DEFESA DOS ANIMAIS

DEFESA DOS ANIMAIS
As melhores reportagens sobre defesa dos animais

FELINOS

FELINOS
Conheça as melhores histórias sobre os felinos

ENTREVISTAS

ENTREVISTAS
Conheça o trabalho de pessoas que amam os animais

CÃES

CÃES
Incríveis histórias com os cães

FARRA DO BOI, COVARDIA SEM LIMITES

16/03/2008

A farra do boi, aliás, a farra dos homens e martírio do boi, é uma dessas pragas oriundas do passado e transmitidas ao presente através da tradição.

O homem tem a tendência natural ao aperfeiçoamento em todos os campos, desde o pensamento até o modo de agir. Por exemplo; chegou à conclusão que é muito melhor usar talheres que comer usando as mãos. Só que em Santa Catarina, terra da farra do boi, parece que o homem ainda não chegou a essa conclusão simples e básica do aperfeiçoamento. Não há grande diferença entre atacar um animal simples e inofensivo e comer usando as mãos ou outros atos primitivos. São absurdos do passado quando o homem era ainda mais cruel, violento e ignorante, que teimam em continuar através dos tempos tudo legalmente usando como desculpa a tradição.

O homem se faz de cego por conveniência e faz que não entende que também a tradição, feita pelos homens, está cheia de erros. A tradição não pode ser justificativa para a crueldade. “Um bando de vândalos armados de paus e pedras correndo atrás de um animal para espancá-lo até a morte não pode ser algo de um homem civilizado desse século”. Mas é isso que acontece na farra do boi. São esquecidos o humanismo, a cidadania, a paz e bondade. As pessoas mostram realmente quem são; não passam seres muito inferiores aos animais. O pior de tudo é que passam essa idéia errada para as crianças, futuras gerações, estas imbuídas do mesmo espírito e para imitar os mais velhos, fazem também sua pequena farra do boi. No caso, substituindo o boi por pequenos animais inocentes como cães e gatos.

As pessoas de bem, que compreendem a causa animal, sentem vergonha de pertencer a essa classe chamada “humana”, verdadeiros e cruéis predadores de todas as outras espécies. Os defensores da causa animal pertencem a uma classe diferente de pessoas. Espalhados por todas as partes do mundo e engajados nos mais diferentes seguimentos da defesa animal, são as únicas esperanças para os animais, que de outra forma poderiam ser totalmente extintos.

ORIGENS DA FARRA DO BOI. A farra-do-boi, que acontece todos os anos no Balneário Barra do Sul, a 40 quilômetros de Joinville (SC), começa na Quinta-Feira da Semana Santa. Teve início na Península Ibérica, por volta do século XIV, originando-se de uma mistura da luta de animais – que era um dos lazeres da burguesia – com a corrida de touros, festa nacional espanhola. Atualmente, ainda existe a Corrida de São Firmino, na Espanha. Da forma como acontece hoje, em Santa Catarina, a farra-do-boi teve origem na Ilha Terceira, nos Açores, com o boi correndo pelas ruas, sendo enfrentado por toureiros improvisados. A tradição chegou à Santa Catarina trazida pelos primeiros seis mil açorianos que lá desembarcaram entre 1748 e 1756. A farra-do-boi consiste na corrida de bois pelas ruas, ficando as pessoas com o direito de irritarem os bois, em outras palavras, espancá-los com paus, pedras e outros objetos numa carnificina sem limites. A Lei proíbe esta manifestação folclórica, por força de uma decisão que a pôs na ilegalidade. Apesar disso, como acontece no Brasil com a maioria das Leis de proteção aos animais, essa também fica só no papel pois a farra continua acontecendo. Leonardo Bezerra.

0 comentários:

Faça parte do Jornal Defesa dos Animais

Ajude-nos a melhorar ainda mais preenchendo este formulário

Entrevistas

Os animais são inocentes

Frases do dia

Ocioso

Conheça nossa página de vídeos

Resumo da Declaração Universal dos Direitos dos Animais

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais da ONU

01 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.

02 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.

03 - Nenhum animal deve ser maltratado.

04 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.

05 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.

06 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.

07 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.

08 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra o animais.

09 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.

10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender