Trending

O PAPEL DOS ANIMAIS NA TERRA



Os seres humanos convivem com os animais desde o princípio. Entretanto, poucos param para fazer uma reflexão séria sobre o papel dos animais na Terra. Porque esses seres tão iguais e tão diferentes ao mesmo tempo compartilham conosco esse planeta? Qual a finalidade disso? Será certo o tipo de relacionamento e convivência que praticamos com eles?

Numa série intitulada “O Papel dos Animais na Terra”, Luciana Ronconi, especialista em defesa animal, da Rádio Defesa dos Animais, faz uma reflexão sobre o tema de uma maneira bem direta e didática respondendo perguntas para a programação da rádio. Aqui apresentamos a transcrição dessa série para nossos leitores.

Por Leonardo Bezerra 

 
Luciana Ronconi
1- Luciana, qual a razão da existência dos animais na Terra? Eles vieram para nos ajudar, para nos alimentar, enfim, qual sua função?

Primeiramente, gostaria de dizer que os animais estão aqui compartilhando conosco este mesmo planeta porque como nós, são seres que estão em processo de evolução.

Algumas pessoas pensam que os animais estão aqui para servi-las, e os escravizam. É o caso dos burros que são usados para puxar carroça, que trabalham sob sol e chuva até a exaustão, dos cachorros que são usados pra tomar conta de residências, que são muitas vezes negligenciados pelos donos, que não se preocupam em alimenta-los adequadamente, deixando-os muitas vezes sem comer para que fiquem mais atentos, então são vários os exemplos de animais que são equivocadamente usados para servir as pessoas, sendo que não vieram a Terra pra essa finalidade.

Até mesmo alimentação, é sabido que o consumo de carne não beneficia o ser humano em nada, ao contrário, o animal libera, ao ser morto, toxinas na carne, que são extremamente prejudiciais ao organismo humano.

Então, as pessoas que optaram pelo vegetarianismo para poupar os animais do sofrimento a que são submetidos nos criadouros e matadouros, são pessoas 100% saudáveis, que aprenderam que o consumo de carne animal não é sequer benéfico pro organismo, e pode perfeitamente ser substituído por proteína vegetal sem que haja nenhum prejuízo à saúde.


2- E o que você recomenda Luciana, para as pessoas que desejam levar uma vida sadia e preservar a vida dos animais?

Bom, primeiramente, força de vontade.

Existem hoje livros que ensinam a trocar a carne por outros alimentos que suprem todas as necessidades do organismo.

Mas ainda existem pessoas que dizem que “precisam comer carne”. Então, isso não é uma verdade, essas pessoas sentem essa necessidade porque estão acostumadas a ingerir proteína animal, mas se elas procurassem ler a respeito, veriam que é apenas uma questão de mudança de habito. Da mesma forma que a gente fala: não vou comer mais doce, não vou tomar mais refrigerante.

Com a diferença que, sem comer carne, o que está sendo poupado são vidas.

Existem ainda algumas pessoas cuja ignorância não permite enxergar que os animais também sentem dor, também sofrem, e pressentem quando estão no corredor da morte, nos abatedouros, muitas vezes clandestinos, onde o sofrimento desses animais ao serem abatidos é ainda maior, porque não existe nenhum tipo de preocupação com isso, e são abatidos de forma extremamente cruel.


Então, o que eu recomendo é que as pessoas que sentem algum tipo de apreço pelos animais, não se restrinjam somente aos animais domésticos. Essas pessoas podem sim preservar a vida dos animais parando de comer carne.

É difícil? Pode ser, mais pra uns do que pra outros, mas se a pessoa se lembrar que aquele bife que está no prato é o pedaço do corpo de um ser vivo, que morreu cruelmente num abatedouro qualquer, talvez ela possa enxergar de forma mais realista o  o consumo de carne.

Como se não bastasse, os animais são usados ainda por muitas empresas para testes, empresas de cosméticos, principalmente, testam produtos em animais, e mantém esses animais engaiolados, em situação de total submissão, e impossibilitados de qualquer defesa, só para que esses produtos possam satisfazer a vaidade das pessoas.

Hoje mesmo eu passei por uma loja que vendia uma bolsa de couro de avestruz a 8 mil reais.

E comentei com a minha amiga, eu jamais compraria uma bolsa de couro de avestruz. Jamais compraria qualquer coisa que fosse sabendo que um animal morreu pra que aquilo ali fosse confeccionado.

E no entanto existem pessoas que se envaidecem de usar esse tipo de coisa. É lamentável.


3- E o que você acha do uso de animais que são levados para hospitais, para ajudar crianças com câncer, e dos cães guia que são usados para ajudar na locomoção de pessoas com deficiência visual?

Bom, eu acho que não existe problema nenhum em se ter um animal como cão guia, desde que este seja bem tratado. Os animais se sentem felizes quando damos a eles uma missão.

É assim quando a gente joga a bolinha, e o cão vai buscar. Ele sabe o que se espera dele, e cumpre, com prazer.

Jogar a bolinha é como dar ao cão uma missão. E eu nunca vi um cachorro ficar triste por ter de ir buscar a bolinha.

Eu acho que todos os animais domésticos gostam de agradar aos donos. Eles fazem com prazer uma série de coisas.

Então, não vejo problema em levar um cachorro pra alegrar crianças doentes num hospital, e nem usar o animal como cão guia, desde que esse tenha seus horários de descanso respeitados, seja corretamente alimentado, não seja exaustivamente usado para trabalho.

Antes de pensar nas suas próprias necessidades, o ser humano tem que pensar nas necessidades do animal que está ali, porque senão é uma troca injusta, é exploração.

Ninguém merece ser escravizado. Isso não pode ser tolerado em hipótese alguma, nenhum ser vivo merece passar por isso e nenhum ser vivo tem o direito de escravizar o outro em beneficio próprio.

4- Concordamos com você, Luciana, e gostaríamos de saber, na sua opinião, o que é tratar bem um animalzinho. O que um animal doméstico precisa para ser bem tratado?

Pra ser bem tratado, o animal precisa de espaço suficiente para esgotar suas energias, precisa de alimentação de qualidade, e dada ao menos 2 vezes ao dia, precisa de água fresca e limpa à disposição o tempo todo, e não somente quando o dono chega em casa, precisa de local limpo e abrigado do sol e da chuva, para que não passe frio e nem adoeça, precisa de vacinação anual, precisa de banho com frequência, dependendo da pelagem do animal, precisa de tosa para que seus pelos não cresçam em excesso, causando doenças de pele, precisa de veterinário quando estiver doente, essas coisas.

Precisa ser castrado para que não procrie indiscriminadamente, porque existem muitos animais de rua abandonados e morrendo de fome, e nós não precisamos contribuir para que mais animais venham ao mundo pra ficar nesta situação.

Enfim, tudo isso é o básico.

Além do básico, o animal precisa de atenção, de carinho, de afeto, a grande maioria dos animais de estimação pedem isso ao dono.

Existem animais mais independentes como os felinos, que não são tão carentes de afeto, mas mesmo assim, os animais no geral precisam de um ambiente harmonioso e precisam principalmente saber que são bem-vindos no ambiente onde vivem.

A pessoa que opta por ter um animalzinho, deve ter consciência que é uma vida, que dependerá dela por pelo cerca de 15 anos, inclusive precisando de cuidados especiais quando ficar velhinho.

Então, esses são os cuidados básicos que uma pessoa deve ter com o seu bichinho de estimação.


5- E você poderia fazer um apanhado disso tudo, pra finalizar o assunto de hoje, resumindo em algumas palavras qual seria então o papel dos animais na Terra?

Leonardo, como seguidora da doutrina espírita, eu acredito no que disse Chico Xavier, os animais estão aqui pra auxiliar o homem na mesma proporção em que o homem está aqui para auxiliar os animais.

Então, não é porque o ser humano é racional que ele tem o direito de escravizar e subjugar os animais em beneficio próprio.

Não existe nenhuma razão pra se usar um animal pra transporte de carga, nos dias de hoje. Isso era admissível há muitíssimos anos atrás, talvez no tempo dos meus bisavós, ou antes isso.

Não existe nenhuma razão pra fazer testes em animais, visto que existem outros meios de se atestar a qualidade e a segurança dos produtos, e ninguém pode assegurar que um produto testado em um rato ou em um coelho sem apresentar contra indicação terá o mesmo resultado quando for aplicado em uma pessoa.

Eu não uso nenhum tipo de produto que seja testado em animais. Existem marcas que fazem testes em animais, e se você fizer uma rápida pesquisa na internet, buscando marcas que testam em animais, você rapidamente poderá obter uma lista delas. Não use essas marcas. Troque-as por outras, que não sejam adeptas dessa crueldade.

E quanto ao consumo de carne, acho que isso é uma questão evolutiva realmente, eu espero que num futuro não muito distante, as pessoas atinjam esse nível evolutivo e percebam que não precisam consumir carne, e que o consumo de carne seja cada vez menor e mais pessoas se tornem vegetarianas, em nome da sua própria saúde, e principalmente por compaixão aos animais. (Luciana Ronconi - Especialista em defesa animal da RDA)





Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal Defesa dos Animais
Compartilhe