DEFESA DOS ANIMAIS

DEFESA DOS ANIMAIS
As melhores reportagens sobre defesa dos animais

FELINOS

FELINOS
Conheça as melhores histórias sobre os felinos

ENTREVISTAS

ENTREVISTAS
Conheça o trabalho de pessoas que amam os animais

CÃES

CÃES
Incríveis histórias com os cães

ABRIGO PARA ANIMAIS NA CHINA; HISTÓRIA INCRÍVEL DA CHINESA QUE MANTÉM 1500 CÃES E 200 GATOS

22/01/2011

Esta é uma dessas histórias incríveis que só mesmo os defensores dos animais podem entender. É uma história de muita determinação. Trata-se da história da chinesa Ha Wenjin que mantém um abrigo para 1500 cães e 200 gatos justamente na China, um país que não tem a menor consideração pelos animais. Se no mundo ocidental manter um pequeno abrigo já é difícil, imagine como não deve ser o sacrifício e abnegação dessa heroína dos cães e gatos chineses.


A história foi reportada pela primeira vez em 2006 pelo LIFE Magazine e desde então tem sido acompanhada por várias mídias em várias partes do mundo.

Na verdade é uma história de sacrifício. Há Wenjin abandonou o emprego, vendeu sua casa, jóias e carro para construir um abrigo para cuidar dos animais.


Há Wenjin, de meia idade, conta que começou com alguns cães que ela cuidava em seu tempo livre, mas com o tempo o número de animais foi crescendo e assim ela teve que desistir de sua profissão e dedicar-se totalmente aos cães. De repente ela já estava com uma quantidade muito grande de animais, com dez funcionários cuidando dos cães e mais dois cuidando dos gatos.


Claro que o abrigo é clandestino já que o governo chinês não apóia esse tipo de iniciativa. Ao contrário, o governo recuperou o terreno onde o abrigo foi construído e exigiu que ela saísse com seus animais. Foi um momento de tensão, Ha Wenjin tinha que encontrar um terreno grande o suficiente e longe dos centros urbanos, por causa do barulho que os cães fazem o tempo todo. Por sorte ela conseguiu encontrar um local adequado na aldeia de Houyu, bastante longe.


A segunda tarefa era encontrar voluntários e meios para transferir os animais para o novo local, mas isso também foi superado com ajuda de pessoas e de quatro ônibus. Sua vida é totalmente dedicada aos animais de rua, cães e gatos que aparecem são sempre bem vindos. Cabe lembrar que na China esses animais fazem parte do cardápio e conseguir sobreviver já é uma façanha e tanto.


Já em 2006 quando da reportagem do LIFE Magazine, tinha sido calculado que os gastos para manter o abrigo eram em torno de 37.500 dólares por ano, no momento, com mais do dobro de animais pode-se imaginar quão difícil é para Há Wenjin manter os animais cuidados e alimentados. Sem receber nada do governo. Conta com a ajuda de voluntários que fazem doações para manter o abrigo. 


Esta chinesa é um exemplo para as pessoas do ocidente que tem muitos recursos, incluindo a ajuda dos governos, apoio da sociedade e mesmo assim nada fazem pelos animais, e os poucos que fazem algo, são criticados e vistos como se fossem pessoas de outro mundo. Leonardo Bezerra



2 comentários:

Kaline B. Barboza disse...

E os ocidentais dizem "deixem pra lá é a cultura deles". Mas não se mostrou ser a verdade absoluta. Se assim fosse tal pessoa não existiria. Não teria como ela pensar dessa forma e muito menos ir contra o sistema de seus país. Bravo!

25 de janeiro de 2011 22:16
Carolline disse...

nossa que lindo!
quero ser veterinaria para pode ajudar um pouco tambem os animais!
pretendo fazer uma ong amo muito os animais!
tenho apenas 13 anos não posso fazer muito por eles ainda!
mas já ajudo como posso!
tenho muitos gatos!
todos encontrei passando fome na rua!

23 de abril de 2011 22:04

Faça parte do Jornal Defesa dos Animais

Ajude-nos a melhorar ainda mais preenchendo este formulário

Entrevistas

Os animais são inocentes

Frases do dia

Ocioso

Conheça nossa página de vídeos

Resumo da Declaração Universal dos Direitos dos Animais

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais da ONU

01 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.

02 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.

03 - Nenhum animal deve ser maltratado.

04 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.

05 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.

06 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.

07 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.

08 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra o animais.

09 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.

10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender