Trending

BRUMADINHO; SAIBA COMO ESTÁ SENDO O RESGATE DE ANIMAIS

Embora o protocolo de atuação do Corpo de Bombeiros priorize a retirara e busca de pessoas ou corpos entre os mortos e sobreviventes, a visão de muitos animais vivos e em sofrimento no meio da lama chamou a atenção e por falta de encontrar pessoas alguns desses animais começaram a ser salvos.

Foi o caso de um cachorro abandonado há dois dias numa casa cercada pelo lamaçal, informa a agência Efe. O mesmo foi resgatado neste domingo por um helicóptero. Na ocasião ainda foram salvos alguns pássaros em gaiolas e outros foram soltos no local por falta de espaço. De toda maneira uma ótima iniciativa.

(Foto Divulgação)

O Ministério Público de Minas Gerais, MP-MG, publicou uma recomendação para que a Vale elabore um plano emergencial de localização, resgate e cuidado dos animais atingidos. Isto parece ser muito difícil de acontecer por parte da referida empresa, pois segundo as notícias, até mesmo a questão das vítimas humanas estão sendo difícil e a mesma tenta sair fora da responsabilidade. Ora, se com os humanos a coisa está neste pé imagine-se no tocante aos animais.

(Foto Divulgação)

De toda maneira, pelo que tudo indica, não estamos mais no passado diante de governos corruptos e ineficientes que deixavam as coisas na mesma, tanto é que depois do desastre de Mariana, próximo ao local, praticamente nada de especial se fez. Ao que tudo indica as coisas vão ser muito diferentes e cabeças vão rolar.

(Foto Divulgação)

Em todas as fotos e filmagens do local, chama a atenção as vacas atoladas na lama desde a última sexta-feira quando a barragem rompeu. Assim, pessoas de bom coração e instituições de proteção dos animais vêm se mobilizando para o salvamento desses animais. Já na tarde de domingo um grupo de moradores e ativistas decidiu entrar na lama para efetuar resgate de animais. Tiveram que enfrentar policiais civis e militares que tentaram impedi-los, pois havia o receio do rompimento de outra barragem.

(Foto Divulgação)

Passado o risco de rompimento da Barragem 6 do complexo, as atividades de resgate animal podem agora seguir adiante, inclusive contando com o Instituto Luisa Mell, EcoAção e Anjos do Asfalto.

Deve-se notar também que com o falso alarme dado na manhã de domingo, muitos moradores deixaram suas casas às pressas dirigindo-se a locais altos. Isto implica também que muitos animais domésticos foram deixados para trás. Por sorte, a situação se normalizou e eles puderam voltar, senão mais sofrimento para os animais estaria acontecendo.

(Foto Divulgação)

Com a chegada de especialistas do Exercito Israelense nasce uma nova esperança no resgate dos corpos das vítimas humanas e com isso sobra mais disponibilidade das pessoas e das organizações para o resgate dos animais que ainda estão vivos. (Leonardo Bezerra) 

MPMG recomenda à Vale plano de resgate para animais em Brumadinho

“O Ministério Público Estadual de Minas Gerais (MPMG) recomendou à mineradora Vale que, no prazo máximo de três horas, seja elaborado um plano emergencial de localização, resgate e cuidado dos animais atingidos pelo derramamento da lama dos detritos da Mina do Córrego do Feijão.
De acordo com MPMG, o plano de resgate deve ser assinado por profissional habilitado e submetido ao Comando da Operação de Resgate, que reúne o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do estado. O plano deve prever a composição de equipe técnica qualificada para realizar ações de busca, resgate e cuidados de animais, além da disponibilização de equipamentos, maquinários, veículos aéreos ou terrestres, e de suprimentos necessários à busca, resgate e cuidados dos animais.
A medida também estabelece que o plano preveja um diagnóstico das áreas atingidas, para identificar a localização e contabilizar os animais isolados, especialmente por meio de sobrevoo da área. A equipe deve ser acompanhada de técnico do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e de outro indicado pelo MPMG.
O plano também deve incluir entrevistas com os moradores da área atingida para identificar seus animais domésticos, apontando espécies e possível localização. A recomendação estabelece ainda que a Vale se responsabilize pela alimentação e os cuidados veterinários aos animais cujo resgate não for tecnicamente recomendável – com as devidas justificativas.
O MPMG requisitou o envio de relatórios diários sobre as medidas adotadas em prol dos animais impactados, durante uma semana. Após esse período, o prazo para envio dos relatórios poderá ser revisto.” (Fonte: EBC)
Vídeo muito forte





Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal Defesa dos Animais
Compartilhe