Trending

COMO SERÁ O ANO DE 2012 PARA OS ANIMAIS NO BRASIL?

Por: Leonardo Bezerra
2012 para os animais no Brasil será sem dúvidas marcado pelo crescente uso das redes sociais e mídias ligadas à internet. Nada passa despercebido aos milhares de defensores dos animais sem que um grito de alerta seja dado através desses meios. Isso é bom, entretanto, fala-se muito, faz-se pouco.

Para se entender melhor o que vem pela frente, é necessário visualizar de forma geral o que aconteceu em 2011, pois o que veremos nada mais é do que a continuação de ações já começadas.

Ficou bastante claro o poder das redes sociais durante o ano. O twitaço, as comunicações rápidas pelo Facebook, os e-mails marcaram presença entre os defensores. Apresentadores de televisão em outras épocas inatingíveis viram-se de repente na boca do povo por maus tratos aos animais. Teve até mesmo caso ainda mais relevante, quando um participante do programa A Fazenda, se viu na mira dos defensores por dizer que espancava cabras, e foi logo afastado.

Denuncias de espancamentos de animais, maus tratos, e tudo mais também não passou em branco pelo crivo dos defensores. No segundo semestre foram tantos os casos que até a grande mídia teve que embarcar, talvez um pouco contra gosto, nos casos de denúncias de espancamentos. Casos chocantes, como o caso da enfermeira que matou um cachorrinho, já fazem parte dos noticiários, que antes só tratavam de roubos, assassinatos, trafico e por ai afora.

A grande mídia também não teve como escapar de casos grandes e chocantes como a morte do bezerro no rodeio de Barretos, que gerou protestos e até leis em defesa dos animais de rodeio. O abandono de animais de circos, o tradicional tráfico de animais silvestres, a caça proibida e muito mais passaram a ser rotina em meios que antes se dedicavam a outros delitos.

O pessoal da grande mídia parece que de repente ficou bonzinho, não só pelo fato de noticiar esses acontecimentos como também no cuidado com as palavras usadas nos programas. Uma palavra errada e alguém já está perdendo audiência o criando grande confusão. Nem mesmo o Rei Roberto Carlos escapou. Ídolo de milhares de pessoas com mais de 40 anos, teve a idéia de aplicar seu dinheiro numa grande empresa de criação de gado para abate. Esquecendo que praticamente todos seus fãs são pessoas na idade de ter animais de estimação, entre eles muitos defensores, o que gerou protestos e a fuga desses fãs.

Na política os animais estiveram o tempo todo em pauta. Esse ano foi marcado por um grande número de leis aprovadas, projetos e criação de comissões de todos os tipos a favor dos animais. Em São Paulo o destaque ficou uma vez mais para o vereador Roberto Trípoli, do PV, que não deixou nada passar despercebido no que se refere ao bem estar dos animais, desde a merenda vegetariana nas escolas até projetos relativos ao bem estar animal em geral.


De fora do país, grandes inspirações. Além da tradicional luta da PETA, que já é conhecida de todos os defensores, até organizações menos conhecidas começaram a tomar vulto por aqui, como o “Igualdad Animal”, da Espanha e “AnimaNaturalis” da Espanha e América Latina.

Grande inspiração também para os brasileiros foi o PAN, Partido pelos Animais e pela Natureza, de Portugal. O PAN, fundado oficialmente em 22 de maio de 2009, teve seu início de carreia política só agora em 2011 em 13 de janeiro quando foi inscrito oficialmente. Sua primeira vitória foi obtida com um deputado eleito na Região Autônoma da Madeira, Rui Manuel dos Santos Almeida.

Novidade também por aqui, foi a criação da Rádio Defesa dos Animais em 06 de março, a primeira do mundo exclusiva para os temas de defesa e direitos dos animais, trazendo a voz dos defensores direto para esse meio através de entrevistas, levando artigos de veterinários e de ONGs para o conhecimento de todos.

As participações de rua também não deixaram por menos. Em várias capitais do país os animais estiveram na boca dos participantes em passeatas de protestos. Caba um destaque especial a Parada VEG, realizada na Av. Paulista, em São Paulo, que desta vez foi grandiosa, numa demonstração de que as coisas estão mudando por aqui.


2012 será a continuação de tudo isso. Portanto, é até bastante fácil fazer-se uma previsão. O Brasil está mudando no que tange à defesa e direitos dos animais. Em apenas um ano, se deu um pulo extraordinário. Ainda há muito que fazer, mas já é um começo.

4 Comentários

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal Defesa dos Animais
Compartilhe