Trending

VEGETARIANOS DEFENDEM NA CÂMARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS



Ana Ceregatti comemora guia alimentar do Ministério da Saúde, que recomenda a diminuição do consumo de produtos ultra processados e inclui o vegetarianismo como dieta a ser seguida.


Em audiência pública promovida pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, representantes da Sociedade Vegetariana Brasileira defenderam a redução do consumo de produtos industrializados por brasileiros.

De acordo com a nutricionista Ana Ceregatti, que faz parte da associação, a alimentação regular do brasileiro não é saudável e o aumento do consumo de produtos industrializados como macarrões instantâneos e massas congeladas, piora ainda mais esse quadro.

O deputado Daniel Coelho (PSDB-PE), que solicitou a realização da audiência pública, assinou a carta-compromisso da Sociedade Vegetariana Brasileira.


O documento cobra políticas de incentivo ao vegetarianismo, a eliminação do tratamento privilegiado concedido às atividades pecuárias, posicionamento dos órgãos de saúde e nutrição validando a alimentação vegetariana e a rotulagem de produtos explicitando a presença ou ausência de ingredientes de origem animal.


Dieta vegetariana
Ana Ceregatti comemorou o mais recente guia alimentar feito pelo Ministério da Saúde, publicado no fim do ano passado, que recomenda a diminuição do consumo de produtos ultra processados e inclui o vegetarianismo como dieta a ser seguida.



Daniel Coelho: assinou a carta-compromisso da Sociedade Vegetariana Brasileira, que cobra incentivo ao vegetarianismo e a eliminação do tratamento privilegiado às atividades pecuárias.


Segundo a nutricionista, as pessoas que não comem carne são mais magras, praticam mais atividades físicas, fumam menos, bebem menos e tendem a ter menos problemas de saúde, o que proporciona aos vegetarianos uma longevidade maior.


Crianças obesas
Segundo pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde em 2014, 50,8% dos brasileiros estão acima do peso ideal. Dentre esses brasileiros, 17,5% estão obesos.


O aumento de crianças obesas também preocupa Ana Ceregatti, que aponta o principal erro como sendo cultural. Ela critica que logo no primeiro aniversário de uma criança sejam oferecidos bolos e brigadeiros, alimentos ricos em açúcar.


A nutricionista recomenda que não se ofereça nada com açúcar, e nenhum produto industrializado até o segundo ano de vida das crianças. Segundo a Escola Paulista de Medicina, 56% dos bebês com até um ano, recebem Coca-Cola na mamadeira.


Causas de morte
Diante desse cenário, Ana Ceregatti se preocupa com as principais causas de morte dos brasileiros nos últimos anos. "As doenças do aparelho circulatório são a principal causa de morte dos brasileiros, seguida dos cânceres e, em quinto lugar, doenças que a obesidade está inserida. Ou seja, pessoas morrem de infarto, de AVC e, além do câncer que também pode ter sua causa ligada a maus hábitos alimentares, as pessoas morrem por diabetes ou de outras complicações decorrentes dessas condições de saúde."


Para o deputado Daniel Coelho, alguns mitos relacionados ao vegetarianismo precisam desaparecer do cotidiano das pessoas. "Há muita ignorância sobre o tema, quando a gente discute a questão do vegetarianismo. É normal escutarmos das pessoas que a dieta vegetariana pode provocar doenças, que a pele da pessoa vai ficar amarela, que a pessoa vai ficar fraca e não vai conseguir praticar atividades físicas. São muitos mitos. Eu já vi exemplos de atletas de alto rendimento que são vegetarianos e não é por isso que a capacidade física deles será inferior aos que estão consumindo carne." (texto de Lucio Bernardo Junior/ Câmara dos Deputados (Agência Câmara, Brasília)

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal Defesa dos Animais
Compartilhe