DEFESA DOS ANIMAIS

DEFESA DOS ANIMAIS
As melhores reportagens sobre defesa dos animais

FELINOS

FELINOS
Conheça as melhores histórias sobre os felinos

ENTREVISTAS

ENTREVISTAS
Conheça o trabalho de pessoas que amam os animais

CÃES

CÃES
Incríveis histórias com os cães

LOUKANIKOS, O VIRA LATAS QUE APARECE EM TODAS AS CENAS DAS MANIFESTAÇÕES DE RUA NA GRÉCIA

03/07/2011

Desde 25 de maio que gigantescas manifestações de rua têm acontecido na Grécia em protesto aos planos do governo. Com isso, centenas de fotógrafos, jornalistas e equipes de televisão movimentam-se pelas ruas fazendo a cobertura dos protestos e dos enfrentamentos da população com a polícia. Mas não há uma foto ou uma reportagem em que não apareça um herói diferente lutando ao lado do povo. É a presença de Loukanikos, um cão de rua que adora participar das manifestações com muita bravura.

Não tem um comício ou manifestação em que não apareça Loukanikos em meio à multidão. E quando chega o momento do enfrentamento com a polícia, lá está ele logo na frente. Não há pedra, canhões de água ou gás lacrimogêneo que afugente o cão. Ele é mesmo um herói do povo. Assim, logo se tornou famoso no mundo todo.



Quando se fala sobre a Grécia, manifestações, governo, etc. a primeira imagem que aparece é logo a de Loukanikos. Um cão que se tornou o símbolo dos oprimidos pelo governo que tenta passar para o povo o resultado da crise.

O último ano tem sido muito tumultuado na política grega, principalmente com relação à dívida de 2010, o resgate da Unidade Européia e o FMI. Com tudo isso, o levante nas ruas é inevitável. De um lado, a população insatisfeita, e pelo visto até Loukanikos, do outro, a polícia de repreensão, como é comum na maioria dos países.


Na realidade, no passado havia outro cão, chamado Kanellos, que também participava nas manifestações, mas o mesmo morreu em 2008. Assim, outro cão de rua logo apareceu para substituir Kanellos, muita gente ainda pensa que é o anterior. Loukanikos é um cão vadio, o que chamamos par aqui de vira latas, mas que nem por isso deixa por menos, ao contrário, é muito valente e enfrenta sem medo os policiais.


A idéia do governo é a da austeridade, a mesma política adotada em outros países com total fracasso. Na Grécia o desemprego já chega a uma taxa de 16%, cortando mais postos de trabalho, promovendo uma retração adicional na economia.


Loukanikos parece até saber que desemprego e retração são sinônimo de menos comida, principalmente nas ruas onde ele vive, e por isso adere totalmente às manifestações. 


Na verdade, o que ele quer mesmo é se divertir. Tem dado certo, enquanto outros cães vadios fogem com medo das bombas, Loukanikos nem liga, ao contrário, quanto mais tumulto e barulho, mais se sente a vontade. Com isso, ganha admiradores em todo o mundo e a comida e carinho dos manifestantes é que não falta. Têm suas páginas na Internet, como Twitter, Facebook e outros e admiradores em todo o mundo. Um herói diferente que faz a alegria dos defensores. Leonardo Bezerra

2 comentários:

Gata Lili disse...

É um guerreiro!

Olha, hj tem um post legal e sorteio de um banheiro lá no blog! Participa. Estou te esperando. Miau!

4 de julho de 2011 10:11
Silvia 'Sam' Cássivi disse...

Espero que toda essa fama ajudem o bichinho a conseguir uma casa e familia :)

11 de julho de 2011 01:16

Faça parte do Jornal Defesa dos Animais

Ajude-nos a melhorar ainda mais preenchendo este formulário

Entrevistas

Os animais são inocentes

Frases do dia

Ocioso

Conheça nossa página de vídeos

Resumo da Declaração Universal dos Direitos dos Animais

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais da ONU

01 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.

02 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.

03 - Nenhum animal deve ser maltratado.

04 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.

05 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.

06 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.

07 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.

08 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra o animais.

09 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.

10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender