Trending

ANIMAIS ATINGIDOS PELAS ENCHENTES NO RIO DE JANEIRO COMEÇAM A RECEBER AJUDA


Animais da região serrana do Rio de Janeiro começam a ter algum atendimento de forma muito precária devido às condições nos locais atingidos. A busca de informações e o desejo de ajuda de todo o país não ficou só nas pessoas, defensores dos animais mostraram nesses dias grande preocupação e desejo de ajudar de alguma maneira.

De início, o pedido de ajuda partia das próprias ONGs locais que se viram desesperadas sem recursos para ajudar os animais. Já ontem, a WSPA, uma ONG internacional de proteção animal, entrou para valer lançando uma campanha nacional de ajuda aos animais das regiões atingidas pelas enchentes. A WSPA coordena a ação de apoio com a parceria das seguintes ONGs afiliadas: Defensores dos Animais (Rio de Janeiro), GAPA (Itaipava), AnimaVida (Petrópolis), Combina (Nova Friburgo) e SOS Animal (Teresópolis).
Para um trabalho em conjunto, dois especialistas da WSPA internacional chegam ao Rio de Janeiro na próxima segunda-feira, dia 17. Enquanto isso, as ONGs parceiras fazem um levantamento da situação dos animais na região para que possam ser atendidos com maior facilidade.

Além dos animais que vivem permanentemente nas ruas, como cães e outros, os animais domésticos também foram muito atingidos, pois as casas foram inundadas, muitas desmoronaram, outras simplesmente desapareceram. Muitas pessoas fugiram diante do risco e a maioria não teve tempo ou simplesmente não ligou muito para os animais domésticos nesses momentos, deixando-os à própria sorte.
As ONGs que cuidavam dos animais das regiões afetadas, além de grandes prejuízos, tiveram grandes perdas de animais já que estes estavam confinados e não puderam fugir.

A ONG Estimação, de Teresópolis, com 500 animais entre cães, gatos e cavalos, teve parte do muro destruído e outra parte ameaça desabar a qualquer momento. A ONG Combina, de Nova Friburgo que tinha em torno de 400 cães foi a que mais sofreu, pois foi totalmente destruída. Outra ONG que também passou por maus momentos foi a Abrigo da Serra, de Teresópolis que ficou inundada.

Fatos isolados de mortes de animais, de tentativas de salvamento por parte das pessoas aconteceram em grande quantidade durante esses dias. Um vídeo que marcou essa tragédia foi o que divulgamos ontem e que saiu em todos os noticiários e até mesmo no exterior. É o vídeo da mulher que tenta salvar seu cãozinho, mas acaba ficando ilhada encima de uma casa. No último momento, pessoas tentam salva-la atirando uma corda para ser içada. Segurando o cãozinho ela tenta atravessar a correnteza, mas nisso o cão escapa e é levado pelas águas. Esse vídeo causou muita indignação entre os defensores dos animais pelo fato de alguns noticiários não ter sequer mencionado o cãozinho, nem o motivo da mulher estar encima da casa e apenas falarem do heroísmo de seus salvadores que a içaram por uma corda.

A contagem feita ontem estimava em 534 mortes vítimas das chuvas entre dias 11 e 13. Em Teresópolis haviam 1300 desalojados e 1200 desabrigados. Todos necessitando de comida, remédios, roupas e cuidados especiais, pois simplesmente não tinha para onde voltar. Assim, estamos mesmo diante de uma catástrofe. No momento, só cabe ajudar tanto as pessoas quanto aos animais. Leonardo Bezerra

INDICAÇÕES PARA AJUDA DE ACORDO COM A WSPA

Com a tragédia que assolou a Região Serrana do Rio (Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis), nos últimos dias, e o estado de calamidade na região, a WSPA divulga uma campanha de doação e faz um apelo aos que desejam colaborar no auxílio aos animais, atingidos pelas fortes chuvas que castigaram o local.


Há duas formas de prestar ajuda neste momento: em dinheiro ou em forma de produto, doando ração e medicamentos veterinários para os animais.


As doações em dinheiro podem ser feitas por depósito em nome de:

Defensores dos Animais
CNPJ: 04.363.242/0001-09
Banco Bradesco
Agência: 279-8
Conta-poupança: 172813-0

Endereços para entregas de doações na região:
Ração, materiais, medicamentos:
GAPA - Grupo de Assistência e Proteção aos Animais Itaipava
Telefone: (24) 2222-8419
Clínica Bicharada
Estrada União Indústria, 10661, Itaipava/ Petrópolis (RJ) – CEP: 25750-225
ONG Combina (Companhia dos Bichos e da Natureza)
Rua José Eugênio Muller, 36, Centro – CEP: 28610-010 – Friburgo – Rio de Janeiro
Armazém do Gemmal
Estrada União e Indústria, 10.733, Itaipava – CEP: 25750-225
Tel: (24) 2222.0298

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal Defesa dos Animais
Compartilhe