Trending

CONHEÇA OS CÃES USADOS NAS BUSCAS DE SOBREVIVENTES DO TERREMOTO NO HAITI

Os animais são mesmo criaturas muito especiais e servem ao homem de diversas maneiras embora só recebam em troca a indiferença e a escravidão na maioria dos casos. Os cães, por exemplo, além de terem a extraordinária capacidade de prever catástrofes naturais horas ou minutos antes que aconteçam, são também os grandes salvadores de vidas humanos localizadas em escombros onde nem o homem nem equipamentos poderiam localizar. A prova está visível no recente terremoto do Haiti. São muitas as equipes de diversos países que se utilizam de cães farejadores para localizar pessoas nos escombros. Esse serviço é tão importante que é mesmo surpreendente a quantidade desses animais utilizados provenientes de vários países.


Com um sentido olfativo mil vezes superiores ao do homem, os cães tem a grande facilidade para localizar os corpos sob escombro. Para isso é que recebem um treinamento durante dois anos. Para eles é como se fosse uma brincadeira. O treino é feito com bolinhas e chaveiros. Isto porque a suposta vítima sempre mantém esses objetos e assim o animal acaba associando o brinquedo ao salvamento.

No treinamento também é usado uma essência especial de cadáver no brinquedo e faz com que o cão ao sentir o odor de cadáveres associe com um brinquedo que ele tem que localizar. Como o animal tem o faro, a audição e a visão mais apurados que os humanos, um cachorro equivale ao trabalho de quarenta bombeiros.

Esses animais também tem que ter bom condicionamento físico para movimentarem-se por escombros inclinados ou buracos. Com isso sua vida de trabalho dura em média cinco anos e depois desse tempo tem que ser aposentado.

Tendo em vista que uma pessoa em escombros típicos de terremotos onde há vários bolsões de ar, podem sobreviver por vários dias, os animais tem que começar as buscas o mais rápido possível. Além do mais, depois de não ser possível encontrar mais sobreviventes eles são também usados para localizar os cadáveres que de outra forma seria praticamente impossível. Assim esses valorosos animais são os heróis anônimos quando localizam sobreviventes embora muitas vezes seja considerado apenas mais uma tarefa a cumprir ficando para os humanos as glorias dos salvamentos.

O trabalho dos cães no Haiti


O terremoto que atingiu o Haiti terça feira dia 12 as 16h53 horário local, foi de magnitude 7, ou seja, extremamente destrutível deixando poucas edificações em pé. Mesmo porque o epicentro foi a 15 km da capital, Porto Príncipe, sendo o mais forte a atingir o país nos últimos 200 anos. A destruição foi devastadora. Centenas de prédios ruíram soterrando milhares de pessoas que trabalhavam ou estavam em casa.

Brasil no Haiti


Sendo o país mais pobre do continente americano, pelo visto parece que ninguém queria chefiar uma missão da paz naquele lugar. Tanto é que sendo um país de língua francesa, onde seria muito mais fácil pessoas de língua francesa atuarem, coube ao Brasil chefiar a missão de paz da ONU. (Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti) com um efetivo de 1.266 militares brasileiros. A missão existe desde 2004, depois que o presidente Jean-Bertrand Aristide foi deposto durante uma rebelião.


Apesar das diferenças, os militares brasileiros são bem vistos e respeitados por lá devido ao seu profissionalismo. Agora o Brasil está empenhado numa grande campanha de ajuda. No que se refere aos animais, já são várias as equipes brasileiras que levam seus cães de busca para lá se juntando às várias outras de outros países. Leonardo Bezerra


Veja como é feito o treinamento de cães farejadores

1 Comentários

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal Defesa dos Animais
Compartilhe