Trending

PRIMEIRA RÁDIO EM DEFESA DOS ANIMAIS COMEMORA 2º ANIVERSÁRIO


O projeto RDA, Rádio Defesa dos Animais, nasceu como ampliação do Jornal Defesa dos Animais. De um início tímido, logo veio ao encontro do gosto de um público ávido por informações sobre defesa dos animais, num momento em que os temas relativos ao assunto ganhavam espaço cada vez maior no Brasil.

Por Leonardo Bezerra

Apesar da existência na mídia, de muitos veículos como blogs, sites, portais e outros manterem os temas em defesa dos animais em evidência, a rádio se destacou por dois motivos; o primeiro é pela novidade, ninguém imaginou que poderia haver uma rádio só para a defesa dos animais, e isto muito veio a agradar aos defensores e chamar a atenção a nível internacional.

Leonardo Bezerra
Outro fator que diferencia a rádio é que através dos meios tradicionais, as pessoas precisam no mínimo ler para assimilar os conteúdos dos sites ou blogs que tratam do assunto, enquanto que na rádio, como é evidente, nada disso se faz necessário.

Num mundo em que as pessoas não têm muito tempo, a rádio veio de encontro as suas necessidades, ou seja, podem acompanhar os programas, inteirarem-se de notícias, informações, entrevistas com pessoas que defendem a causa e tudo o mais enquanto trabalham, estudam ou fazem suas tarefas diárias.

O sistema que usamos permite inclusive que o ouvinte possa ter a rádio direto em seu celular podendo assim acompanhar tudo na rua, no transporte, etc. Por esse mesmo motivo é que o meio radiofônico, embora tradicional, nunca deixa de ser atual e necessário principalmente quando a questão é tempo. Não há nenhum outro meio em que você possa se informar sem ter que prestar total atenção ao veículo de mídia. Este é o grande diferencial do rádio.

Não bastasse estas vantagens, a RDA, logo de início tomou um caminho de muito dinamismo, sempre inovando e ao mesmo tempo, passou a brindar aos ouvintes as melhores músicas do mundo, que é encarado por sua produção como “um pequeno refrigério” para contrabalancear ao menos um pouco, a tristeza de se ver tanto sofrimento no reino animal.

Com todo esse empenho por parte de sua produção, a rádio logo chamou a atenção e vários meios, inclusive alguns dos maiores do mundo, como a Rádio Voz da Rússia, Rádio França Internacional, Rádio Câmara e possibilitaram parcerias que muito tem ajudado a RDA no desenvolvimento de seu trabalho diário.

Meios ligados diretamente a defesa dos animais também fazem parte das parcerias como: Centro Vegetariano de Portugal, EVANA Org, Rede Bichos, Partido pelos Animais da Holanda e vários outros.

Entre as parcerias dedicadas à defesa dos animais, uma ganhou grande destaque por ter ajudado diretamente na produção dos programas, é a Agência Notícia Animal, organizada e mantida pelos jornalistas Juliana Castro e Lucas Leite.

“A Agência Notícia Animal foi idealizada com objetivo de oferecer informações bem apuradas e de qualidade para o público que ama, respeita e defende os animais. Notamos que muitos sites deste segmento trabalham como canais que agregam informações previamente divulgadas na mídia.

A nossa proposta difere-se deste tipo de conceito, pois não queremos atuar como meros reprodutores de conteúdo, mas principalmente como geradores deles. Este é um dos princípios fundamentais da agência Notícia Animal, que por ser sediada em Campinas/SP, terá enfoque prioritário de atuação nesta região do interior paulista. Neste sentido, trabalharemos para mostrar o empenho de ONGs, protetores independentes, lideranças políticas e autoridades policiais em prol da causa.

No entanto, tendo ciência que muitas entidades realizam projetos de destaque fora da nossa área principal de cobertura, nos empenharemos para ampliar estas fronteiras regionais. Queremos resgatar o bom jornalismo e praticá-lo dentro deste universo segmentado, específico e cativante da proteção animal.” É o que explica seus fundadores.

Outra parceria muito importante é com o Blog Felino, da Dra. Raquel Redaelli, de Caxias do Sul, RS, que muito tem colaborado para o Programa Mania de Gatos, que vai ao ar todas as quartas-feiras e é um de nossos programas mais acompanhados, pois não amar os gatos é quase impossível para os defensores dos animais. Além disso, o Blog Felino trás informações muito úteis para todas as pessoas que tem gatos.

Entre as ONGs e outros meios, não ficamos só no Brasil. Nossos contatos se estendem à Espanha, América Latina e Portugal, sendo que em Portugal, o Centro Vegetariano de Portugal foi nosso primeiro parceiro trazendo sempre ótimas informações principalmente para o Programa Sábado Vegetariano.

Ganhou destaque também o Hotel para gatos, por ser o primeiro site de Portugal a ter o botão de acionamento da rádio disponível para seus leitores além de fornecer ótimos assuntos para o programa Mania de Gatos.   

Mas a RDA não é só áudio. Possui dois sites, o que é fornecido com o sistema do provedor que é o Spreaker, onde o forte é mesmo o áudio, possibilitando ver o nome dos temas tratados, nomes das músicas tocadas, meios para adicionar a rádio ao celular, baixar programas, colocar a rádio em sites e blogs, etc. e outro, que é conhecido como o site oficial da rádio em WWW.radiodefesadosanimais.com, neste site, além do ouvinte poder ao entrar no site ouvir imediatamente o programa mais recente ou que estiver no ar no momento, há ainda uma possibilidade muito grande de recursos, como ouvir programas anteriores, programas especiais, conhecer a programação completa, ver fotos dos locutores, dos artistas mais tocados, conhecerem a maioria das pessoas que já foram entrevistadas, conhecerem os correspondentes, assistirem aos vídeos clips dos artistas mais tocados na programação, ler matérias de interesse no blog exclusivo da rádio, livro de visitas para deixar sua opinião e vários outros recursos sendo que neste aspecto nossa mais recente criação é uma página fechada, chamada Sala Vip, onde ouvintes cadastrados encontram muitas coisas interessantes para passar uma hora agradável de entretenimento, conhecimentos, etc.

A Rádio Defesa dos Animais é mais que um som saindo da caixa de um computador ou de um fone de ouvido. É toda uma estrutura com uma única finalidade, proporcionar ao ouvinte momentos inesquecíveis dentro do contexto da defesa dos animais.

Ouça o Programa Especial de 2º Aniversário da rádio




Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal Defesa dos Animais
Compartilhe