Trending

TRAGÉDIA DE BRUMADINHO E RESGATE DE ANIMAIS




Uma tragédia anunciada só esperava o momento certo de acontecer. Fruto da ambição humana pela riqueza mineral e o descuido com a segurança, fruto de impunidade em governos corruptos onde tudo pode ser comprado, finalmente no dia 25 de janeiro veio a calamidade. O rompimento da Barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho. Além das perdas humanas milhares de animais inocentes e indefesos tiveram suas vidas ceifadas pela tragédia.

(Foto Divulgação)

O mais triste de tudo, é vê-los agonizantes a maioria sem nenhum socorro. Mesmo assim, agora alguns movimentos como o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais (CRMV-MG) anunciou que está se organizando para atuar no local resgatando os animais. divulgaçao

Muito provavelmente isto ou não será possível, devido aos riscos do estouro de outra barragem praticamente anunciada, ou pela demora onde se encontrará os animais já mortos, pois depois de todos estes dias presos na lama dificilmente resistem.

 
(Foto Divulgação)

O Conselho, com experiência em desastres como os de Mariana e o das inundações em Rio Casca, está ainda convocando veterinários interessados em ajudar no tratamento dos animais. O anúncio foi feito através de uma publicação na página do Facebook. Interessados em participar podem entrar em contado com a médica veterinária Ana Liz, presidente da comissão.

(Foto Divulgação)

Além das iniciativas isoladas de pessoas do local, tem destaque também a preocupação do Deputado Noraldino Junior, da    câmara de Minas Gerais, com liminar na Justiça para que a Vale (empresa proprietária das represas) realize o salvamento dos animais. Nestas alturas, a referida empresa, sob forte pressão do Governo Federal e da população em geral, possivelmente no que menos vai pensar é com relação aos animais.

(Foto Divulgação)

Como esperança, pelo menos para amenizar, o Presidente Jair Bolsonaro, esteve sobrevoando o local, sem descer pois o helicóptero muito grande, poderia atrapalhar os outros que estavam em missão de salvamento. Foi anunciado também por Bolsonaro, que equipes de Israel com equipamentos especiais para esse tipo de resgate poderão estar ajudando em breve. (Leonardo Bezerra) 



Alguns cuidados para quem mora em lugares de enchentes e deslizamentos

Pensando nesses nossos irmãos é que enumeramos aqui alguns conselhos ou ideias para ao menos ajudar-lhes a sobreviver às enchentes. Quem não tem nenhum animal, pode ao menos aconselhar ao vizinho, aos parentes ou qualquer pessoa que os tenha.

Gatos

Por incrível que possa parecer, os gatos, por sua facilidade de subiram em telhados ou qualquer lugar de difícil acesso, são os que tem mais chance. Claro que isso só é possível quando criados soltos, ou ao menos quando alguém fugir de casa por causa da enchente, pelo menos deixe o gato sair antes de fechar a porta, ele sabe o que fazer.

Cães

São os que correm maior risco. Os que são criados soltos na maioria das vezes sabem se virar, pois são bons nadadores. O grave perigo está para os que são criados amarrados a uma corrente que na maioria dos casos não tem nem dois metros de comprimento. Para esses os donos devem solta-los imediatamente assim que perceber que as águas estão subindo ou mesmo antes. Pois na maioria das vezes a subida das águas é muito rápida. Uma boa ideia para quem tem cães no quintal em locais de enchente é deixá-los sempre soltos e manter uma escada encostada ao telhado ou algum ponto alto da casa. Na hora do aperto o cão subirá por ela e ficará no telhado.

Aves

Na maioria são pequenos pássaros criados em gaiolas. Para esses a única solução é nunca esquecê-los em locais baixo sujeitos ao alagamento. Assim como costumam subir os móveis para locais não atingíveis pela água, o mesmo deve ser feito com os pássaros e outros pequenos animais criados presos como peixes, roedores, etc.

Abandono de casa

Quem for obrigado a abandonar a casa por esta se encontrar condenada em área de risco, deve pensar em seus animais. Os cães facilmente podem acompanhar o dono para casa de parentes ou outra casa. Os animais mantidos em gaiolas também podem ser transportados para qualquer lugar. Os que apresentam maiores problemas com uma mudança rápida são os gatos, pois são muito apegados ao local onde foram criados. 

Quando se tratar de mudança para uma outra casa, deve-se leva-los com cuidado e bem presos, pois se assustam com facilidade, de preferência numa maleta ou caixa apropriada para transporte de animais. Na nova casa é importante que ele encontre as mesmas coisas que tinha na anterior, o mesmo cheiro, móveis, sua casinha ou almofada. É importante também que não seja solto de uma vez, mas que vá se adaptando aos poucos. Quando a mudança é para casa de parentes a situação é ainda mais complicada e dependendo do temperamento do gato, nunca se adapta e sempre tenta fugir. Neste aspecto, gata tem mais facilidade de adaptação que os gatos. (Leonardo Bezerra)



Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal Defesa dos Animais
Compartilhe