Trending

NÚMERO DE LEOPARDOS DO EXTREMO ORIENTE TORNA-SE MAIOR

leopardos de amur (Foto: Reprodução)

O número de leopardos-de-amur está crescendo na Região do Primorie, no Extremo Oriente da Rússia. Em cinco anos, sua população aumentou em 50 por cento como resultado do programa russo de conservação deste grande felino mais raro no planeta.

Por Voz da Rússia

Mas ainda não há motivos para tranquilizar-se, advertem cientistas, os leopardos-do-extremo-oriente continuam a encontrar-se à beira de extinção.

O leopardo-do-extremo-oriente é a subespécie de leopardo mais setentrional e a única que se adaptou a viver e a caçar em neves. É também o mais pacífico dos leopardos que praticamente nunca ataca os homens, que, infelizmente, os exterminaram quase todos. Mas agora estes felinos extraordinariamente belos têm na Rússia seu território protegido.

Em abril do ano passado, foi criado um parque nacional “Terra do Leopardo”, o que contribuiu consideravelmente para aumentar a população felina, diz o coordenador do programa de manutenção de variedade biológica do WWF (Fundo Mundial para a Natureza), Serguei Aramilev:

“Agora podemos afirmar que na Federação Russa há não menos de 50 espécies destes animais. Para além disso, uma parte da população de leopardos habita regiões fronteiriças da China e da Coreia do Norte. O número exato de animais nestes países é desconhecido, mas podemos supor que sejam de 7-10 espécies.

Os leopardos começaram a mudar de território, desaparecendo em algumas regiões, principalmente por causa da atividade econômica, e aparecendo em outras. É evidente que 35 e até 50 espécies são um indicador baixo e crítico para a população de grandes felinos. Para conservar esta subespécie na natureza, é necessário aumentar a existente população em duas vezes, no mínimo – até 100 animais.

Há muito tempo que o número de leopardos se controla regularmente no Primorie. Os resultados das observações testemunham que o número destes felinos está crescendo nos últimos anos, diz o diretor do WWF da Rússia, Igor Tchestin:

“Há alguns anos começamos a notar que o número de leopardos aumenta. As causas são bastante evidentes: o leopardo é um grande felino, que se reproduz bastante ativamente em condições favoráveis. A sobrevivência de jovens animais é bastante alta. Aquilo que vemos agora é resultado das ações empreendidas ultimamente, a principal das quais foi a criação do parque nacional no sul da Região do Primorie”.

A última contagem proporcionou resultados surpreendentes: o leopardo foi descoberto no ponto mais meridional da Rússia – na fronteira com a Coreia do Norte. Tais casos não foram registados desde o século passado. Provavelmente, o animal atravesse fronteiras de três países e investigue florestas da China, da Coreia do Norte e da Rússia. Cientistas apontam a necessidade de criar um parque russo-chinês transfronteiriço, para que no futuro seja possível manter permanentemente uma população de 70 – 100 leopardos-do-extremo-oriente.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal Defesa dos Animais
Compartilhe