DEFESA DOS ANIMAIS

DEFESA DOS ANIMAIS
As melhores reportagens sobre defesa dos animais

FELINOS

FELINOS
Conheça as melhores histórias sobre os felinos

ENTREVISTAS

ENTREVISTAS
Conheça o trabalho de pessoas que amam os animais

CÃES

CÃES
Incríveis histórias com os cães

CONHEÇA OS CÃES USADOS NAS BUSCAS DE SOBREVIVENTES DO TERREMOTO NO HAITI

16/01/2010

Os animais são mesmo criaturas muito especiais e servem ao homem de diversas maneiras embora só recebam em troca a indiferença e a escravidão na maioria dos casos. Os cães, por exemplo, além de terem a extraordinária capacidade de prever catástrofes naturais horas ou minutos antes que aconteçam, são também os grandes salvadores de vidas humanos localizadas em escombros onde nem o homem nem equipamentos poderiam localizar. A prova está visível no recente terremoto do Haiti. São muitas as equipes de diversos países que se utilizam de cães farejadores para localizar pessoas nos escombros. Esse serviço é tão importante que é mesmo surpreendente a quantidade desses animais utilizados provenientes de vários países.


Com um sentido olfativo mil vezes superiores ao do homem, os cães tem a grande facilidade para localizar os corpos sob escombro. Para isso é que recebem um treinamento durante dois anos. Para eles é como se fosse uma brincadeira. O treino é feito com bolinhas e chaveiros. Isto porque a suposta vítima sempre mantém esses objetos e assim o animal acaba associando o brinquedo ao salvamento.

No treinamento também é usado uma essência especial de cadáver no brinquedo e faz com que o cão ao sentir o odor de cadáveres associe com um brinquedo que ele tem que localizar. Como o animal tem o faro, a audição e a visão mais apurados que os humanos, um cachorro equivale ao trabalho de quarenta bombeiros.

Esses animais também tem que ter bom condicionamento físico para movimentarem-se por escombros inclinados ou buracos. Com isso sua vida de trabalho dura em média cinco anos e depois desse tempo tem que ser aposentado.

Tendo em vista que uma pessoa em escombros típicos de terremotos onde há vários bolsões de ar, podem sobreviver por vários dias, os animais tem que começar as buscas o mais rápido possível. Além do mais, depois de não ser possível encontrar mais sobreviventes eles são também usados para localizar os cadáveres que de outra forma seria praticamente impossível. Assim esses valorosos animais são os heróis anônimos quando localizam sobreviventes embora muitas vezes seja considerado apenas mais uma tarefa a cumprir ficando para os humanos as glorias dos salvamentos.

O trabalho dos cães no Haiti


O terremoto que atingiu o Haiti terça feira dia 12 as 16h53 horário local, foi de magnitude 7, ou seja, extremamente destrutível deixando poucas edificações em pé. Mesmo porque o epicentro foi a 15 km da capital, Porto Príncipe, sendo o mais forte a atingir o país nos últimos 200 anos. A destruição foi devastadora. Centenas de prédios ruíram soterrando milhares de pessoas que trabalhavam ou estavam em casa.

Brasil no Haiti


Sendo o país mais pobre do continente americano, pelo visto parece que ninguém queria chefiar uma missão da paz naquele lugar. Tanto é que sendo um país de língua francesa, onde seria muito mais fácil pessoas de língua francesa atuarem, coube ao Brasil chefiar a missão de paz da ONU. (Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti) com um efetivo de 1.266 militares brasileiros. A missão existe desde 2004, depois que o presidente Jean-Bertrand Aristide foi deposto durante uma rebelião.


Apesar das diferenças, os militares brasileiros são bem vistos e respeitados por lá devido ao seu profissionalismo. Agora o Brasil está empenhado numa grande campanha de ajuda. No que se refere aos animais, já são várias as equipes brasileiras que levam seus cães de busca para lá se juntando às várias outras de outros países. Leonardo Bezerra


Veja como é feito o treinamento de cães farejadores

1 comentários:

Conceição Ramos disse...

Pesquisando na net o que está acontecendo com os animais no Haiti e tal como você, preocupada com a sorte deles,encontrei um artigo seu. Já que o que se passou lá foi um verdadeiro horror e eu já dei a minha contribuição, não invalida no entanto que se faça o mesmo pelos pobres dos animais. As respectivas associações de protecção e salvação animal, devem agir nesse sentido, pedindo ajuda ao mundo, levando rações, colocando um numero de telefone a nível mundial para se ligar cujos fundos revertam para apoio aos animais do Haiti. Se os animais servem para salvar o ser humano, o ser humano tem o dever e a obrigação de os salvar também... de outra forma, seremos nós os homens os ANIMAIS! Abraço

22 de janeiro de 2010 01:33

Faça parte do Jornal Defesa dos Animais

Ajude-nos a melhorar ainda mais preenchendo este formulário

Entrevistas

Os animais são inocentes

Frases do dia

Ocioso

Conheça nossa página de vídeos

Resumo da Declaração Universal dos Direitos dos Animais

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais da ONU

01 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.

02 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.

03 - Nenhum animal deve ser maltratado.

04 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.

05 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.

06 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.

07 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.

08 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra o animais.

09 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.

10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender