DEFESA DOS ANIMAIS

DEFESA DOS ANIMAIS
As melhores reportagens sobre defesa dos animais

FELINOS

FELINOS
Conheça as melhores histórias sobre os felinos

ENTREVISTAS

ENTREVISTAS
Conheça o trabalho de pessoas que amam os animais

CÃES

CÃES
Incríveis histórias com os cães

UMA JOVEM QUE AMA OS ANIMAIS. É ANA MORENO, DESDE CIUDAD REAL, ESPANHA

18/05/2008



A Comunidade de Castilla-La Mancha, Espanha, está formada pelas províncias de Toledo, Guadalajara, Cuenca, Albacete e Ciudad Real, lugares belíssimos, onde se respira uma paz imensa e a alegria de viver é ainda maior. E muito maior fica nossa felicidade se pelas ruas da linda Ciudad Real encontrarmos Ana Moreno.   As vezes fico pensando que essas pessoas como Ana, não são pessoas, mas Anjos que Deus enviou para aliviar um pouco nossos sofrimentos diante de tanta maldade que vemos acontecer diariamente contra os animais. Em todo esses anos Ana tem demonstrado um amor incansável e maravilhoso pelos animais. Assim, nada melhor para nós que estamos aqui no Brasil, em Portugal, por toda a América Latina e outros países, que deixemos agora tudo de lado e usemos nossa imaginação para irmos lá para a terra dos moinhos de vento, aqueles mesmos moinhos imortalizados por Miguel de Cervantes com o seu “Don Quijote”, e sentemos de frente para Ana, e ouçamos o que ela nos diz sobre nossos maiores amigos, os animais:


Ana fale-nos um pouco de você. Sua vida diária, estudos, trabalho e o que mais queira:
Considero-me uma pessoa muito simples, amante da vida, da natureza e do que esta nos oferece. Trabalho com pessoas maiores como terapeuta ocupacional e sinto certa fraqueza por todos os seres vivos que são indefesos. Daí talvez, é porque escolhi esta profissão e a razão do amor que sinto pelos animais.

Que animais você tem agora e como é seu relacionamento com eles?
Agora mesmo tenho a Blacky. É um pouco dominador, (hahaha) mas é super carinhoso. Quando chego a casa o primeiro que faço é ir cumprimentá-lo, e se tenho um mau dia, chega me dá beijos e parece que se arruma todo. Antes tinha também Zeus, Morreu de uma insuficiência renal. Quando o levei ao veterinário me disse que seu estado de saúde era grave, eu não podia entender, e comecei achorar e o levei a mais veterinários para que me dessem uma segunda opinião, mas por desgraça me disseram o mesmo. Teve uma morte muito suave, sem sofrimento, isto é o que me consola.

Em sua cidade há animais de rua? O que fazem com eles?
Em Ciudad Real há muitos cães abandonados. Temos um refúgio de animais. Embora como todos neste país, estão saturados, mas sempre tentam ajudar e há muitos voluntários que oferecem sua casa de acolhida para esses animais.

Que pensa sobre países que maltratam os animais, como a China?
Esta frase resume tudo: “O progresso de uma nação e sua grandeza moral podem
ser avaliadas pela forma como tratam seus animais”, Gandhi.

De todas nossas matérias publicadas, qual chamou mais sua atenção?
Todos os temas são muito interessantes, mas creio que um deles é muito importante, a mudança climática. Muitas pessoas chamam alarmistas aqueles que prevêem o que ocorrerá no futuro, mas é a realidade, queiramos ou não assumir. Espera-se que o aumento da temperatura devido ao aquecimento global provoque mudanças no eco sistema e com isso a perda de diversidade de espécies que não podem adaptar-se. É responsabilidade de todos frearem essa ameaça e contribuir para manter o planeta que nos sustenta.

Que pensa de pessoas comuns como você e eu, sem muito tempo ou dinheiro, podíamos fazer pelos animais?
Creio que todos podemos contribuir com algo. Encontra-se um animal abandonado na rua, primeiro ir a um veterinário para ver se tem chip e localiza-lo. Se o animal não tem, então entrar em contato com alguma entidade protetora de animais que possam acolhê-lo. Muitas vezes é útil também oferecer-lhe um lugar provisório até que se encontre uma pessoa responsável que fique com ele. Podem-se fazer doações a estas associações que trabalham pelo bem estar dos animais, fazer-se sócio pagando uma taxa mensal e se não se dispõe de dinheiro, fazer-se voluntário.

Como vê a questão das touradas em seu país?
Estamos no século XXI e numa sociedade “avançada”, me parece uma atrocidade que se sigam permitindo as corridas de touros. É um ato cruel de pessoas sem escrúpulos nem princípios. O pior de tudo é que os assassinos destes pobres animais saem da praça de touros nos braços, vitoriosos como grandes heróis... Que triste!

Que pensam seus familiares e amigos sobre seu amor pelos animais?
Em minha família somos grandes amantes dos animais, eu me considero mais ativa na luta por seus direitos, mas em geral, existe um grande respeito para com eles.

Qual é sua opinião sobre animais maravilhosos como a gatinha Scarlett e o urso Knut que passam aos humanos uma mensagem tão bela?
Que os próprios animais são mais humanos que muitas pessoas desta sociedade.

Você participaria de ações perigosas como fazem os ativistas do Greenpeace para salvar a vida dos animais?
Sim, a união faz a força.

Qual é sua mensagem para nossos leitores nos vários países de onde nos acompanham?
Ocorrem-me várias coisas, mas os animo para que não comprem animais. Há milhares deles esperando uma segunda oportunidade nas entidades protetoras. Também quero dizer que se vêem uma situação de maus tratos que denunciem e nem voltem a olhar para traz. Leonardo Bezerra

1 comentários:

Conceição disse...

Ana para além de linda, só poderia mesmo ser linda, porque quem se preocupa com os animais e os trata bem,são pessoas de grandes sentimentos. Os animais dão aos seus donos um amor que não tem descrição e nada pedem em troca.Só nos querem por perto. Quem estima seus animais, são pessoas de sentimentos bons,só podem ser boas pessoas e de grande valor... quem não gosta de animais não presta, nem para ter filhos.Os animais são seres amorosos e sensíveis, lindos.

20 de maio de 2008 19:36

Faça parte do Jornal Defesa dos Animais

Ajude-nos a melhorar ainda mais preenchendo este formulário

Entrevistas

Os animais são inocentes

Frases do dia

Ocioso

Conheça nossa página de vídeos

Resumo da Declaração Universal dos Direitos dos Animais

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais da ONU

01 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.

02 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.

03 - Nenhum animal deve ser maltratado.

04 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.

05 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.

06 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.

07 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.

08 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra o animais.

09 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.

10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender