Trending

PROGRAMAS SOBRE ANIMAIS DOMÉSTICOS ESTÃO NA MODA NA TV POR ASSINATURA


Por Leonardo Bezerra
A conceituada rede de TV por assinatura Nat Geo, que apresenta uma excelente programação de documentários para milhares de assinantes, lança no Brasil quase que simultaneamente, dois programas sobre os cuidados e relacionamento das pessoas com seus animais domésticos, mais notadamente os cães.

É provável que os lançamentos se devam a dois fatores; o fato de o Brasil ser um dos países com maior população de animais domésticos, acrescido do gosto que os brasileiros têm por animais e ainda o fato do grande desenvolvimento das campanhas em defesa dos animais ocorridas no país desde o início do ano.

Outros fatores também pesam; a decadência da TV aberta, com uma programação de péssimo gosto, recheada de violência e a total falta de inovação e ainda o grande crescimento do número de assinantes da TV paga que tem havido nos últimos anos motivado pela estabilidade financeira das pessoas.

Embora já tendo um programa que muito agrada aos donos de cães, que é “O meu cachorro comeu o que?” A Nat lança os programas: “O Melhor Amigo do Cão” com César Millán e “Missão Pet” com Alexandre Rossi. Os programas, que na maioria dos episódios tratam de cães, são na verdade bastante diferentes.

O enfoque do "Missão Pet" é mais centrado em treinar os animais para que possam melhor adaptar-se aos seus donos, resolvendo casos de agressividade, mau comportamento, traumas psicológicos e muitos outros comportamentos típicos de animais confinados. Ao mesmo tempo, enfoca também o lado humano, aconselhando as pessoas ou mesmo ensinando-lhes sobre os cuidados que devem ter com os animais. Quanto ao Alexandre Rossi, pelo fato de ser conhecido também como treinador de animais para participação em filmes, não é totalmente bem visto pelos defensores dos animais, que são totalmente contra a participação de animais em quaisquer tipos de espetáculos.

"O melhor amigo do cão", cujo título em espanhol é “El Líder de la Manada, por outro lado, vem mais ao gosto dos defensores dos animais. O programa trata de recuperar alguns dos 100 mil cães que são abandonados a cada ano na Espanha e conseguir-lhes um dono. O programa mostra o grande poder de encantar os cães que Millán tem, tornando-os dóceis e facilmente adaptáveis. Mostra ainda o grande cuidado na hora de escolher os novos donos, quase sempre tendo vários pretendentes para serem provados antes de o animal ser entregue.


César Millán nasceu em Culiacán, no México e vem aprendendo o comportamento dos cães desde criança. Assim, ele consegue quase que comunicar-se com os cães, conhece seus gestos e usa a própria linguagem expressiva deles para treiná-los.

É especialista em reabilitação de cães problemáticos e conhecido no mundo todo por seus livros e DVDs que tratam desses assuntos, entre eles: “O Encantador de Cães”, um livro Best seller em vários países. É fundador do Centro de Psicologia Canina, em Los Angeles e reconhecido mundialmente por seu trabalho e já foi premiado pela National Humane Society, a maior organização norte-americana de proteção aos animais, por reabilitar cães abandonados.

Assim, a Nat Geo inova uma vez mais principalmente chegando a esse público defensor dos animais que certamente fica encantado cada vez que vê um cão abandonado ser recuperado e entregue a uma família para inicio de uma vida digna e maravilhosa.

Animais estão na moda

Na verdade, os programas em defesa dos animais e seus cuidados estão na moda, pelo menos nas TV pagas. O mesmo programa; “O melhor amigo do cão”, que aparece agora no Nat Geo, já é conhecido em outros canais. O programa aparece no Discovery Canal e no Animal Planet com outros nomes como “O líder da manada” e “O encantador de cães”.

No Brasil, os programas que tentam seguir esta trilha ainda encontram muita resistência e acabam atingindo apenas uma audiência específica. Como na TV aberta o negócio é dinheiro e, portanto, grande público, é sempre difícil manter programas que tenham a ver com os animais. Por aqui parece que o negócio bom mesmo é violência, debates infindáveis que acabam dando em nada, artistas polêmicos, novelas com galãs bonitinhos e vai por ai a fora. Parece que os animais, em sua beleza, simplicidade e necessidades, não têm mesmo como competir com essa gente. (Fotos: Divulgação)

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal Defesa dos Animais
Compartilhe