Trending

ATIVISTA BRASILEIRA DO GREENPEACE É SOLTA NA RÚSSIA

Ativista brasileira Ana Paula (Foto: Reprodução)
Finalmente o tribunal de São Petersburgo decidiu pela libertação de mais três membros do Greenpeace que estavam presos desde 19 de setembro, entre eles, Ana Paula Maciel.

Por Leonardo Bezerra

Os ativistas, membros da tripulação do navio Arctic Sunrise, haviam sido presos por guardas da fronteira russa por tentarem realizar um protesto não autorizado na plataforma de petróleo Prirazlomnaya, no Ártico.

Anteriormente já haviam sido libertados sob fiança três russos; Ekaterina Zaspa, Denis Sinyakov e o porta-voz da filial russa do Greenpeace Andrei Allakhverdov. No total eram 28 ambientalistas e dois jornalistas.

No caso da brasileira Ana Paula, a fiança é de R$ 140 mil. Porém, ainda não ficou claro se a ativista poderá deixar a Rússia.

Acusados inicialmente de pirataria, respondem no momento por vandalismo; isto porque a pressão mundial sob o assunto foi muito forte possibilitando algum tipo de negociação. Para ativistas radicais como os do Greenpeace e do Sea Shepherd, entre outros, prisões e até mesmo risco de vida faz parte da rotina, principalmente quando os protestos são em países cujas leis são muito rigorosas ou quando envolvem questão de segurança nacional.


Felizmente, estamos em bons tempos na Rússia, tendo na figura de Putin, seu presidente, um ardoroso defensor dos animais. 

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal Defesa dos Animais
Compartilhe