderá levar uma vida normal e ser adotado por mais uma dessas pessoas generosas que teimam em não deixar o mal prevalecer.

Esta história, com um final feliz, mostra que o bem, apesar de esquecido, continua vencendo. Enquanto houver no mundo uma única pessoa com o coração tão imenso como os participantes do Animais de Rua, vale a pena viver. (Fonte: informações gentilmente cedidas por Maria Pinto Teixeira do Animais de Rua) Leonardo Bezerra

2 comentários:

Blog da Rutha disse...

Inacreditável como existem pessoas que ainda tratam os animais desta forma. São pessoas que não sabem o que é o amor não apenas pelos animais mas acima de tudo pela humanidade.
Espero que o gatinho encontre uma família que lhe dê muito carinho.
Laís

7 de fevereiro de 2011 14:20
Adriana Helena disse...

LEONARDO! Estou estarrecida com esta história triste.. que pessoas malvadas... como podem ser tão cruéis? Até chorei pelo pobre gatinho...
Mas ainda bem que Existem pessoas boas neste mundo que ajudaram o SALVADOR..
Ele vai ficar bem e encontrar uma família que lhe dê muito carinho...
Abraços amigo!!

17 de outubro de 2011 11:55

Faça parte do Jornal Defesa dos Animais

Ajude-nos a melhorar ainda mais preenchendo este formulário

Entrevistas

Os animais são inocentes

Frases do dia

Ocioso

Conheça nossa página de vídeos

Resumo da Declaração Universal dos Direitos dos Animais

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais da ONU

01 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.

02 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.

03 - Nenhum animal deve ser maltratado.

04 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.

05 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.

06 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.

07 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.

08 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra o animais.

09 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.

10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender