Gosta de gatos?

Gosta de gatos?
Conheça os mais caros do mundo. Link aqui

Consumidor

Consumidor
Indicação de origem animal no rótulo. Link aqui

Cavalos

Cavalos
Situação desses animais em SP. Link aqui

Ouça a RDA, você vai amar!

Ouça a RDA, você vai amar!
Terça Musical aborda tema da falta de água. Link para o site oficial da RDA

PROTETORA ESCREVE LIVRO CONTANDO HISTÓRIAS DE PESSOAS QUE RECOLHEM E AJUDAM OS ANIMAIS

27/01/12

Por: Leonardo Bezerra
Um livro para contar histórias maravilhosas, sobre pessoas igualmente maravilhosas. Aquelas que se preocupam com a sorte e a vida dos animais. Acolhendo-os e as vezes fazendo grandes sacrifícios para defende-los. “Filhos da Alma”, de Rita Andrade, foi escrito igualmente com grandes sacrifícios, inspirado por sua vivência a partir do momento em que ajuda um cachorro de rua, e nisso percebe a grande maravilha que é ajudar uma dessas criaturas que depois a transformou numa verdadeira protetora.

Rita conta sua história através de uma entrevista exclusiva para o Jornal Defesa dos Animais e também para a Rádio Defesa dos Animais, para que milhares de pessoas possam perceber o belo que é defender os animais.

               

Quando começou seu interesse pelos animais?

Desde bem pequena eu gosto muito de animais, especialmente cães e gatos. Cresci convivendo com animais de várias espécies já que meus pais também gostavam. No começo de 2010, percebi que um cão de rua, que vivia próximo a minha casa, não estava bem. Ele sempre era quieto e ficava deitado a maior parte do tempo. Um dia parei o carro e lhe ofereci um pão de queijo, ele se levantou e veio pegar. Foi quando vi que seu pênis estava inchado e gotejando uma secreção escura.

              

Fui embora pensando em como ajudar aquele pobre animal. Liguei para a ONG da cidade que cuida de animais pedindo ajuda para aquele cão, mas pelo telefone a pessoa me contou a dura realidade em que vivia e disse que não poderia recolher mais este animal. Ela me disse que eu poderia ajudá-lo se tivesse interesse e me passou o contato de um veterinário que sempre a ajudava,  foi então que me compadeci daquela criatura abandonada e cuidei dele.


Esta historia é contada na íntegra no meu livro e foi ela que me motivou a escrever o livro, pois fui visitar a sede da ONG e fiquei chocada com a situação daqueles animais e daquela senhora que vivia com eles.

Você tem animais, quais?

Hoje tenho cerca de 20 animais, entre cães e gatos. Recolho, cuido, castro e procuro adotantes.

E como surgiu a idéia do livro FILHOS DA ALMA?

A idéia surgiu a partir deste caso que contei. Fiquei um tempo refletindo qual seria o verdadeiro problema do abandono e como era grande o sofrimento daquela mulher que vivia com cerca de 300 cães num local sem qualquer estrutura. Então eu quis fazer 2 coisas ao mesmo tempo: Sensibilizar as pessoas contra o abandono e gerar receita para a ONF, foi assim que tive a idéia de escrever o livro. Nele conto várias histórias muito parecidas com a minha, de pessoas de varias partes do país que me enviaram e doei toda a renda do livro para a ONG SUPRA aqui de Uberaba.


Fale um pouco sobre o livro.

O livro FILHOS DA ALMA animais que nos tornam mais humanos, tras 29 histórias de resgates e adoções, todas muito comoventes e emocionantes, além de informações sobre os cuidados que devemos ter para com os pets e também informações sobre leis de proteção.
Foi lançado em 19/04/2011, na Câmara Municipal de Uberaba e tem seu prefacio escrito por João Eurípedes Sabino, membro da Academia Mineira de Letras. Foi a realização de um sonho duplo: escrever um livro e ajudar aos animais carentes da minha cidade.

Como é que as pessoas fazem para adquirir o livro?

Quem é de fora de Uberaba precisa efetuar o deposito no valor de R$25,00 na conta da SUPRA - SOCIEDADE UBERABENSE PROTETORA DOS ANIMAIS, Banco Caixa Econômica Federal agencia 0160 conta 15575-9. Após efetuar o deposito, enviar um email para amigosdasupra@hotmail.com , anexando o comprovante do deposito e informando o endereço para o envio do livro.

Temos toda essa dificuldade para vendas porque tive que publicar por minha conta própria, sem editora. Inclusive gostaria de despertar o interesse de alguma editora que possibilitasse mais edições e a venda pela internet, assim nosso livro seria vendido para mais pessoas e de uma forma mais fácil também.

O que é a SUPRA? Como funciona?

Supra é uma ONG que existe desde 1998. Hoje é presidida pela Denise Stefani Max, uma senhora de 56 anos que dedica sua vida exclusivamente aos animais abandonados e precisa de ajuda em todos os sentidos. Recentemente, após árdua batalha junto ao poder publico, a entidade conseguiu a concessão de um terreno de 5 mil metros quadrados onde construiu 10 canis e uma casinha para a Denise morar. Mas falta muito para que a nova sede seja um local apropriado para os cães viverem e aguardarem adoção. Ela ainda não conseguiu a contratação de empregados para o trabalho da ONG e depende de voluntários para tudo. Depende de doações financeiras, de medicamentos, mão de obra veterinária, etc. Enfim, é a mesma realidade que muitas ONGs vivenciam em nosso país, infelizmente.

Como é a situação dos animais em sua região? (cidade)

Muito precária, vivem aos milhares perambulando pelas ruas, se reproduzindo a ermo.

O poder público negligência sua responsabilidade, ignorando a legislação e sendo omisso. Os animais dependem de poucas pessoas, que assim como eu, tomam para si as despesas e tudo mais, para que tenham um pouco de dignidade.

Meu envolvimento na ONG, desde que tive o primeiro contato, tem crescido. Junto com outras voluntarias,  promovemos mensalmente a feira de adoção. Já recolhi e castrei cerca de 50 animais. A maioria foi doada, outros permanecem comigo.

                 

Faço o possível para ajudar nos eventos beneficentes em prol da ong. Atualmente estamos buscando realizar uma festa com presença vip em prol da SUPRA, nos moldes do que foi feito em Uberlândia pelos cantores Bruno (Bruno e Marrone),  Sidnei do Cerrado e Alexandre Pires. As necessidades só aumentam a cada animal que é recolhido.

Você acha que agora após esse grande movimento que houve domingo em todo o Brasil, Crueldade Nunca Mais, as coisas vão melhorar para os animais, ou vai continuar na mesma?

Estou otimista com a evolução da sociedade neste sentido. Percebo que o numero de pessoas, que se importam com a causa, tem crescido significativamente. Temos um caminho longo a percorrer para chegarmos ao ponto de que todos os animais sejam respeitados, mas sinto que as coisas tem mudado e irão mudar ainda mais. Depende das pessoas que as mudanças ocorram e para isso precisamos unir forças e mostrar aos governantes que os animais tem quem os defendam.

Qual é sua mensagem para nossos leitores?

Minha mensagem é a mesma do meu livro:
Cada um pode fazer algo para ajudar um animal abandonado que surge em seu caminho. Custa bem menos do que pensamos.

Jamais compre um animal de estimação e castre todos que possuir e quantos puder recolher das ruas, só assim eles terão mais chances de viverem protegidos e felizes. (Fotos: Cedidas Por Rita Andrade)

2 comentários:

Adriana Helena disse...

Que coisa maravilhosa comemorar 4 aninhos de defesa, proteção e amor incondicional aos animais!
PARABÉNS LEONARDO, PELA SUA DEDICAÇÃO E DINAMISMO NA PROTEÇÃO DOS NOSSOS LINDOS AMIGUINHOS INOCENTES....
Se não existir pessoas de coração puro e totalmente integrada à CAUSA DOS PEQUENOS o que seria do mundo?
Muito obrigada por dispor belos posts sobre a defesa dos animais, inclusive este ao qual subscrevo que é uma história muito interessante de amor e dedicação!!
Abraços amigo e PERSISTA NA LUTA!!
Abraços!!
Adriana Helena

30 de janeiro de 2012 17:19
FAFA disse...

descobri voces agora e estou suuuper feliz.Voces estao de parabens pois ainda naao tinha visto num local so todo tipo de informacao,artigos, reportagens, fotos, etc que interessam a nos que fazemos parte da causa animal.






continuem.precisamos de voces.parabens

4 de fevereiro de 2012 02:32

Nossos objetivos

Seja bem vindo! (a) Faça parte do Jornal Defesa dos Animais

Ajude-nos a melhorar ainda mais preenchendo este formulário

Entrevistas

Os animais são inocentes

Frases do dia

Conheça nossa página de vídeos

Resumo da Declaração Universal dos Direitos dos Animais

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais da ONU

01 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.

02 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.

03 - Nenhum animal deve ser maltratado.

04 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.

05 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.

06 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.

07 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.

08 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra o animais.

09 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.

10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender

Material Editado

A maioria do conteúdo dos artigos são de nossa autoria baseados em fontes, entrevistas ou contatos sempre mencionados no final das matérias.

Os materiais de terceiros aqui editados são somente daquelas fontes que autorizam e seguindo o que as mesmas determinam.

Imagens usadas são de bancos de imagens livres ou de fontes que autorizam. Materiais de nossa autoria e de nossos colaboradores podem ser usados livremente por meios em defesa dos animais ou noticiosos sempre mencionando a fonte e autor.

Esta obra está sob uma licença Commons

Creative Commons License
Jornal Defesa dos Animais by Leonardo Bezerra is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at jornalanimais.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://jornalanimais.blogspot.com.