DEFESA DOS ANIMAIS

DEFESA DOS ANIMAIS
As melhores reportagens sobre defesa dos animais

FELINOS

FELINOS
Conheça as melhores histórias sobre os felinos

ENTREVISTAS

ENTREVISTAS
Conheça o trabalho de pessoas que amam os animais

CÃES

CÃES
Incríveis histórias com os cães

NÚMERO DE LEOPARDOS DO EXTREMO ORIENTE TORNA-SE MAIOR

22/03/2013

leopardos de amur (Foto: Reprodução)

O número de leopardos-de-amur está crescendo na Região do Primorie, no Extremo Oriente da Rússia. Em cinco anos, sua população aumentou em 50 por cento como resultado do programa russo de conservação deste grande felino mais raro no planeta.

Por Voz da Rússia

Mas ainda não há motivos para tranquilizar-se, advertem cientistas, os leopardos-do-extremo-oriente continuam a encontrar-se à beira de extinção.

O leopardo-do-extremo-oriente é a subespécie de leopardo mais setentrional e a única que se adaptou a viver e a caçar em neves. É também o mais pacífico dos leopardos que praticamente nunca ataca os homens, que, infelizmente, os exterminaram quase todos. Mas agora estes felinos extraordinariamente belos têm na Rússia seu território protegido.

Em abril do ano passado, foi criado um parque nacional “Terra do Leopardo”, o que contribuiu consideravelmente para aumentar a população felina, diz o coordenador do programa de manutenção de variedade biológica do WWF (Fundo Mundial para a Natureza), Serguei Aramilev:

“Agora podemos afirmar que na Federação Russa há não menos de 50 espécies destes animais. Para além disso, uma parte da população de leopardos habita regiões fronteiriças da China e da Coreia do Norte. O número exato de animais nestes países é desconhecido, mas podemos supor que sejam de 7-10 espécies.

Os leopardos começaram a mudar de território, desaparecendo em algumas regiões, principalmente por causa da atividade econômica, e aparecendo em outras. É evidente que 35 e até 50 espécies são um indicador baixo e crítico para a população de grandes felinos. Para conservar esta subespécie na natureza, é necessário aumentar a existente população em duas vezes, no mínimo – até 100 animais.

Há muito tempo que o número de leopardos se controla regularmente no Primorie. Os resultados das observações testemunham que o número destes felinos está crescendo nos últimos anos, diz o diretor do WWF da Rússia, Igor Tchestin:

“Há alguns anos começamos a notar que o número de leopardos aumenta. As causas são bastante evidentes: o leopardo é um grande felino, que se reproduz bastante ativamente em condições favoráveis. A sobrevivência de jovens animais é bastante alta. Aquilo que vemos agora é resultado das ações empreendidas ultimamente, a principal das quais foi a criação do parque nacional no sul da Região do Primorie”.

A última contagem proporcionou resultados surpreendentes: o leopardo foi descoberto no ponto mais meridional da Rússia – na fronteira com a Coreia do Norte. Tais casos não foram registados desde o século passado. Provavelmente, o animal atravesse fronteiras de três países e investigue florestas da China, da Coreia do Norte e da Rússia. Cientistas apontam a necessidade de criar um parque russo-chinês transfronteiriço, para que no futuro seja possível manter permanentemente uma população de 70 – 100 leopardos-do-extremo-oriente.

0 comentários:

Faça parte do Jornal Defesa dos Animais

Ajude-nos a melhorar ainda mais preenchendo este formulário

Entrevistas

Os animais são inocentes

Frases do dia

Ocioso

Conheça nossa página de vídeos

Resumo da Declaração Universal dos Direitos dos Animais

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais da ONU

01 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.

02 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.

03 - Nenhum animal deve ser maltratado.

04 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.

05 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.

06 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.

07 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.

08 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra o animais.

09 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.

10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender