Trending

ANIMAIS SALVOS DAS ENCHENTES, DEPOIMENTO IMPRESSIONANTE CONTA COMO FOI O RESGATE EM TERESÓPOLIS

Animais salvos em Teresópolis. Este é um relato impressionante sobre o estado dos animais encontrados logo depois das enchentes. Foi escrito logo após a difícil e emocionante tarefa de recolha e atendimento aos animais pelo Fabiano Jacob, juntamente com o pessoal da ONG Estimação e outros voluntários. Estiveram ingressando em locais quase inacessíveis enfrentando muito barro e em cada canto, a emoção de encontrar algum animal extremamente necessitado, com fome, abandonado, machucado e estressado.

Fabiano Jacob, com quem entramos em contato para solicitar a permissão de divulgação desse impressionante relato, é servidor público, formado em direito, nascido em Ribeirão Preto e atualmente morando no Rio de Janeiro.

Além do relato, o Fabiano ainda nos deu a permissão do uso das inúmeras fotos que ele tirou durante sua ação de salvamento dos animais. Eis aqui seu impressionante relato:

"Chegamos a Teresópolis na sexta-feira por volta das 9h. Nosso ônibus (que não é o melhor dos veículos para resgates, mas que foi guerreiro) quebrou logo na entrada da cidade, mas tivemos a ajuda da Viação Teresópolis que nos colocou no caminho em menos de 40 minutos.


Fomos encontrar a Bebete da ONG ESTIMAÇÃO (que aliás eu não conhecia pessoalmente, mas é mais uma dessas figuras maravilhosas da proteção que merecem todo meu respeito e admiração).

Fomos logo conhecer o galpão improvisado onde ficariam os animais resgatados. Tivemos algumas idéias e começamos a reunir voluntários.


Depois de um rápido almoço, me apresentei ao chefe da Defesa Civil, imediatamente informando nossa missão e dando os contatos.



Partimos para uma das comunidades mais afetadas de Teresópolis. Vocês não imaginam o que é subir um morro, passar por ribanceiras, pontes quase caindo com um ônibus gigantesco de mais de oito toneladas. Mas estamos vivos e tudo deu certo. Então, valeu.

Lá chegando começamos os resgates, contando com a ajuda da população. Casas desabadas, cães vagando com fome e doentes, completamente desnorteados. Pessoas nos pedindo para resgatar e cuidar de seus animais, pois não tinham mais condições.


Foram dezenas de animais resgatados e vou sentir saudades do Leão, do Tiger, da Branquinha, da Neguinha. Rezo para que o mais rápido possível consigam um lar, mesmo que provisório. Cães maravilhosos, meigos e muitos que se entregavam em troca de um afago naquele momento de perda.

Por volta da 18h30hs. já quase sem luz e com a capacidade do ônibus ultrapassada em muito com os animais, tomamos rumo ao galpão. E que felicidade ao chegarmos e vermos dezenas de voluntários, estudantes de veterinária, veterinários, dentistas, jovens, senhoras. Todos dispostos a fazer de tudo por aqueles animais. Uma visão emocionante, dentro das muitas que JAMAIS vou me esquecer dessa missão.

Acomodamos os animais, descarregamos os 100 kg de ração doados pela Comissão ao abrigo da Bebete e tentamos coordenar e dar algumas dicas de administração de crise (que espero que a Bebete esteja seguindo).

Partimos com a equipe, na certeza de que a situação estava encaminhada e torcendo MUITO por todos.
Um especial obrigado a um garoto (uns 17 anos) chamado Yuri que, de forma voluntária nos acompanhou durante o trabalho e ainda está auxiliando a Bebete... muito abnegado... um verdadeiro protetor!

Havíamos recebido um chamado, de meu amigo Ricardo Ganem (está aqui no Fb) que é gerente do INEA e estava coordenando os resgates e doações para os desabrigados e vítimas de Itaipava. Como ex funcionário do IBAMA, e atual do INEA, biólogo e amante dos animais, precisava de nossa ajuda para a montagem de estrutura e resgate de animais na região mais afetada de Itaipava.

Nem vou comentar como aquilo está, pois nem as imagens que trouxe traduzem a realidade. Conseguimos resgatar os primeiros 20 animais de lá, montamos a estrutura (com tudo do bom graças ao Ganem) e chegamos ao Rio de Janeiro por volta das 20h.

Então, tenham a certeza de que Teresópolis e Itaipava estão muito bem amparados no que se relaciona aos animais nessa crise.


Particularmente Teresópolis precisa de doações e estarei colocando no tópico a seguir como fazê-lo. Doação de TUDO principalmente de voluntários, remédios e produtos de limpeza.


Já em Itaipava, graças ao Ganem (competente até debaixo d'água) as necessidades não são tão grandes, mas voluntários são bem vindos!" (relato e fotos: Fabiano Jacob) Leonardo Bezerra






2 Comentários

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal Defesa dos Animais
Compartilhe