DEFESA DOS ANIMAIS

DEFESA DOS ANIMAIS
As melhores reportagens sobre defesa dos animais

FELINOS

FELINOS
Conheça as melhores histórias sobre os felinos

ENTREVISTAS

ENTREVISTAS
Conheça o trabalho de pessoas que amam os animais

CÃES

CÃES
Incríveis histórias com os cães

NOVO PAPA: PODE REPRESENTAR UMA ESPERANÇA PARA OS DEFENSORES DOS ANIMAIS?

17/03/2013


novo papa pode ser defensor dos animais
Papa acaricia cachorro; bom sinal para os defensores dos animais (Foto: Reprodução)
O fato do novo Papa ter escolhido o nome de Francisco já é um bom sinal para a causa animal. Isto porque São Francisco de Assis foi o santo que mais entendeu a mensagem de Deus sobre a criação. Se o Papa realmente quer seguir os passos do santo de Assis no que se refere às mudanças na igreja, como aconteceu na época de Francisco de Assis, e ainda com base no que ele tem demonstrado já de início, a falta de ostentação, a simplicidade, etc. certamente terá que abraçar a causa total da misericórdia de Deus com todas suas criaturas, assim como fez o santo de Assis.

Por Leonardo Bezerra

Para os defensores dos animais isto é um bom sinal. Quem sabe é hora de uma mudança radical no mundo, onde não só os humanos sejam considerados criação, mas todo o resto, como de verdade é, embora não reconhecido.

A velha idéia de que desde os tempos do velho testamento as pessoas exploravam os animais e os comiam, deve ser repensada. Aquelas leis e aqueles pensamentos eram inspirados para aquele povo, que certamente era muito simples para entender de uma ética que atingisse todas as criaturas. Nisso se pode ter a confirmação inclusive observando-se outros itens muito distantes da moral e da ética e que eles praticavam com a maior normalidade, como matar os inimigos, ter várias esposas, a lei olho por olho, dente por dente e muitas coisas que para uma pessoa evoluída seriam impraticáveis.

O homem abandonou todos esses hábitos que não condizem muito com um ser humano, no entanto, o principal deles, que é referente aos animais, não abandonou. Tudo segue como no princípio, exploração e morte injustificada dos animais.

O não abandono das práticas de exploração animal se deveu, sobretudo pela ganância material, ou seja, o dinheiro.

Gaivota permanece pousada por uma hora na chaminé do conclave (Foto: Reprodução)

São Francisco de Assis, talvez tenha sido o ser humano que mais entendeu o respeito pela criação chegando a considerar todas as criaturas nossos irmãos, o que de verdade são.

O Papa, já em seu primeiro ato religioso fala de misericórdia, de perdão. Isto pode ser uma esperança, pois a misericórdia se for estendida apenas aos humanos não tem nenhum sentido. Assim, para os defensores, é hora de pesquisar todas as sutilezas do Papa, e sem demora tentar conquistar seu coração para a causa animal. Quem sabe o sonho a tanto tempo esperado pelos defensores não esteja justamente onde menos se esperava, na igreja.

Para uma pessoa tão esclarecida e ao mesmo tempo voltada para a causa e imitação de São Francisco, não fica difícil o entendimento sobre a defesa dos animais, seus direitos e inclusive a misericórdia que devemos ter para com esses nossos irmãos que tanto sofrem e que até agora não tiveram a menor chance.

Pedimos a todos os defensores que rezem pelos animais e que escrevam para o Papa. Se conseguirmos chamar-lhe a atenção já será um grande passo.


1 comentários:

murillo disse...

Muito boa a postagem.
Tomara mesmo que o novo Papa esteja realmente querendo seguir os passos de São Francisco, sendo assim terá que lutar principalmente pela causa animal, assim como todos os discriminados da sociedade.
Hoje sou espirita, mas quando era catolico não ouvi jamais um padre dizer um "a" a favor dos animais.
Tomara que isso comece a mudar.
Realmente os animais são nossos irmãos e nossa responsabilidade para com eles é muito grande pois o mais evoluido deve auxiliar o menos evoluido e não subjulga-lo e maltrata-lo somente porque não possui o mesmo nivel de evolução que nós possuimos.

20 de março de 2013 15:40

Faça parte do Jornal Defesa dos Animais

Ajude-nos a melhorar ainda mais preenchendo este formulário

Entrevistas

Os animais são inocentes

Frases do dia

Ocioso

Conheça nossa página de vídeos

Resumo da Declaração Universal dos Direitos dos Animais

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais da ONU

01 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.

02 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.

03 - Nenhum animal deve ser maltratado.

04 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.

05 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.

06 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.

07 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.

08 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra o animais.

09 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.

10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender