Trending

PORTO, PORTUGAL, MARIA E SEU BELO TRABALHO COM OS ANIMAIS DE RUA

Nosso passeio continua por Portugal. Lá fomos nos maravilhar e sensibilizar com a linda história do gatinho Jedi, um gatinho cego que teve uma nova chance através de pessoas de um coração imenso. Além do mais, tivemos a grande felicidade de conhecer o trabalho de “Animais de Rua”, uma equipe tão interessante e que tanto bem faz aos animais do Porto. Não bastassem todas essas coisas belas que tanto nos alegraram e certamente também aos leitores, ávidos por saber que ainda existem verdadeiros anjos que só por isso mesmo a vida vale a pena, fomos ainda presenteados por um verdadeiro anjo dos animais, que é a Maria Pinto Teixeira, uma pessoa muitíssimo especial. Para sorte dos animais, faz parte da equipe de "Animais de Rua”. E para sorte nossa que agora podemos conhecer essa jovem, É com carinho que Maria fala do projeto “Animais de Rua” e em cada palavra, mesmo sem querer, deixa transparecer a pessoa boa que é. Com vocês, lá da bela cidade do Porto, Maria e o que pensa sobre os animais.

Fale um pouco de você, o que faz, trabalho, onde vive e o que desejar.

Tenho 28 anos, sou advogada, e ativista dos direitos dos animais desde os 15 anos de idade. Vivo no Porto, em Portugal.

O que é "Animais de Rua"?

O Animais de Rua é um projeto dedicado à esterilização de animais de rua. Entendemos que a esterilização em massa é a única forma de combater o flagelo de animais abandonados que vivem e procriam nas ruas e que acabam por morrer de fome, maus tratos, doença, ou abatidos em canis municipais. Neste momento há muitos mais animais a precisar de um lar do que famílias dispostas a adotá-los. É por isso urgente diminuir drasticamente o seu número, e a única forma humana e eticamente correta de fazê-lo é através da esterilização.

Como desenvolve seu trabalho em Animais de Rua?

Temos um site na internet www.animaisderua.org, onde divulgamos todos os animais que temos a aguardar esterilização. Cada animal/matilha/colônia de gatos tem um post com uma pequena descrição da sua situação e algumas fotografias. Os visitantes do site podem escolher algum(s) destes animais e apadrinhar a sua esterilização. Quando conseguimos padrinhos suficientes para custear a esterilização, ela é imediatamente marcada numa das clínicas veterinárias apoiantes do Projeto e o animal é esterilizado.

Quem são a equipe e colaboradores?

Neste momento somos 14 voluntários.

Como funciona o projeto?

Tratando-se de animais dóceis, assim que conseguimos os fundos necessários normalmente são levados pelos seus protetores (que normalmente são as pessoas que os alimentam na rua) para a clínica onde a esterilização será feita. Tratando-se de colônias de gatos silvestres ou de cães que não permitam a aproximação de pessoas, as capturas são feitas por voluntários do Projeto, com recurso a armadilhas especiais para o efeito que não provocam qualquer lesão aos animais.

Você pode lembrar alguns casos comoventes ou interessantes durante suas atividades?

Todos os animais esterilizados por nós nos tocam de alguma forma, mas a história do gatinho Jedi, que está no site, toca-nos especialmente. No site também se podem ver muitas fotografias dos animais no momento em que são recolhidos pelo projeto, muitas vezes às portas da morte, e depois de recuperados. É preciso muito pouco para dar uma chance a um animal, e é incrível ver como eles aproveitam a menor chance que lhes seja dada para "dar a volta por cima" e agarrar-se à vida com todas as suas forças.

O que você pensa de países como: China, Coréia, Japão, Canadá, etc. que caçam e maltratam animais?

Infelizmente não precisamos ir à China ou ao Canadá para assistir a violência e crueldade contra os animais. A principal forma de exploração animal e que maior sofrimento causa a bilhões de animais em todo o mundo é a indústria de criação intensiva de animais para alimentação. Apesar disso, muitas das pessoas que dizem preocupar-se com os animais, não deixam de contribuir para esta indústria sempre que vão ao supermercado...

Como é a situação das touradas em Portugal? Quem está a favor, quem está contra?

Segundo as estatísticas mais recentes, o share das audiências das touradas que passam na televisão em Portugal é menos de 1%. Trata-se de uma tradição sangrenta e obsoleta que está em vias de extinção. Infelizmente, os adeptos pertencem a uma camada tradicionalista e poderosa da sociedade, e procura de todas as formas alimentarem a indústria das touradas. No entanto a população, sobretudo a mais jovem, cada vez menos tolera a tortura de animais como forma de entretenimento e acredito que num futuro não muito distante ainda veremos esta prática proibida por lei.

Como é a situação dos animais de rua em sua cidade?

Infelizmente, no Porto tal como na grande maioria das cidades de Portugal, a situação dos animais de rua é dramática. São milhares e milhares de animais a viver sem acesso a alimentação suficiente e a cuidados básicos de saúde, que levam existências absolutamente miseráveis até morrerem de fome, doença ou maus tratos ou acabarem por ser capturados pelos canis municipais onde são abatidos. É um círculo vicioso que não terá um fim enquanto não for feito um esforço sério por parte do governo e da população no sentido de evitar que estes animais procriem.

Quais são os sonhos para o futuro em Animais de Rua?

O nosso objetivo é conseguir alargar a nossa rede de alcance a todo o território nacional. Neste momento, conseguimos abranger apenas as zonas do Porto, Ermesinde, Valongo, Rio Tinto, Maia, Gaia, Guimarães e Lisboa. Gostaríamos de obter apoios que nos permitam esterilizar cada vez mais animais em todo Portugal.

O que mais lhe chamou a atenção em nosso Jornal Defesa dos Animais?

O Jornal Defesa dos Animais é interessante por abordar temas muito variados. É uma fonte de informação preciosa para quem quiser saber um pouco mais sobre as várias vertentes da temática da Defesa Animal. Além disso, tem um layout apelativo que torna simples a sua consulta.

Qual é sua mensagem para nossos leitores?

A maioria das pessoas, quando vê um animal sem lar, vira a cara por achar que não pode fazer nada por ele. Mas, na realidade, há uma coisa simples que todos nós podemos fazer, e que poderá evitar que mais algumas centenas, senão mesmo milhares de animais venham ao mundo para viver a mesma existência miserável e sofrida dos seus progenitores: recolher o animal e levá-lo a uma clínica veterinária para que seja esterilizado. Há clínicas ligadas a associações de defesa animal que fazem preços especiais para esterilizar animais de rua, e há sempre amigos e familiares dispostos a dar um contributo financeiro para ajudar.

Mesmo que no final do procedimento tenha que voltar para a rua, pelo menos a partir daí o animal terá que cuidar apenas de si mesmo, sem ter ninhadas consecutivas que provocam um enorme desgaste físico e psicológico (no caso das fêmeas) e sem vaguear pela cidade nas épocas de cio, que levam a que tantos animais se percam, sejam atropelados ou se envolvam em lutas. A esterilização, além de prevenir a superpopulação de animais errantes, traz inúmeros benefícios para a saúde do animal esterilizado.


Nesse vídeo usado no site "Animais de Rua", os leitores podem ter uma idéia da importância da esterilização dos animais.

4 Comentários

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal Defesa dos Animais
Compartilhe