Trending

HAITI; COMO SERÁ A AJUDA AOS ANIMAIS VÍTIMAS DO TERREMOTO

O salvamento de animais de catástrofes nunca foi fácil. Porque quando elas ocorrem, as pessoas estão em primeiro lugar. Numa tragédia como a do Haiti isto será ainda mais difícil ou quase impossível. Isto porque o país está em completo caos, fora de controle. Autoridades simplesmente desapareceram e as pessoas andam de um lado para outro desorientadas e só pensando na sobrevivência. Outras há que se aproveitam da ocasião para saques, roubos e violência. Diante desse caos total como é possível alguma organização pensar nos animais?

Verificando centenas de fotos da tragédia e dos dias seguintes ao fato só foi possível encontrar-se uma foto de um animal de rua ou abandonado em Porto Príncipe. Parece que os animais simplesmente desapareceram. Certamente, tirando-se os que morreram, a maioria deve estar escondidos entre os escombros ou fugiram.

Os animais do Haiti provavelmente são os que mais sofrem em todo o continente americano. Sendo o país mais pobre das Américas isto trás conseqüências diretas para os animais domésticos. Quando as pessoas não tem nem como cuidar de si mesmas, como poderão cuidar de seus animais?


Coalizão de Ajuda aos Animais do Haiti


Apesar das imensas dificuldades que a situação apresenta, várias entidades de proteção animal do mundo se prontificaram a ajudar. Assim a WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal) e o IFAW (Fundo Internacional para o Bem Estar Animal) irão trabalhar em conjunto para ajudar os animais por meio de uma Coalizão de Ajuda aos Animais do Haiti. Claro que todas as organizações de proteção animal estão convidadas a participar.


Como será feito o trabalho de ajuda aos animais


Segundo informações da WSPA, as equipes irão trabalhar com uma clínica móvel doada pela Sociedade Humanitária de Antigua e Barbuda. A WSPA e o IFAW estão arrecadando os meios para equipar a clínica e enviá-la por navio de Antigua para a afiliada da WSPA na República Dominicana, Sociedad Dominicana para La Protección de Animales, de onde cruzará a fronteira para o Haiti. Resta saber se até que isto ocorra ainda haverá algum animal para salvar no país devastado pelo terremoto.


Outras organizações

Também outras organizações como a Best Friends Animal Society estão promovendo campanhas para arrecadar fundos para os animais do Haiti. As pessoas estão sempre dispostas a colaborar. No caso do Haiti, o difícil e fazer chegar a meio daquele caos total alguma forma de ajuda. Isto provavelmente só ocorrerá depois que toda a situação do país tiver se normalizado, o que vai levar tempo.


A WSPA


É a Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) a maior federação de organizações de bem-estar animal. Com parcerias em mais de mil ONGs afiliadas em 156 países, trabalha para criar um mundo onde o bem-estar animal importe e os maus-tratos contra os animais tenham fim. Apóia e desenvolvem campanhas públicas, trabalho legislativo, projetos com embasamento científico e iniciativas inovadoras em educação. Com suas afiliadas, governo e agências internacionais, também auxiliam animais em regiões afetadas por desastres, segundo site da ONG. Leonardo Bezerra

3 Comentários

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal Defesa dos Animais
Compartilhe