
Em 23 de março de 2007 quando foi apresentado em público, mais de 500 fotógrafos e equipes de televisão estavam presentes. Assim foi capa da revista Vanity Fair alemã e americana de 2007. De lá para cá sua fama correu o mundo e deu para o zoológico de Berlim um lucro de 5 milhões de euros. (R$ 12,7 milhões). É responsável por manter o zoológico sempre lotado de visitantes, inclusive turistas. Além disso, virou selo postal e moeda na Alemanha e foi oferecido US$ 10 mil para os direitos de um filme contando sua história. Passou a ser uma espécie de símbolo da sobrevivência, da paz ou mesmo da bondade. É querido e admirado por milhares de crianças não só da Alemanha como de muitos outros países.

Com tanta fama, é claro que uma ocasião muito especial para o urso é seu aniversário. Aliás, não só para o urso, mas, para o zoológico que fica lotado e seu faturamento sobe aos milhares de euros. Dessa vez, dia 5 compareceram mais de 100 pessoas só para o momento da comemoração de seu aniversário. Após quase uma hora de espera, os visitantes felizardos cantaram “feliz aniversário”, diante do ursinho que agora é ursão com 200 quilos e 2,5 metros, enquanto ele comia um menu especial, uma grande torta gelada a base de verduras.

Apesar da alegria do público, por trás da história de Knut há a ambição humana que dessa vez provavelmente tirará o urso de seu grande público. Um dos motivos é que o zôo já conta com duas famílias de ursos e precisaria construir um terceiro recinto para Knut e uma companheira, o que custa em torno de 9 milhões de euros (US$ 11,3 milhões). Também há o interesse do zoológico de Neumünster, no norte do país, proprietário dos direitos do pai de Knut e, portanto, também do filho famoso. Há ainda um outro zoológico, o Gelsenkirechen, interessado e com condições já que tem uma fêmea chamada Lara que poderia ser parceira de Knut.
Pelo sim, pelo não, os fãs não esperaram muito e já apareceram com uma faixa dizendo: “Knut para sempre em Berlim”. Como Knut dobrou a receita do zoológico ao atrair os visitantes e com a venda de lembranças com sua marca como, brinquedos, livros, doces e DVDs, Ragnar Kuehne, curador do zoológico não tem nenhum interesse na saída do urso, embora saiba que o animal precise de um espaço maior e de uma companheira. Já para Christian Taenzler, porta-voz da Secretaria de Turismo de Berlim: “O Knut é um dos melhores embaixadores que temos para Berlim, obviamente, esperamos que ele possa ficar”.

Veja neste vídeo porque Knut continua encantando milhares de pessoas

0 comentários:
Postar um comentário