Trending

DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS; ATIVISTAS SE PREPARAM PARA AS COMEMORAÇÕES

Por: Leonardo Bezerra
O dia mundial dos animais, 04 de outubro, começa a agitar as ONGs, organizações e pessoas de todo o mundo para as comemorações de 2011. A cada ano que passa, os animais conseguem mais adeptos, pessoas que se preocupam por seu bem estar e por suas vidas. Hoje, não são apenas pessoas comuns que lutam pela causa animal; políticos, artistas, cientistas e todo tipo de personalidades estão cada vez mais envolvidos na luta pelos direitos dos animais.

Parece que finalmente a humanidade começa a trilhar o caminho do bem, percebendo a importância pacífica que deve existir entre os humanos e todo o resto da criação. Infelizmente ainda há uma classe de pessoas que vivem mais pelo estômago e não pelo cérebro, são os industriais dos diversos ramos da exploração animal, desde circos, rodeios, zoológicos e todo tipo de diversão as custa dos animais, até a indústria da crueldade, como a matança para a indústria da alimentação, a indústria das peles, os testes com animais e muitas outras que tornam a vida desses nossos irmãos um inferno.

Para incentivar as novas gerações para uma visão diferente e justa sobre os animais, a cada ano é comemorado no dia 04 de outubro, o dia mundial dos animais. Uma série de atividades; desde palestras, até passeatas, marcam esse dia muito especial para todos os ativistas.

O Dia Mundial dos Animais surgiu em 1931 em Florença, Itália. A idéia inicial criada por ecologistas era a preocupação com os animais em extinção. O dia não podia ser outro senão o 04 de outubro, dia de São Francisco de Assis, patrono dos animais e mais recentemente também patrono da ecologia, isto porque em todos os tempos foi o santo que mais entendeu toda a criação de Deus, desde as criaturas inanimadas até os animais mais perfeitos e belos. Com o passar do tempo, com o aprofundamento do estudo da ética e de várias ciências ligadas à natureza, a idéia de certa forma romântica do início, ganhou peso e base científica chegando no momento a ser encarada como uma questão de sobrevivência da humanidade. Não é mais possível desvincular a destruição do planeta ao uso da indústria de exploração animal.

O lado trágico dos animais é promovido pelo homem e o lado bom do homem é promovido pelos animais que só lhes dão alegria e satisfação. Quantas pessoas idosas tem num animal sua única companhia e conforto, quantas crianças tem no animal um estímulo para o carinho e o bom caráter. Quantos já foram salvos por animais em desabamentos e catástrofes das mais diversas, quantos são os animais de guarda e de companhia, enfim, o bem que os animais proporcionam é imenso ao mesmo tempo em que o mal promovido pelos homens aos animais parece ser ainda maior. A indústria da morte animal, verdadeiro holocausto legalizado aonde milhões vão diariamente ao matadouro unicamente porque são vistos como geradores de riquezas e não como vidas que sentem o mesmo que os humanos.

O dia mundial dos animais, não pertence a alguém ou organização, é para toda a humanidade. Mas para organizar melhor os eventos, dando dicas de como fazê-los e incentivando a todas as pessoas e organizações que lutam em defesa dos animais, surgiu no Reino Unido em 04 de outubro de 2003, o site do Dia Mundial Animal, que vem incentivando e ajudando os eventos de todo o mundo a se organizarem. Desde então o site World Animal Day, só tem crescido em número de apoiadores e participantes que encontram lá, inspiração e ótimos materiais para a preparação das comemorações do dia Mundial dos Animais.



Participação do Jornal Defesa dos Animais

O Jornal Defesa dos Animais, que em outros anos participou desse dia, com artigos especiais, este ano vai fazer algo diferente. Estaremos aqui divulgando as opiniões de nossos leitores sobre o que pensam sobre os animais.

Também estaremos divulgando fotos e tudo o mais que recebermos dos leitores para o Dia Mundial dos Animais.

Como será a participação do leitor:

Escreva para nosso e-mail respondendo a seguinte pergunta:

Qual a importância dos animais em sua vida?

Se desejar, junto com sua resposta pode enviar também foto sua, de seus animais, de eventos, etc. tudo será bem vindo e publicado. Essa será a sua maneira de mostrar ao mundo que você ama os animais e se preocupa por eles. Participe.

Comemorações na Rádio Defesa dos Animais.

No dia 04 de outubro, a RDA apresentará um programa especial sobre o dia dos animais, com entrevistas, depoimentos de nossos leitores e tudo mais que recebermos de nossos leitores e ouvintes.

Estamos fazendo a mesma pergunta também através de outros meios como o grupo da Rede Bichos, Facebook, etc.

Fotos do Dia Mundial dos Animais de 2010 de diversas partes do mundo enviadas ao site World Animal Day











Algumas respostas que já recebemos através do grupo da Rede Bichos:

Cherrizette Domingues Silva
Na minha casa os meus bichinhos, são a minha família, já fazem parte dela, são meus filhos, só me trazem alegrias, e me dão muito amor, o amor verdadeiro!!!

Ana Claudia de MenezesFranco
O animais são nossos irmãos, criados pelo mesmo Pai. Sentem dor, fome e frio como nós. Estão também em evolução, transformando instinto em sentimentos, enquanto muito de nós estão estacionados no instinto selvagem, com dificuldade de domínio sobre a fera que permanece viva e dominadora na maioria dos seres ditos humanos. Tudo em a Natureza foi criado pra viver em harmonia, interagindo e evoluindo para Deus. Mas parece que quando o homem adquiri o raciocínio esconde, encobre, os sentimentos que existem em essencia em todos nós......mas como não existe a fatalidade vamos crescer e evoluir toda a criação, o homem querendo ou não, vamos todos nos amar !!!!!

Eliana Toledo
Os animais são criação Divina e merecem ser respeitados.
Hoje os animais representam mais uma razão para a minha existência.
A forma mais sublime de amor, expressada incondicionalmente.
Com eles aprendo todos os dias a ser uma pessoa melhor..

LUCILIANA MIRANDA
Animais: Anjos em minha vida!!
Animais são sinônimo de paixão, companheirismo, amor incondicional, paz espiritual... Nos faz sentir, como se fossemos eternas estrelas de primeira grandeza. São mestres do bem.

KATTY METRAN
"Animais ...Amor,         
                 Nada pedem em troca,
                 Irmãos sem igual,
                 Mostram fidelidade no seu todo,
                 Amigos incondicionais,
                 Inteligentes na sua ingenuidade,
                 Sofrem quando o DITO SER HUMANO os fere! ".
                                                      A
                                                      N
                                                       I
                                                      M
                                                      A
                                                       I
                                                       S.
Meus amores incondicionais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

Patricia Keley Delmondes Cabral
Os animais são fundamentais para mim. São incondicionais, amorosos, puros e leais, sentimentos estes que o próprio Ser Humano desconhece faz tempo...
Acredito  que temos muito a aprender com eles, pois são anjos de luz que Deus colocou nesta terra para nos ajudar nesta jornada.

Maria do Socorro Nascimento
Toda vida no planeta é importante p mim, qt aos animais Deus  nos deu a missão de zelar por eles.

Marisa de Oliveira Galante Reple
Os animais de outras espécies sao importantes para mim por duas razoes:primeiro antes de eu amar eles,independente de eu gostar deles,todos tem direito a vida e a viverem com dignidade simplesmente pq sao seres vivos como nos.E enfeitam o mundo ,distribuem alegria e amizade sincera.Temos que fazer manifesto mega por eles mesmo.

Deborah Matt
Animais não podem se defender sozinhos das maldades humanas!
Portanto, nosso dever é protegê-los
amá-los e respeitá-los!
Eles nos dão muito mais em troca do que podemos dar a eles!
FAço tudo que posso pela Proteção Animal!
Começando pela nossa postura frente ao mundo,
será o respeito e apoio que conseguiremos conquistar!

Suzana Netto
Totalmente importante em  minha vida sem eles o mundo seria sem sentimento , pois são  eles que expressão o verdadeiro  Amor , eles amam incondicionamente e só pedem carinho  , são a alegria , a  felicidade .
Para mim são seres de  altissima Luz , são anjos na terra .

Kassio de Sousa Gomes 
Na minha vida eles tem uma super importância, trazem alegria, amor, carinho, amizade, tudo da forma mais pura e sincera do mundo. Não aguentaria viver sem meus gatos, meu cachorro, enfim sem eles minha casa seria muito mais triste, com certeza!

Participe do Dia Mundial dos Animais – Escreva-nos respondendo a seguinte pergunta:

Qual a importância dos animais em sua vida?

Envie sua resposta, fotos e tudo o mais que desejar para:
Dia Mundial dos Animais - jornalanimais@gmail.com
Excluir comentário

2 Comentários

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal Defesa dos Animais
Compartilhe